9 INCRÍVEIS PROJETOS DE ARQUITETURA SUBAQUÁTICA AO REDOR DO MUNDO

 

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

9 incríveis projetos de arquitetura subaquática ao redor do mundo

 

Com designs e vistas incríveis, estas construções abaixo da água são de tirar o fôlego



Por Katherine McLaughlin*

 

 

Com 71% da superfície da Terra coberta pelo oceano, era apenas uma questão de tempo até que a arquitetura subaquática se tornasse uma tendência crescente no design urbano. Embora habitats submersos existam desde os anos 60 – geralmente usados ​​para pesquisa marinha –, hotéis, restaurantes e museus subaquáticos floresceram em todo o mundo na última década.

Essas iniciativas de hospitalidade e turismo certamente oferecem uma experiência diferente de tudo que pode ser feito em terra, mas muitos desses projetos não são apenas para o prazer humano. Rune Grasdal, arquiteto e gerente de projetos da Snøhetta, falou com AD em 2019 dizendo que a ideia de uma estrutura subaquática era “muito intrigante” quando a empresa foi abordada para projetar um restaurante submerso na costa da Noruega.

Essas conversas acabaram resultando no Under, um restaurante cinco estrelas sob o Oceano Atlântico em Lindesnes. “A estrutura não só serviria como restaurante, mas também teria um papel importante como centro de pesquisas marinhas”, disse na época. A arquitetura subaquática ainda é um conceito relativamente novo, mas as possibilidades são tão profundas quanto o próprio oceano. Abaixo, AD examina nove exemplos requintados de arquitetura subaquática que você pode visitar hoje.

Resort World Sensota

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

No Resort World Sentosa, em Singapura, o hotel oferece uma coleção de 11 suítes, chamadas de Equarius Ocean Suites, projetadas como casas de dois andares. No andar superior, os hóspedes desfrutam de uma área de estar aberta, pátio externo e jacuzzi privativa. Abaixo, o quarto subaquático oferece vistas inigualáveis ​​de mais de 40 mil animais marinhos.

Atlantis Sanya

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Localizado na ilha de Hainan, na costa da China, o Atlantis Sanya se esforça para trazer “a antiga lenda da Atlântida à vida”. Claro, uma das melhores maneiras de experimentar isso é reservando uma estadia na Suíte Poseidon ou Neptune, que estão totalmente submersas na água.

The Muraka

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Parte do resort Conrad Maldives Rangali Island, o The Muraka é uma residência de luxo inédita, onde o quarto está submerso a quase cinco metros no Oceano Índico. A cúpula de acrílico curva de 180 graus que circunda a cama cria uma experiência única, permitindo que a pessoa durma em meio a vida marinha.

Under

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Este restaurante projetado por Snøhetta é o primeiro restaurante subaquático da Europa, localizado no ponto mais ao sul da costa norueguesa. Chamada de Under, a estrutura de 34 metros está meio submersa no mar e foi projetada para que sua casca externa de concreto acabe funcionando como um recife artificial para a vida marinha.

Ossiano

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Embora o Atlantis Resort em Dubai também tenha uma coleção de suítes subaquáticas, o Ossiano, o restaurante subaquático do local, não deve ser esquecido. Dirigido pelo chef Grégoire Berger, com estrela Michelin, todos os ingredientes do menu de degustação são provenientes do oceano ou a 49 quilômetros da costa.

The Coral Greenhouse

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Localizado no John Brewer Reef, na Austrália, o artista e fotógrafo britânico Jason deCaires Taylor criou uma estufa de coral subaquática. A estrutura de 165 toneladas foi projetada para evoluir ao longo do tempo à medida que a vida marinha se move lentamente. A estufa ainda apresenta “paisagismo” que consiste em jardins, pavimentação e árvores flutuantes.

Breef Underwater Sculpture Gallery

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Uma parceria entre Rosewood Baha Mar e The Bahamas Reef Environment Educational Foundation, o BREEF Sculpture Garden, localizado nas Bahamas, é o maior jardim subaquático de esculturas e galeria de arte viva do mundo. Aqui, os visitantes também podem ver o Ocean Atlas, a maior escultura subaquática do mundo.

The Manta Resort

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

sala subaquática do Manta Resort na Ilha de Pemba, na Tanzânia, é uma sala flutuante privada no Oceano Índico. A estrutura de três andares está ancorada no fundo do mar e tem o quarto totalmente submerso, permitindo uma visão de perto de tudo o que acontece nas águas.

InterContinental Shanghai Wonderland

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

Construído ao lado de uma pedreira abandonada em Xangai, o InterContinental Shanghai Wonderland tem 16 andares, de um total de 18, que são subterrâneos. Envolvendo um lago artificial, dois pisos subaquáticos oferecem vistas deslumbrantes de peixes e outros nadadores do lago.

*Matéria originalmente publicada na Architectural Digest


Fonte:https://casavogue.globo.com/arquitetura/edificios/noticia/2023/01/arquitetura-subaquatica.ghtml

Comentários