QUAIS SÃO OS VERDADEIROS BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA?

  

Quais são os verdadeiros benefícios da cúrcuma?
Iluminando as despensas de muitos lares na Índia, o tempero está entrelaçado na vida cotidiana, na culinária e nas tradições culturais e de cura Pixabay

Quais são os verdadeiros benefícios da cúrcuma? 

Famosa pelas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a raiz é aclamada por ajudar em uma série de condições de saúde. Isso é verdade?

 

Por Dawn MacKeen, The New York Times

28/06/2022 04h30  Atualizado há 6 horas


Você já notou café com leite, sorvetes e smoothies com um tom mais acastanhado? Isso pode ser um sinal de um ingrediente não tão secreto: cúrcuma. A raiz está presente nos corredores de alimentos saudáveis, na forma de comprimidos e pós.

A cúrcuma, nativa do sul da Ásia, é um dos suplementos alimentares que mais crescem. Em 2018, os produtos acumularam vendas estimadas em US$ 328 milhões nos Estados Unidos (cerca de R$ 1,7 bilhão), um aumento de mais de sete vezes em relação à década anterior, de acordo com um relatório do Nutrition Business Journal.

Iluminando as despensas de muitos lares na Índia, o tempero está entrelaçado na vida cotidiana, na culinária e nas tradições culturais e de cura. Um membro da família do gengibre, é usado na medicina ayurvédica há milhares de anos. Acredita-se que aplicar cúrcuma em feridas combata infecções, misturar com leite acalma a mente e pintar a entrada de novas casas com uma pasta dela é dar as boas-vindas à prosperidade.

— A cúrcuma é auspiciosa e uma das ervas mais importantes — disse Anupama Kizhakkeveettil membro do conselho da Associação Médica Ayurvédica Nacional dos Estados Unidos.

O que os defensores da cúrcuma afirma como seus benefícios?

A cúrcuma é aclamada por ajudar uma série de condições: colesterol alto, rinite alérgica, depressão, gengivite, síndrome pré-menstrual e até ressaca. Na medicina ayurvédica, acredita-se que a raiz tenha ação antiviral, antibacteriana e antiparasitária, e tem sido usada há muito tempo para ajudar com diabetes, dor, reumatismo, osteoartrite, memória e doenças da pele como eczema.

— Nós usamos para condições diferentes, é uma erva testada ao longo do tempo — disse Kizhakkeveettil. — Infelizmente, nossa ciência não se encaixa em ensaios controlados randomizados completos. Esse é o maior desafio da medicina alternativa — completou o médico.

A cúrcuma realmente funciona?

Um grupo de pesquisadores procurou responder a isso vasculhando a literatura disponível. Em um artigo de 2017 no Journal of Medicinal Chemistry, eles concluíram que é ouro de tolo (ou seja, é super estimada).

— Há alegações de que pode curar tudo — disse Kathryn M. Nelson, professora assistente de pesquisa da Universidade de Minnesota e principal autora do estudo.

Amit X. Garg, professor de medicina da Western University London, em Ontário, no Canadá, sabia sobre o uso medicinal da cúrcuma por causa de sua herança indiana. Ele também sabia em primeira mão de seu rico significado cultural: no dia de seu casamento, seus parentes esfregaram o tempero em cima dele porque acredita-se que seja purificador.

Depois de ver a eficácia da curcumina — o princípio ativo da cúrcuma —, em estudos menores, Garg e seus colegas decidiram testá-la em maior escala na esperança de tornar a cirurgia eletiva da aorta mais segura, reduzindo o risco de complicações, que incluem ataques cardíacos, lesão renal e morte. No ensaio clínico randomizado que se seguiu, cerca de metade dos 606 pacientes receberam 2.000 miligramas de curcumina oito vezes durante quatro dias, enquanto os outros receberam um placebo.

— Foi um pouco decepcionante, mas não demonstrou nenhum benefício usado nesse cenário — disse Garg sobre o estudo, no ano passado no Canadian Medical Association Journal .

Na verdade, não há evidências suficientemente confiáveis em humanos para recomendar cúrcuma ou curcumina para qualquer condição, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos. A cúrcuma tornou-se uma peça de ouro nutricional em parte por causa de sua promessa em estudos de laboratório — celular e animal. Algumas pesquisas indicam que tanto a cúrcuma quanto a curcumina possuem atividade anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antiviral e antiparasitária. Mas isso foi demonstrado principalmente em estudos de laboratório e, em muitas pesquisas, os benefícios encontrados na fase pré-clínica não são observados em ensaios clínicos.

De acordo com a Natural Medicines, um banco de dados que fornece monografias de suplementos dietéticos, fitoterápicos e terapias complementares e integrativas, enquanto algumas evidências clínicas mostram que a curcumina pode ser benéfica para depressão, rinite alérgica, hiperlipidemia, colite ulcerativa, osteoartrite e doença hepática gordurosa não alcoólica, é ainda muito cedo para recomendar o composto para qualquer uma dessas condições.

E a Natural Medicines descobriu que não há evidências científicas suficientes para avaliar o uso da cúrcuma ou da curcumina para memória, diabetes, fadiga, artrite reumatóide, gengivite, dor nas articulações, TPM, eczema ou ressaca.

Os médicos dizem que mais pesquisas são necessárias. Gary W. Small, professor de psiquiatria e ciências biocomportamentais da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que estuda o efeito da curcumina na memória, vê muito potencial terapêutico. Ele também afirma que as pesquisas existentes demonstram os efeitos biológicos da curcumina.

Existe uma maneira ideal para a cúrcuma ser absorvida?

O que pode estar afetando a eficácia da curcumina, dizem os médicos, é que ela é mal absorvida pelo trato gastrointestinal. Na culinária indiana, a cúrcuma geralmente é aquecida em uma gordura, como o óleo, que pode aumentar a absorção. Certos fabricantes de suplementos também estão tomando medidas para melhorar isso — a biodisponibilidade da curcumina — combinando o composto com outros componentes. Por exemplo, um produto químico encontrado na pimenta preta — chamado piperina — às vezes é adicionado aos suplementos de curcumina para aumentar sua absorção.

A pesquisa de curcumina pode ser um desafio porque algumas misturas têm melhor biodisponibilidade do que outras e quantidades variadas do ingrediente ativo.

— Se você fizesse o estudo repetidamente, mas usasse preparações ligeiramente diferentes, provavelmente teria resultados diferentes — disse Janet Funk, professora de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona-Tucson, que estuda o efeito da curcumina sobre os ossos.

Ainda assim, mesmo que a absorção melhore, Kathryn M. Nelson afirma que a curcumina não teria nenhum efeito biológico. A cúrcuma ainda pode ter benefícios para a saúde, mas eles podem ser de outro composto ou combinação de substâncias, disse a professora.

Então a cúrcuma é segura?

Consumir por via oral é seguro, até 4 gramas por dia de curcumina por um mês, de acordo com a Natural Medicines. Os apaixonados por cúrcuma que também usam como máscara facial podem relaxar; a base de dados indica que é mais provável que seja seguro aplicar na pele.

Os médicos recomendam que os pacientes digam aos seus médicos que estão usando o tempero. Altas doses de cúrcuma e seus constituintes isolados podem ter alguns efeitos bastante desagradáveis, como diarréia e náusea. A curcumina pode interagir com anticoagulantes e antiplaquetários, antiácidos e medicamentos usados ​​também para quimioterapia e para controlar a pressão arterial. Embora o tempero seja considerado seguro na alimentação, as doses terapêuticas devem ser evitadas durante a gravidez.

A Food and Drug Administration (FDA) não testa suplementos alimentares como a cúrcuma para segurança e eficácia, mas anunciou no início deste ano que melhoraria a supervisão da crescente indústria.

Um estudo publicado em 2018 na Molecular Nutrition & Food Research, descobriu que quanto mais barato o produto, maior a probabilidade de ter compostos químicos sugestivos de curcumina sintética; e produtos com raiz de cúrcuma eram mais propensos a ter níveis mais altos de chumbo. Uma amostra ultrapassou os limites recomendados para chumbo.

Que tal todos aqueles cafés com cúrcuma? Os médicos dizem que polvilhar um pouco do tempero amargo no leite com espuma não tem benefícios comprovados para a saúde. Mas isso não quer dizer que não seja gostoso.

Quanto ao Garg, ele não está desistindo curcumina. Para informar: ele está no meio de um estudo randomizado com uma preparação e dosagem diferentes para ver se a curcumina impede a progressão da doença renal.

— Ainda há muitas coisas promissoras sobre curcumina — disse ele. — Continuo com a mente aberta.


Fonte:https://oglobo.globo.com/clube-o-globo/saude-e-bem-estar/noticia/2022/06/quais-sao-os-verdadeiros-beneficios-da-curcuma.ghtml

Comentários