BABOSA: A PLANTA COM EFEITO CICATRIZANTE QUE AJUDA NA SAÚDE DA PELE

  

O gel da babosa está no interior da folha e pode ser extraído ao 'descascar' o vegetal
O gel da babosa está no interior da folha e pode ser extraído ao 'descascar' o vegetal Freepik / Racool_studio / CreativeCommons

Babosa: a planta com efeito cicatrizante que ajuda na saúde da pele

O vegetal também pode ser usado como parte da decoração devido à sua baixa manutenção


Por Isabella Gemignani

 

De origem africana, a babosa, ou aloe vera, é uma planta resistente e de baixa manutenção. Ideal para pessoas que estão começando na jardinagem, a espécie se adapta a diferentes climas e ambientes. Por possuir propriedade de renovar as células danificadas da pele e ser rica nas vitaminas A, B, C e E, é muito popular ao redor do mundo, aparecendo tanto em produtos de beleza como em soluções medicinais.

Parte da família Asphodelaceae, que também contempla as suculentas, a babosa leva as características de folhas espessas e verdes do grupo, enquanto traz uma particularidade só sua: um gel espesso e transparente localizado no interior do vegetal, onde se concentram seus elementos anti-inflamatórios, antissépticos e cicatrizantes.


Cuidados

“De maneira geral, a aloe vera não requer muitos cuidados” explica o paisagista Eduardo Hortenciano. “Basta manter ao sol pleno por, no mínimo, seis horas, e seguir as recomendações de solo e adubação que o sucesso é garantido.”

Além disso, ele explica que, em casa, a planta deve ser cultivada em um terreno areno-argiloso – isto é, que tem uma parte de terra para cada uma de areia. “Estar em um vaso de cerâmica ou cimento, que tenha um furo para dreno da água e da rega, também é um detalhe importante”, complementa.

A babosa pode ser cultivada a meia-sombra quando usada como decoração — Foto: Unsplash / feey / CreativeCommons

A babosa pode ser cultivada a meia-sombra quando usada como decoração — Foto: Unsplash / feey / CreativeCommons

“As regas devem ser bem esporádicas, independente de onde você mora”, acrescenta João Pedro Moura Leal, agrônomo da Forth Jardim. “É recomendado irrigar com água sempre que o solo já estiver seco. As adubações, por sua vez, podem ser feitas de maneira mensal. A babosa é cultivada, afinal, em solos arenosos e drenantes.”

Propriedades medicinais

O gel da aloe pode ser aproveitado também em casa, ao descartar as cascas de cor verde, que são tóxicas e revestem o vegetal. A professora do curso de Farmácia da Anhanguera, Karen Higa, esclarece, ainda, que apenas o conteúdo interno e transparente extraído das folhas deve ser aproveitado. “Esse gel é o utilizado, desde a antiguidade, para hidratar a pele e cuidar de feridas”, afirma.

A sua aplicação, que deve ter uso externo, pode ser feita em casos de inflamação e queimaduras de segundo grau, incluindo as causadas pelo sol forte. A atuação da substância na cútis, segundo a profissional, traz alívio de dores e viabiliza a ação cicatrizante.

É recomendado, porém, que um teste de alergia seja realizado antes do tratamento. O gel deve ser aplicado em pequena quantidade no dorso da mão para verificar se o usuário terá sintomas como vermelhidão ou irritação. Nesses casos, o uso da babosa é contraindicado, assim como ocorre com gestantes e lactantes para menores de 2 anos.


Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2023/01/babosa-a-planta-com-efeito-cicatrizante-que-ajuda-na-saude-da-pele.ghtml


Comentários