ESTUDO DE HARVARD AFIRMA QUE BONS RELACIONAMENTOS SÃO O SEGREDO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

 dicas para relacionamento mais feliz

Fundamentais para saúde e bem-estar, os relacionamentos só são saudáveis quando trazem benefícios para as duas pessoas, por meio de apoio mútuo. Porém, não é raro ver relações bem distantes disso, com barreiras que se multiplicam e impossibilitam o amadurecimento do vínculo – que, por sua vez, conduz à segurança, companheirismo, afetuosidade, plenitude. E, é claro, à tão sonhada felicidade.


Estudo de Harvard afirma que bons relacionamentos são o segredo para uma vida mais saudável

Relacionamentos felizes colaboram para uma melhor saúde física e mental, não importa a idade: a conclusão está no livro "The Good Life: Lessons from the world’s longest scientific study of happiness”, escrito por Robert Waldinger e Marc Schulz


Por Fabiana Novello

 

  ser o segredo para uma vida mais feliz e fisicamente saudável. A descoberta está no livro “The Good Life: Lessons from the world’s longest scientific study of happiness”, escrito por Robert Waldinger, psiquiatra e pesquisador da Universidade de Harvard, junto com o professor e pesquisador Marc Schulz, segundo reportagem publicada no Insider.

Os dois pesquisadores integram a equipe do Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto, um projeto de Harvard de mais de oito décadas que inclui 2.024 participantes.

De acordo com o Insider, Robert Waldinger detalha no livro como os bons relacionamentos são um dos alicerces para uma vida com mais saúde mental. O site destacou quatro pontos.

Pessoas com conexões mais fortes com outras pessoas têm menor risco de morte, não importa a idade que tenham Umas das descobertas mais importantes do estudo é que as nossas conexões com outras pessoas são importantes para nossa saúde, relata a reportagem. No livro, Robert Waldinger conta que outros estudos também indicam que, quanto mais conectados estamos com outras pessoas, menor é o risco de morrer. E isso vale para qualquer idade, gênero e etnia.

Promover uma parceria feliz pode atenuar as dores físicas do envelhecimento Os pesquisadores também descobriram que, à medida que os participantes envelhecem, os que estão em relacionamentos mais felizes tendem a suportar as dores mais facilmente. Em participantes de 80 anos que tinham dores físicas, o estudo constatou que, quando estavam em relacionamentos felizes, relatavam pouca mudança de humor, mesmo em dias que sentiam mais dor. Já as pessoas em relacionamentos infelizes que relataram dor física e tiveram piora no humor.

O estresse de cuidar de um ente querido pode afetar a rapidez com que as feridas cicatrizam Os relacionamentos também podem ter um efeito profundo em nosso sistema imunológico. O livro cita uma pesquisa sobre cicatrização de feridas que mostrou que lesões físicas em mulheres na faixa dos 60 anos que cuidavam de pessoas com Alzheimer levavam, em média, nove dias extras para cicatrizar. De acordo com o livro, "o estresse psicológico de cuidar de um ente querido" estava literalmente dificultando a capacidade do corpo de se curar.

Ficar de mãos dadas com alguém que se preocupa com você pode ser um tratamento anestésico leve Os autores também sugerem que dar as mãos para alguém próximo pode trazer benefícios para a saúde. Em um estudo em que os pacientes receberam pequenos choques elétricos, pesquisadores descobriram que os que estavam de mãos dadas com alguém próximo relataram sentir menos dor. Já o grupo de controle que andava de mãos dadas com estranhos não experimentou tal efeito. "Relacionamentos são como analgésicos", disse Waldinger.


Fonte:https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2023/01/estudo-de-harvard-afirma-que-bons-relacionamentos-sao-o-segredo-para-uma-vida-mais-saudavel.ghtml

Comentários