VEGANISMO: CHEFS COMENTEM SOBRE ESTILO DE VIDA E ENSINAM RECEITAS

 

Estima-se que existem 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos no Brasil  (Foto: Divulgação | Montagem: Casa e Jardim)

Estima-se que existem 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos no Brasil (Foto: Divulgação | Montagem: Casa e Jardim

  • TEXTO NATHALIA FABRO
 ATUALIZADO EM 

Cada vez mais é possível encontrar supermercados cheios de produtos que não contêm ingredientes de origem animal. E isso não é só boa vontade da indústria alimentícia: 14% da população brasileira se declara vegetariana, segundo pesquisa do Ibope de 2018. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que existem 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos no país. Ou seja, o mercado plant-based (à base de plantas) é uma tendência.

“As pessoas estão despertando para a alimentação mais consciente. Quando eliminamos itens de origem animal, abrimos um portal de possibilidades”, afirma a chef Alana Rox, do restaurante vegano Purana, localizado em São Paulo.

Ações como o movimento Segunda Sem Carne, que estimula o preparo de refeições sem carne às segundas-feiras, têm tornado o veganismo mais popular. Esse regime é baseado em não consumir nenhum tipo de carne (de boi, porco, ave ou peixe), leite e seus derivados (manteiga e queijo, por exemplo), ovos e mel de abelhas.

Mas cortar esses ingrendientes não significa que a alimentação ficará restrita ou composta somente de folhas. “Os veganos não comem apenas saladas. Nós também queremos ter experiências gastronômicas e nos emocionar com as melhores comidas”, comenta Alana.

É possível preparar pãesbolospizzashambúrguerestortassorvetes e até feijoada vegana. Basta explorar ao máximo a versatilidade de legumes e de verduras. As massas, por exemplo, levam óleo vegetal, semolina e fermento biológico, como é no restaurante italiano e vegano Piccoli Cucina, também da capital paulista. “Adaptamos tradicionais receitas italianas para mostrar como é possível fazer uma gastronomia moderna, sofisticada e que desperta a memória afetiva sem utilizar produtos de origem animal”, diz a chef Kamili Piccoli. “O veganismo não é um movimento de exclusão, mas sim de agregar novos sabores e conhecimentos.”

Abaixo conheça o perfil das duas chefs e suas sugestões de pratos veganos (para acompanhar o passo a passo, clique no título ou na foto de cada receita). 

Ao ponto - Bom pra chuchu (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

A chef Kamili Piccoli se tornou vegana aos 11 anos e hoje comanda o restaurante Piccoli Cucina (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

KAMILI PICCOLI
Alérgica à lactose e à carne vermelha, a chef se tornou vegana aos 11 anos. Aprofundou-se no veganismo ainda na adolescência, quando foi trabalhar na cozinha de um coletivo cultural. Morou no Chile, onde trabalhou em restaurantes. De volta a São Paulo, foi sócia da Padoca Vegan e fundou o antigo Vaca Ateliê Culinário. Hoje, comanda o Piccoli Cucina, especializado em massas. Veja abaixo duas receitas criadas pela chef. 

1. Couscous marroquino

Ao ponto - Bom pra chuchu (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

Couscous marroquino de autoria da chef Kamili Piccoli (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)


Como todos os seus pratos, que são fáceis de fazer e cheios de sabor, este cuscuz da chef Kamili Piccoli tem ingredientes frescos e sem origem animal. Além do próprio couscous marroquino, conta com cebola roxa, tomate-cereja e castanha-de-caju, além de ervas aromáticas.  A receita rende duas porções e leva 20 minutos de preparo.

2. Cannoli

Ao ponto - Bom pra chuchu (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

Versão vegana do tradicional cannoli, doce típico italiano (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

O tradicional doce italiano, que ganhou o coração – e o estômago – dos brasileiros pode ser feito sem ingredientes de origem animal nesta versão vegana da chef Kamili Piccoli. O rendimento chega a 50 porções e fica pronto em 1 h 15 min (além de 12h de descanso para o recheio).

Ao ponto - Bom pra chuchu (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

Chef Alana Rox, do restaurante Purana, é ativista da proteção animal e da alimentação saudável (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

ALANA ROX
Vegana desde criança, a chef comanda o restaurante Purana, em São Paulo. Embaixadora da organização Mercy For Animals, é ativista da proteção animal e da alimentação saudável e mais natural. Compartilha dicas de culinária e lifestyle nos livros Diário de uma Vegana 1 e 2 e no programa homônimo, que teve duas temporadas no canal GNT. A seguir, acompanhe duas sugestões veganas da chef para fazer em casa. 

1. Requeijão de tapioca

Ao ponto - Bom pra chuchu (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

Requeijão de tapioca, receita da chef Alana Rox (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)


Esta receita de requeijão de tapioca não contém ingredientes de origem animal e faz belo papel no café da manhã ou para acompanhar petiscos e entradas. Criada pela chef Alana Rox, leva tapioca granulada, levedura nutricional (pode ser encontrada a granel ou de várias marcas em lojas de produtos naturais), leite vegetal e manjericão. Rende 500 g e leva 20 minutos para ficar pronto.

2. Chokladbollar

Ao ponto - Bom pra chuchu (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)

A receita de Chokladbollar, da chef Alana Rox, lembra brigadeiro (Foto: Flare Fotografia / Editora Globo)


Sabe quando bate aquela vontade de brigadeiro? Então... há pessoas que têm alergia a certos ingredientes do doce ou não querem consumi-los. Neste caso, alternativas dão conta de saciar a vontade, de um jeito bem saudável, como a receita pensada pela chef Alana Rox, que usa somente ingredientes de origem vegetal neste preparo. O rendimento é de 30 porções e o tempo de preparo é de 30 minutos.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Receitas-veganas/noticia/2021/02/veganismo-chefs-comentam-sobre-o-estilo-de-vida-e-ensinam-receitas.html


Comentários