ONNA BUGEISHA, AS MULHERES GUERREIRAS SAMURAI DO JAPÃO

  Onna bugeisha, as mulheres guerreiras samurai do Japão

Onna-bugeisha (女武芸者) era uma classe de mulheres guerreiras, cujo o principal propósito era de garantir a segurança de suas casas de vândalos e invasores.


Onna bugeisha, as mulheres guerreiras samurai do Japão


Onna-bugeisha (女武芸者) é a denominação da mulher japonesa com treinamento em artes marciais e armas para combate. O treinamento incluía o manuseio de armas tais como a lança naginata e a adaga kaiken. Elas também treinavam uma arte marcial chamada tantōjutsu.

Como classe de guerreira, a onna-bugeisha foi comum até o período Sengoku, no qual o status da mulher japonesa mudou de acordo com a filosofia neoconfuciana. Durante o Xogunato Tokugawa ainda havia treinamento regular para as mulheres, embora o papel fosse somente de defesa do lar e proteção pessoal. A classe deixou de existir em definitivo a partir da Restauração Meiji.

Onna bugeisha

Durante o Xogunato Tokugawa, o principal propósito de uma Onna-bugeisha era de garantir a segurança de suas casas de vândalos e invasores, tomando ênfase no uso de armas de longo alcance que pudessem ser disparadas de estruturas defensivas. Graças à elas, o uso da Naginata foi sendo associado à figura de mulheres guerreiras no Japão ao longo dos anos.

As mais conhecidas guerreiras foram a Imperatriz Jingū, Tomoe Gozen, Hangaku Gozen e Nakano Takeko. A precursora foi a Imperatriz Jingū, que em 200 dC liderou uma invasão da Coréia depois que seu marido, o Imperador Chūai, décimo quarto imperador do Japão, pereceu em batalha.

Onna bugeisha

Diz a lenda que ela conseguiu esse feito sem derramar uma gota de sangue. Ela usou sua posição para provocar mudanças econômicas e sociais. Em 1881, por reconhecimento, a Imperatriz Jingū tornou-se a primeira mulher a ser representada em uma nota da moeda japonesa.

O fato das Onna bugeisha evitarem espadas katana, comumente usadas por guerreiros samurai, optando pela naginata, uma arma mais longa, de haste versátil com uma lâmina curva na ponta, permitia às guerreiras um ataque mais eficaz contra oponentes maiores e mais pesados.

Onna bugeisha

Além disso, as onna-bugeishas também usavam armas de longo alcance, como arcos e flechas. Tomoe Gozen, Nakano Takeko e Hōjō Masako são exemplos famosos de onna bugeisha, embora algumas de suas façanhas possam pertencer mais ao folclore do que à história.

A mais famosa é Tomoe Gozen, ativa no final do século XII e início do século XIII. Ela lutou na Batalha de Awazu, na qual decapitou o samurai Honda no Moroshige de Musashi e matou Uchida Ieyoshi, do clã Kiso Minamoto, que havia tentado capturá-la na Batalha de Awazu.

Onna bugeisha

Em The Tale of the Heike , está escrito que:
Tomoe era especialmente bonita, com pele branca, cabelos longos e feições encantadoras. Ela também era uma arqueira notavelmente forte e, como espadachim, era uma guerreira que valia mil, pronta para enfrentar um demônio ou um deus, montada ou a pé. Ela manejava cavalos ininterruptos com habilidade soberba; ela cavalgou ilesa por descidas perigosas.

Sempre que uma batalha era iminente, Yoshinaka a enviava como sua primeira capitã, equipada com uma armadura forte, uma espada enorme e um arco poderoso; e ela realizou mais atos de bravura do que qualquer um de seus outros guerreiros.

Onna bugeisha

A Onna bugeisha Nakano Takeko viveu no século 19. Ela liderou um ataque contra as tropas do Exército Imperial Japonês do Domínio Ōgaki, no centro-sul do Japão, quando foi baleada no peito.

Sabendo que seu tempo restante na terra era curto, Takeko pediu a sua irmã, Yūko, para cortar sua cabeça e enterrá-la em vez de permitir que o inimigo a tomasse como um troféu. Sua cabeça decapitada foi levada para o Templo Hōkai e enterrada debaixo de um pinheiro.

Onna bugeisha


Link do vídeo (YouTube)

Fonte: The Vintage News
https://www.japaoemfoco.com/onna-bugeisha-as-mulheres-guerreiras-samurai-do-japao/?

Comentários