![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV7mtdwFRfGcyfIL_Ff2NH55TtMfFh_5bE6rzYmxzcghY5qKgHr6FtBusbRrMXgHtWPNl592asrtCuiUOhA1r1K1O_kVlFomVxnDPQy3aAjMa2bc8YJUdRYR2bTjFUujOgHDv0PFWdsk1p/s400/adoles.bmp)
NINGUÉM NASCE MORAL
- ser humano precisa ser educado para convivência
- aprendizagem supõem descentramento/sair de si mesmo
- (não olhar apenas para o próprio umbigo)
- a descoberta de que o outro é um "outro-eu" é fundamental para superar o egocentrismo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVM0kfTMxe9EssxlJJPdA_45EZtDSUj3okHbMXtveb2GNv_jYDcc4uBqCJ_7kjdQoIXbaHePtadUPWgWRNA0pN44R_nsJ23HaRGGo4JZxDNBU377lS-5mzlvpRaN5NfRF8-73EEJnEgaI/s640/ADVENTO%5B1%5D.jpg)
- exige-se mediação dos agentes (responsáveis) culturais
- evolução se dará quando conseguirmos superar comportamento heteronômico (ou seja: obediência sem crítica)
- o abandono do dogmatismo não se confunde com postura individualista
- há a necessidade de se participar da elaboração de regras comprometidas com o social
- existe o risco de se desenvolver técnicas de doutrinação
- embora na fase heteronômica exista a necessidade de regras que vêm de fora...
- aos poucos é preciso abrir espaços de discussão e classificação de valores...
- vejamos teóricos construtivistas que explicam o desenvolvimento da moralidade:
- Piaget e Kohlberg:
A TEORIA DE PIAGET
Jean Piaget: psicólogo e filósofo suíço (1896-1980)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8rsftECQtbZJtv_9doJprmLHsy9GRDDK4sSHYW8bp9kRIZjo2TpgJLScJciXX6_LbFA6H7LhMT8ueP3nc2uVXl1T-pvu6CTA0p98boDmaSPoPqwjEbTfG00s_bcRmSOlv8UjHFjfKOcs/s400/piaget1%5B1%5D.jpg)
Jean Piaget
- teoria: "psicologia genética"
- segundo essa teoria: NÃO há inteligência inata, ou seja, que nasça com indivíduo
- gênese da razão (nascimento da razão), da afetividade e da moral se faz (se constrói)... em estágios progressivos
- progressos se dão aos poucos...
- daí... teoria Construtivista
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5jap3tOO4JU0pZzC2oNw_IdqF3nFeoge8CXic0ltCqpW0ucwLlWcDfQvFssLvEko7VskWYYndyKVpmV7KHJTAf7wBrWbl31VwDXEXBW832XwROhdQoGi4QmsasOe5LiFU95JOxw3kw8s/s400/662600%5B1%5D.jpg)
- na evolução da lógica e da moral...
- odesenvolvimento mental se dá em estágios: desde nascimento até a adolescência
*obs: pode variar, dependendo do grupo social
- segundo Piaget existem 4 estágios:
1. sensório-motor
2. intuitivo ou simbólico
3. etágio das operações concretas
4. estágio das operações formais
- Primeiro: sensório motor (de zero a dois anos)
- bebê conhece o mundo pelas percepções sensoriais e dos movimentos
- criança não pensa
- inteligência se desenvolve à medida que bebê aprende a coordenar sensações e movimentos
- na relação bebê/pessoas: prevalece a indiferenciação, ou seja...
- a separação entre o bebê e o mundo não é percebida
- bebê não consegue distinguir-se como sujeito individual
- por volta dos três meses: descoberta gradativa do corpo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgedVSR68pCBTdtSTid4VEV7_dAo0-vF00PoaR9wE7JyXRxDfNth8sKA5bd_xsxVMzJXlA7ACJEx_NNVC0W3WrQPfbahbcWIVfWqeluTHt7l3Mok1d2lekLQ-rLmKMm61xj8xgAIJUcXMM/s400/mao_pe_bebe%5B1%5D.jpg)
-(segundo Lacan - psicanalista francês): por volta dos dezoito meses: criança reconhece dualidade...
- descobre-se separada da mãe e do resto
- Segundo: intuitivo ou simbólico (dos dois aos sete anos)
- começa com a descoberta do símbolo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEin99MwfABbr7QKBw3ejwYJtsWihpILIwcgr603UZGx9-d5hU6y-AmkLPIjhW87LjvWFnY-8Klj5wOwD1zrcBQmqpphFAnQ-QmHnCaPFP1B6Urdt1rYlRzV97HB_6h2dm1HbCIy7GoH1w8/s400/Image84%5B1%5D.gif)
- a realidade pode ser representada
- a palavra torna presente o que está ausente
- exemplo do vídeo: "a tampa imaginária"
- a inteligência é intuitiva
- as lembranças são motoras
- o egocentrismo infantil (dessa fase) não deve ser confundido com egoísmo...
- atitudes egocentricas não constituem um defeito da criança, mas sim algo da própria condição humana (nesse estágio!)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEib4FWD3gjJBUC9F3ueWA_gr4lcJCf3F4PlkeFZRAGpYVD1DOvbxBsA5rOE25amAwX4CXhxWjz6kKEA00FsnJDx6K_rR_qzBX5q5SsbqWjgeaRQrpCDyaaukaDJu6jTtxBYF-1myZyxYTo/s400/DSC_0230111%5B1%5D.jpg)
- a criança é seu próprio ponto de referência...
- pensa, sente, age a partir de si mesma
- afetivamente: a criança acha que o mundo gira em torno dela...
- quer todas as atenções...
- não quer repartir o brinquedos...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0X4cyf08SRi55zI5sF-pTHqQUEeogFVMHbUtB4gnqHisQUU-fLWNOW84qkKqxPsDxC3bURaOLdmllg5WX7oPy8R4GfQZk0pmo7G5GVPVZZE46YlUP4ZAiPh4HAFCOqd3WDL3YGtleW04/s400/design_interacao-thumb%5B1%5D.jpg)
- tem dificuldade de discutir, de ouvir o outro...
- no encontro com outras crianças prevalecem os "monólogos coletivos"...
- não há interação - do ponto de vista moral: não existe introjeção de regra alguma
- vive num mundo pré-moral
- predomina a ANOMIA, ou seja a ausência de leis: (a, "negação", e nomos, "lei")
- reluta em aceitar regras
- após três ou quatro anos: capacidade de HETERONOMIA, ou seja aceita normas externas: (hetero, "diferente", e nomos, "lei")
*embora seja característica do mundo infantil viver na heterenomia, prevalece essa atitude em muitos adultos: submetem-se aos valores da tradição, obedecem passivamente aos costumes por conformismo, temem a reprovação social ou divina.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPnAg4zqfOPGxAUG3bx6c50RrlYZzKChqgVtNcyR8AUnmHzVrLeSlM9qrUzVAUykXr9vfD9msf8cnfuzzvFNZ4zL-pif-4yDTxF86JZaSx3fntV2G_VPVRJW2BO9y494kEk1bdbGLD-EY/s400/horror_vazio%5B1%5D.jpg)
- Terceiro: estágio das operações concretas ( de sete a doze anos)
- lógica deixa de ser intuitiva e passa a ser operatória
- a criança é capaz de interiorizar a ação
- capaz de realizar operações matemáticas, perceber relações lógicas...
- classificar...
- torna a percepção reversível
- coloca-se no lugar do outro
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-TwW3fCVPXxEWPZmWg_eaYYeeBAiisF0-tIVX1eeQT-KAjEIDVdeS3jxk44eDVQ9YNQ77-8fQVEFUC7WuYYzkmiVTIln8SdntUcqji8HSiGyjdTwVwrT41s6JyzijAJ_Vho_fRoCUMq8/s400/Empatiapicker%5B1%5D.jpg)
- pensamentos mais coerentes...
- construções lógicas mais aprimoradas...
- egocentrismo diminui
- do ponto de vista afetivo:
- formação de grupos
- expressam formas claras de companheirismo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEX0nspocWz3Q9JoA0h16XpemjPQp7doSTEAqfSyd6qp7tbrJlSTeyBZRMQQ7R0546GDoBf9ydES50IxwEZ-xiL7guwbJvIoQME-Ewn7If_Fl2fhP9b6aiwQqEQKKxId4bCySkZm0F0C4/s400/A-DIMENSAO-DO-OUTRO%5B1%5D.jpg)
- ação dos líderes sobre o grupo e confronto com grupos antagônicos
- do ponto de vista moral:
- afirma-se a heteronomia (regra externa)
- introjeção das normas da família e da sociedade
- nos jogos: preferência por regras rígidas, regras seguidas rigorosamente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3KYuqhqrSNh-4R1QJ-dBtd0QnIYzFoSMRS75sS0mKG1txBJLkqNtW92jsnHrqlGlwi1wH27cIIqmfSroI3B7MtTGsx0MxkCZFPqY-M-SB3Cmsip9mb4_yxu3wyYzJBq8SKc210Ouc9CQ/s400/cartao-vermelho%5B1%5D.jpg)
- Quarto: estágio das operações formais (adolescência)
- aparecem caraterísticas que marcarão a vida adulta
- pensamento atinge o nível das operações abstratas
- ocorre a interiorização da ação vivida
- capacidade de distanciar-se da experiência e pensar por hipóteses
- amadurecimento do pensamento hipotético-dedutivo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCbWmJJOxAmhJegUViAn8KsqS4wKyfxM9bOldkQ2dxIDeJ_2g2qzToOSjsxqye7iDp0ThAxzW7JsRj58ju8vqphQKAQDWn3sxtk7W82QXD6xeSLTB2f14O1xLl57xTbLFLCXZ95utPJYI/s400/hipotese%5B1%5D.jpg)
- reflexão torna-se possível
- pensamento crítico em torno da própria vivência
- projetos de mudança
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGqTNRr156OZymgm-qH6hXtyUprCANhrqKN4ySoFpZnAfOUaF3FZF_L1shmVyeO0IKRq4cJKl-ykUflA6d7ZwsUvZEKly5oaEGGJavaKES4A88lKvpIkexEeviTUji27Ww3zb-DEUS5eg/s400/ideia+luminosa%5B1%5D.jpg)
- afetivamente: a superação e realiza pela cooperação e pela reciprocidade
- persiste a ideia de discussão e consenso
- capacidade de reflexão dá condições para o amadurecimento moral
- aumenta o respeito mútuo, típico das relações autônomas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5HRYHHki6LHuKVnc7kvS2osVtpjLaUkiff9DNzty1F8uHuJ7NZKhpvUdoIjl3PAhh1DrD2L199Mt4E1vXBEk7ngzsQIoCrfu3MGR2t0F1ZrawG77PtwUKcbzLz-b2TN7EzgrgTr5iII0/s400/parcerias(4)%5B1%5D.jpg)
- a autonomia não nega as influências externas e os determinismos
- aumenta a capacidade de refletir sobre as limitações impostas...
- isso orienta as ações para superar as condições/condicionamentos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfkfiw2-GUnKSRT4ceQqM6JM7BUsF2T7HiSn5pFTVf3X3fvshWdQ0w-UohGrSyNXjV642vX448P9ii7PheN4hIdJpiS_y-3HWW6aapYxImGM3zq8QLpPfMWVlKIYh-BHN0RYqNbUSyhYk/s400/escultura-limites-5%5B1%5D.jpg)
*quando adolescente decide pelo dever de cumprir uma norma, o centro da decisão é ele mesmo, sua própria consciência: (autonomia: auto, "próprio", nomos, "lei")
- ao refletirmos, trazemos o outro para dentro de nós
- refletir é discutir interiormente
- descobrimos o outro como um alter ego, um outro sujeito capaz de argumentação, que aprendemos a respeitar
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHRa8_2YTuu5Q99NQq5IT9l0SODfNG3MJUb4DeolwRVt2WazyGTU7Zblbd86jkSiY0Q-UgipPW7AvsTv3rIswDzL1tIl-zaErgt78VuKmVqp7i02mvZSMPirqM54Fvykl2uxFkK_6noBY/s400/imagesCA50RCZ6.jpg)
- discussão é a exteriorização da reflexão
*se nos dispusermos a discutir partindo do pressuposto de que não mudaremos de ideia, não haverá discussão, mas "diálogo de surdos"
- discussão pressupõe reciprocidade: ouvir o outro preservando nossa autonomia
A TEORIA DE KOHLBERG
Lawrence Kohlberg: psicólogo norte-americano (1927-1987)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvZ5Sdojui9H9qWrJJV7TFCZJdABXUz7FAQimeKvQoQgIsaPqXSh8hN56Y-W7uV3iJCRRdMk9XLPBkZ0sLP9RdIApPzkSYu5njBsSydfLvPw756i_nnfBYMx4eitQXbNQkwp8LI3lT5UY/s400/kohlberg%5B1%5D.jpg)
- centrou suas atenções na questão moral
- investigou o comportamento moral de diversos grupos: em escolas, prisões, quartéis
- analisou várias pessoas por vários anos
- diferentemente de Piaget (seu mestre) acredita que...
- o desenvolvimento do pensamento lógico é condição para a vida moral
- MAS... o pensamento lógico sozinho NÃO é suficiente para a vida moral plena.
- maturidade moral só pode ser alcançada apenas pelo adulto...
- mesmo assim, dependendo das condições vivenciadas pelas pessoas
*o nível mais alto de moralidade exige lógicas mais complexas do que aquelas do pensamento formal
- Kohlberg reformula a teoria dos estágios, distinguindo 3 níveis de moralidade, cada um deles composto de dois estágios:
1. pré-convencional (primeiro e segundo estágios)
2. convencional (terceiro e quarto estágios)
3. pós-convencional (quinto e sexto estágios)
Primeiro nível: pré-convencional
- caracteriza-se pela moralidade heterônoma (regra externa)
- dividido em dois estágios: primeiro e segundo estágios:
- primeiro estágio(pré-convencional): "medo da punição"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzURA3xb_hBn5RORVKPafiQUKDXz_qq6mCdkpCa_Sq13EYd2ZVYbVD-s1UaSbo9FX-lj0rmUpkziBIrEUVhiDYlWKu6GUZFGjevVqcCtaVfzielvwV1S9tZHNpH9dm91saIqUBw2fB5gU/s400/rafael%5B1%5D.jpg)
- regras derivam da autoridade
- regras aceitas de forma incondicional
- criança obedece a fim de evitar castigo/ou para obter recompensa
- segundo estágio (pré-convencional): "troca, acordo"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1vFD7h5Q1qgpEGGx1ZzeOMX1HuT-_6Uf0Ax18W0Ysf40l4d2yyPmScJYE1iaTdTp8abH-c6PFFEwX97EO1JimFakyh3xiw1tfyKdEuI-oFEAhjrfrjk5FHp9oZtyHZTic-6SemK9hNaU/s400/o+acordo%5B1%5D.jpg)
- ocorre processo de descentração
- ao lado do interesse pessoal, ocorre reconhecimento do interesses alheios
- mas... moral ainda é individualista
- buscam-se estabelecer trocas e acordos
- Segundo nível: convencional
- ocorre o "reconhecimento" do outro
- terceiro estágio (convencional): "pertencimento ao grupo"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ__hVPkqU7wUEKcW0MarEzPtVeNTcjxMDk5AAv_RPdLzR2t6xc6VCLpYJICRvfsBqTBc7qQgoOaE-aeDOHP-vsL22ybXWmv4uXlfk2en2oF7O2wokN4xLa3-1boMrhhVsQMhe3bKjPbU/s400/MSN_Messenger(2)%5B1%5D.jpg)
- expectativas interpessoais
- identificação com grupo
- grupo passa a ter prioridade
- regra seguidas para garantir elogios
- preocupação com opiniões alheias
- quarto estágio (convencional)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZClS3oudnFJWHvNrdXOFYO0ol2q2uFcx_rV-U1QDIq0EL-z6_zkdrmK5WdUB2gt-qZwFO0ro8jkWpZnRECNtq_wO2tMFWN0xC82KZ9wFfhlc-AjDG9xB2FNYiJGxsRvBT61eJIRq7PRk/s400/sincabeza%5B1%5D.gif)
- relações individuais são consideradas do ponto de vista do sistema Terceiro nível: pós-convencional
- pessoa começa a perceber os conflitos entre as regras e o sistema
- quinto estágio (pós-convencional)
- pessoa reconhece haver enorme variedade de valores e opiniões...
- muitas vezes inconciliáveis entre o legal e o moral
-sexto estágio (pós-convencional): "dilemas sociais versus valores vitais"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1ur6uD_WbqWGLx7YVV9Ro8SNERAw7IYSMAXqqF1aSt2eK340Nr8AJ2Qjt21p5KJkYhp8bUULQj9XrqgwXJlEcDlqjnibq8ZKXHH0CbK4QM1azuszWwNrTYxaGM5dZgL1A-UWNVxp7JCk/s400/gandhi%5B1%5D.jpg)
- comportamentos morais passam a ser regulados por princípios
- valores independem dos grupos/pessoas
- ocorre o reconhecimento dos princípios universais:
- igualdade dos direitos humanos...
- respeito à dignidade das pessoas, etc.
*os movimentos pacíficos de desobediência civil (aliados ao comportamento moral) representam o esforço de mudança em direção a uma sociedade mais justa!
DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO MORAL
- Kohlberg constata:
- percentual baixíssimo de cidadãos atinge o nível de moralidade pós-convencional
- inúmeros fatores para isso, dentre eles:
- não nascemos morais
- a moral evolui por etapas
- precisamos de oportunidades para a descentração (sair de si e "reconhecer" o outro)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlh6eLAiQtkrmfTzDUNLCgzT1gC83ngqdWdsXfcxgD-skMFOpcCyhNWgJoUU0zAtYoEaYEYbGcofaj_HOTuENijRIeXTPpC8ZzpD2dT-Zf_Rw_0qSyOmGVlrV5UZEiyV-xJJq6xS26eLU/s400/talking-heads_ok1%5B1%5D.jpg)
- precisamos de oportunidades (efetivas/"reais") para viver de modo solidário
- necessário que pais e professores estejam maduros moralmente
- porém, daí as dificuldades...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDDazY3sI8fJSxJU57AS0_qJJiQHc0hsonWPk1wZnlMHOYNiBBgzP9-FmTKnwrqsLPFhym6g7PNINExlibsUgVBo7dcNw1yedyfgoyM0jSetra9GcQDgtmh_iEkQPgPT-c_VZKy9ybhz8/s400/quebrando-a-cabeca%5B1%5D.jpg)
*se os próprios adultos nem sempre atingem os níveis mais altos da moralidade, como nos empenharmos na educação moral dos jovens???
A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE MORAL
- ninguém nasce moral
- pela EDUCAÇÃO ("real") o indivíduo terá chance de constituir sua personalidade moral, superar seu narcisismo e mover-se ao encontro do outro
- ao contrário da moral doutrinadora, normas de coexistência devem supor a deliberação livre e responsável
- em uma sociedade individualisa e competitiva pode parecer utopia aspirar por valores baseados na reciprocidade e no compromisso
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgfqvHBGHKPpdUGxMBPjMThvV5S4CMaxDM22TLvRLO-BAAfJf4Aemi9f8C9WRoHFUe2dX9GRSCpWoofQoO-EgJodRbD5kq1owiWfNSSHZFb59YUI1lHceBxSUB5mf0u1TvcwcfWj0K_i4/s400/cau-para-lourenco-utopia%5B1%5D.jpg)
- o desenvolvimento moral depende de uma política de acesso de todas as crianças à "EDUCAÇÃO"
- também é necessário preparar professores na sua formação ética e política
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvNgfX_MarmZv13DHU_2iByPDSvB3ruzN2oSZtrdHUr__h4iMlucxtxshoRyeuFF_f5BxJ_XIf_AFrj0L54rZiPIY_MZnju9NGcxMOBCxYF5lfkXpOWfCeois_vb9YNbSvhzg0USqTbv8/s400/conchaprofeciaeternablogspotcom%5B1%5D.jpg)
Fonte:http://fessormauro.blogspot.com/
Comentários
Postar um comentário