TORO - CURIOSIDADES SOBRE AS LANTERNAS TRADICIONAIS JAPONESAS

Lanternas de Pedra em Nara

Tōrō (lanternas tradicionais japonesas) são muito comuns no Japão e foram originalmente utilizados em templos budistas para iluminar os caminhos.


Tōrō: Curiosidades sobre as lanternas tradicionais japonesas



Tōrō (灯籠, 灯篭, 灯楼) significa ‘cesta leve’ ou ‘torre de luz’, e se refere às lanternas japonesas tradicionais feitas de pedra, madeira ou metal. Como muitos outros elementos da arquitetura tradicional japonesa, originou-se na China; no período entre 540 e 645, em templos budistas.

Foram introduzidas no Japão através da Coreia durante o período Nara (710-784). Inicialmente foram empregadas em palácios imperiais e em templos budistas com o objetivo de iluminar os caminhos. A partir do período Heian (794-1185), as lanternas Tōrō começaram a ser usadas também ​​em santuários xintoístas, em jardins tradicionais e em torno de casas japonesas.

Elas continuam sendo amplamente usadas nos dias de hoje, e você as encontrará em templos, parques e jardins em todo o Japão. Hoje vamos contar algumas curiosidades a respeito dessas lanternas que foram incorporadas na cultura e fazem parte de muitos cenários do Japão.

As primeiras lanternas japonesas Toro

Kasuga TaishaImagem: Pixabay

As mais antigas lanternas de bronze e pedra podem ser encontradas em Nara. A cidade dos cervos foi a capital do Japão e a sede do imperador durante o período Nara (710-794).

Os Monumentos Históricos da Antiga Nara, Patrimônio Mundial da UNESCO, são compostos por oito ruínas, santuários e templos. Taima-dera, um templo budista em Katsuragi, possui uma lanterna de pedra muito primitiva construída durante o período Nara (710-794).

Kasuga-taisha, um santuário xintoísta localizado em Nara, possui uma lanterna do período Heian (794-1185). O interior deste santuário é conhecido pelas suas muitas lanternas douradas e de bronze, bem como pelo seu exterior, decorado por inúmeras lanternas de pedra.

Durante o período Azuchi-Momoyama (1568-1600), as lanternas de pedra foram usadas como ornamentos de jardim pelos mestres do chá. Novos tipos foram desenvolvidos, de acordo com as necessidades de seus proprietários. Nos jardins japoneses modernos, os toro tem uma função ornamental e são colocados em caminhos, perto de lagoas ou perto de algum edifício.

O que significa a forma das lanternas Toro?

Lanternas japonesas em templos e santuáriosImagem: Depositphotos

As lanternas tradicionais japonesas (Toro) também podem ser encontradas em outros países asiáticos como China, Coreia e Vietnã, mas não são encontrados com tanta frequência quanto no Japão, que originalmente tinha a função de iluminar os caminhos até os templos budistas.

Em sua forma original, as lanternas de pedra e bronze incorporam os cinco elementos da cosmologia budista. A peça mais próxima do solo representa a terra (chi) e a parte acima dela representa a água (sui). Já a parte que envolve a luz da lanterna representa o fogo (ka).

O ar (fu) e o espírito (ku) são simbolizados pelas duas seções superiores que estão próximas ao céu. Tais lanternas são muitas vezes comparadas a uma metáfora para a efemeridade da vida: após a morte, nossos corpos físicos voltarão à sua forma elementar e original.

Os componentes de uma lanterna Toro

partes de uma lanterna japonesaImagem: lanternadepedra.com.br

Uma lanterna de pedra Toro, tão comumente encontrada em jardins tradicionais japoneses, é composta de várias partes independentes que precisam ser cuidadosamente empilhadas umas sobre as outras para criar uma lanterna perfeitamente equilibrada.

Os componentes tradicionais de uma lanterna de pedra (ou bronze) são claramente definidos. Um kidan (基壇) se refere à plataforma colocado sob a base, no chão. A base, chamada kiso (基礎, fundação) é geralmente arredondada ou hexagonal, e inexistente em uma lanterna enterrada.

O sao (竿, poste ou eixo) é circular ou quadrado e muitas vezes apresenta uma espécie de “cinto” perto de seu meio. A base sob a luz é chamada de chudai ou nakadai (plataforma central), enquanto a seção de fogo acima dela é chamada de hibukuro (火袋, saco de fogo).

Um guarda-chuva cônico ou piramidal chamado kasa (笠, guarda-chuva) fica em cima do saco de fogo. Seus cantos enrolados para cima são chamados de warabide ou warabite (蕨手).

A parte em forma de lótus em cima é chamada ukebana (請花, flor receptora) e a extremidade superior em forma de cebola é chamado hoju ou hoshu (宝珠, jóia).

Os diferentes tipos de lanternas japonesas

As lanternas Toro podem ser de diferentes materiais como madeira, bronze ou pedra e também podem ser encontradas de diversas maneiras: enterradas, suspensas, móveis ou em pedestal.

Lanternas de piso de bronze

Kondo-doro (lanterna de bronze dourado) em Todai-ji, Nara (Wikimedia Commons)Imagem: Wikimedia Commons

Kondo-doro (金銅燈籠, lanterna de bronze dourado) são geralmente muito altos, e não tão comuns quanto as lanternas de pedra. Belos exemplos podem ser vistos no templo Todai-ji em Nara ou no santuário Tosho-gu em Nikko, onde também há centenas de lanternas de ferro e de pedra.

Oranda Doro (lanterna holandesa) no Santuário Toshogu (Depositphotos)Oranda Doro (lanterna holandesa) no Santuário Toshogu (Imagem: Depositphotos)

Outra lanterna encontrada no santuário Tosho-gu que chama a atenção é o Oranda doro (Lanterna Holandesa), um vestígio maravilhoso do século XVII. Também é conhecida como Lanterna Giratória, por girar quando acesa, impulsionada pelo ar quente gerado dentro dela.

Lanternas suspensas de metal ou madeira

Lanternas de cobre penduradas no Santuário Heian Jingu em Kyoto (Depositphotos)Imagem: Depositphotos

Tsuri-doro (釣灯籠) são lanternas de bronze, cobre, ferro ou madeira que ficam penduradas em cornijas de telhados em residências palacianas, santuários e templos. Também chamado de kaitomoshi (掻灯), tsuri-doro possui quatro ou seis lados de pequenas dimensões.

Lanternas de metal penduradas em Kasuga Taisha, em Nara (Depositphotos)Lanternas de metal penduradas em Kasuga Taisha, em Nara (Imagem: Depositphotos)

Inicialmente foram empregados em palácios imperiais, atualmente podem ser encontradas em muitos templos e santuários no Japão. Um lugar icônico para encontra-las é o santuário Kasuga Taisha, em Nara, que possui mais de 1.000 lanternas penduradas, doadas por fiéis.

Lanternas de Pedra

Lanternas de Pedra em NaraLanternas de Pedra em Nara (Imagem: Depositphotos)

Dai-doro (台灯籠, lanterna sobre plataforma) são lanternas de pedras ou metais usadas em jardins tradicionais e ao longo dos caminhos de santuários ou templos. Parecem muito semelhantes, em termos de forma, a lanternas suspensas, mas repousam sobre um pedestal.

Um dai-doro feito de pedra é chamado por um termo genérico: ishi-doro (石灯籠). A cidade de Okazaki, na província de Aichi, é conhecida por ser uma grande produtora de lanternas de pedra tradicionais e este ofício tornou-se patrimônio local e protegido pelo governo em 1979.

Lanternas de pedra no Santuário Toshogu, NikkoLanternas de pedra no Santuário Toshogu, Nikko (Imagem: Depositphotos)

Outras variações de lanternas de pedra

Dentre as lanternas de pedra, podemos encontrar muitas variações quanto à forma e estilo. Vamos conhecer algumas das mais comuns encontradas na Terra do Sol Nascente.

Lanternas de Pedestal

Lanternas de pedra em santuário japonês (Pixabay)Imagem: Pixabay

Lanternas de pedestal ou Tachi-doro (立ち灯籠) são colocadas em qualquer superfície firme e plana capaz de aguentar seu peso. Elas têm uma base e na plataforma central, onde o fogo acende é frequentemente embelezado com símbolos como veados ou peônias esculpidas.

Também são chamadas de Tachi-gata ou kasuga-doro (春日灯籠) pois são muito comuns em Kasuga-taisha, um santuário xintoísta em Nara, fundado em 769 d.C. Este tipo de lanterna em pedestal também pode ser encontrado em muitos jardins de santuários e templos.

Lanternas de pedra Ishi-doro (Depositphotos)Imagem: Depositphotos

Seu guarda-chuva (‘kasa’) é modesto, com seis ou oito lados e cantos enrolados para cima. A parte central onde localiza-se o ‘saco de fogo’, é hexagonal ou quadrada e adornada com padrões esculpidos representando veados, a lua ou o sol. Altos e estreitos, kasuga-doro são frequentemente encontrados perto do segundo torii (portão) de um santuário xintoísta.

A segunda lanterna de pedra mais antiga do Japão, datada do período Heian (794-1185), também pode ser encontrada no santuário Kasuga em Nara. É o yunoki toro (柚ノ木灯篭) na qual a literatura diz que seu nome veio de uma árvore cítrica que foi plantada perto dele.

Sua estrutura é embelezada com anéis esculpidos na parte inferior, central e superior, enquanto sua base hexagonal e plataforma central são adornadas com lótus. O guarda-chuva da lanterna é simples, sem warabite (cantos enrolados ou caracois) nem ukebana (flor receptora). Essas lanternas se espalharam nos jardins das casas de chá durante o período Edo (1603-1867).

Atago-jinja_Ishitoro Nozura-doro (lanterna de pedra não polida) Wikimedia CommonsNozura-doro (lanterna de pedra não polida), no Santuário Atago (Imagem: Wikimedia Commons)

Já o Nozura-doro (野面灯籠) se traduz literalmente como lanterna de pedra bruta. São lanternas feitas com pedras não polidas o que lhe confere uma aparência natural e rústica. Elas foram inspiradas no wabi-sabi, um conceito zen-budista que reverencia a imperfeição.

lanternas de pedra não polida em santuário no JapãoImagem: Pixabay

Lanternas Enterradas

As lanternas enterradas são chamadas de ikekomi-doro (生け込み灯籠). Seus postes não ficam em uma base, mas são colocados diretamente no chão. De pequenas dimensões, essas lanternas costumam ser empregadas ao longo de caminhos ou perto de bacias de pedra em jardins japoneses. Abaixo estão alguns dos tipos mais comuns de lanternas enterradas.

Oribe-doroImagem: photo-ac.com

Oribe-doro (織部灯籠) foram projetados por Furuta Shigenari, um nobre amplamente conhecido como Oribe, para serem colocados em jardins. Protegida por um pequeno guarda-chuva de quatro lados, a seção de fogo tem a forma de um cubo com uma janela de cada lado.

As janelas dianteiras e traseiras são quadradas, as aberturas direita e esquerda são projetadas correspondentemente como uma lua crescente e como a lua cheia.

Mizubotaru-doroImagem: kyoto-ishiya.jp

Já o Mizubotaru-doro (水蛍灯籠) pode ser visto na Vila Imperial Katsura em Kyoto. Ele apresenta um teto quadrado ou arredondado e a parte central (seção de fogo) com aberturas quadradas na frente e nas costas e aberturas triangulares duplas nos lados esquerdo e direito.

Lanternas Móveis

oki-doroImagem: ishiya-ishitake.jp

Oki-doro (置き燈籠) são lanternas pequenas e móveis que não são fixadas no chão. Elas geralmente se assemelham a lanternas suspensas e geralmente são empregadas ao longo de caminhos ou perto das entradas de algumas residências mais tradicionais.

sanko-doroImagem: kitayamatokanen_official

Sanko-doro (三光灯籠, três lanternas de luz) são lanternas de pedra com características diferentes das demais. Geralmente tem a forma retangular e suas janelas são projetadas como o sol na frente, a lua atrás e uma estrela nos outros lados. Normalmente são colocadas perto da água. Um exemplo desta lanterna pode ser observado no jardim da Vila Imperial Katsura em Kyoto.

Yukimi-doroImagem: Depositphotos

Yukimi-doro (雪見燈籠, lanternas de observação de neve) tem de uma a seis pernas curvas e um grande ‘kasa’ (guarda-chuva) na parte superior. Elas são tradicionalmente colocadas perto da água, e uma lanterna de três pernas geralmente tem duas pernas na água e uma na terra.

O guarda-chuva superior costuma ter uma forma arredondada ou ter três a oito lados. Já a plataforma central onde fica a seção de fogo geralmente é hexagonal. Os exemplares mais antigos também podem ser vistos em Kyoto, na Vila Imperial Katsura, e datam do século XVII.

Como desfrutar de lanternas japonesas em casa?

lanternas suspensas Kasuga taisha PixabayImagem: Pixabay

Uma lanterna de pedestal ou mesmo móvel, sempre trará uma atmosfera especial a um jardim, enquanto que as lanternas suspensas podem dar aquele toque oriental e embelezar ainda mais uma varanda. Não importa se estão penduradas ou no chão ou se são recém feitas ou corroídas pelo tempo e coberta de musgo, todas as lanternas toro tem seu valor e sua beleza.

As lanternas também podem ser usadas como ornamento em qualquer outro lugar da casa para trazer um conceito oriental, em harmonia com outros elementos tradicionais japoneses. Além de oferecerem uma iluminação agradável, trazem charme para qualquer ambiente.

Lanterna de pedra em jardim japonês (Depositphotos)Imagem: Depositphotos

Outra lanterna tradicional muito popular no Japão é o Chōchin (提灯) ou Bonbori (ぼんぼり). Este é outro tipo de luminária oriental, utilizada na maioria dos casos, com fins decorativos, seja nas ruas ou dentro de ambientes ou então em comemorações tradicionais e festivais (matsuris).

Estas lanternas são feitas geralmente de forma artesanal, com materiais como arame, bambu, papel, seda ou vinil e podem ser encontrados em diversos tamanhos, cores, com ou sem ilustrações. Para saber mais detalhes sobre estas luminárias tradicionais, clique aqui.

Fonte: japanobjects.com
Imagem do topo: Depositphotos

Fonte:https://www.japaoemfoco.com/toro-curiosidades-sobre-as-lanternas-tradicionais-japonesas/


Comentários