CASA DE VÓ: 6 DECORAÇÕES AFETIVAS PARA SE ENCANTAR


Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar (Foto: Rebecca Bond)

Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar

Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar


Confortáveis e acolhedoras, cada detalhe dessas casas são feitos para garantir aconchego à toda a família

  • LUCAS DEOLI FREITAS | FOTOS REPRODUÇÃO
 ATUALIZADO EM 

 Móveis antigos, reutilização de materiais que remetem às memórias da infância, cores suaves e a valorização do feito à mão são algumas dessas características cheias de raízes. Afinal, mesmo que seja excêntrico ou fora de contexto, o decór da vovó é sinônimo de bons sentimentos. Inspire-se nessa seleção e viaje no tempo.

Peças reaproveitadas

Qual casa de avó não tem alguma peça reaproveitada, hein? Elas são imprescindíveis para marcar um ambiente carregado de muita história. Nesta casa em Londres, decorada por Gigi Eligoloff, editora do Gransneth, as peças reutilizadas são um charme só! Na sala de jantar, cadeiras diferentes acompanham a mesa de pés torneados trazendo muita personalidade, enquanto a luminária de metal dá um toque especial.

Feito à mão

Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar (Foto: Carola Pipamonti)

Rendas, palhas, tapeçarias e artesanatos são elementos que voltamos a ver com frequência na decoração e isso não é à toa. Celebrar trabalhos manuais é outra lição que aprendemos com nossos avós, além de ser a receita certa para uma decoração cheia de personalidade. Nesta casa em Milão, na Itália, o projeto assinado pelo escritório Marcante-Testa, ganhou cabeceira de vime e colcha de crochê. Juntos, os elementos ressaltam a importância do feito à mão e do uso de matérias-primas naturais.

Tons suaves

Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar (Foto: Lily Camelia Studio e Chrissyr Photography)

As cores também têm o poder de estimular memórias afetivas e experiências sensoriais. No caso dos tons mais clarinhos é impossível não lembrar das casas dos avós. Nesta antiga residência dos anos 1920, localizada em Connecticut, nos Estados Unidos, a confeiteira Miriam Rieder, dona da Taste by Spellbound, usou a paciência exercida na culinária para definir com tempo cada detalhe do décor. O resultado sofisticado não revela que tudo foi feito com baixo custo. Os móveis garimpados e o charme dos tons e texturas preenchem os ambientes e garantem uma atmosfera aconchegante.

Plantas pela casa toda

Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar (Foto: Divulgação)

Neste apartamento em Bermondsey, na Inglaterra, o pequeno terraço é um verdadeiro oásis repleto de plantas. Projetado para que o chef e restaurador Marke Hix pudesse morar e trabalhar, cada detalhe cria sensação de estar dentro e fora de casa ao mesmo tempo. O piso de ladrilho hidráulico a cadeira de balanço são destaques no décor com muita cara de casa de vó!

Objetos ressignificados 

Casa de vó: 6 decorações afetivas para se encantar (Foto: Divulgação)

Ressignificar peças de família é uma alternativa sustentável, que nos aproxima das nossas raízes e traz identidade ao nosso lar. Prova disso é o décor da casa da blogueira sueca Maria, à frente do perfil @vitaparadiset. Na cozinha, uma antiga base de máquina de costura foi reutilizada como suporte para uma ilha central. Além deste elemento com carinha de casa de vó, repare nas fôrmas suspensas e na cortina de linho que serve de porta para os gabinetes da pia. Impossível não se encantar!

Fonte:https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2020/07/casa-de-vo-6-decoracoes-afetivas-para-se-encantar.html

Comentários