AS 10 ENFERMIDADES TRANSMITIDAS ESPIRITUALMENTE

dez-doencas-transmissiveis-espiritualmente-capa-e-foto-01

Uma parte crítica de aprender o discernimento sobre o caminho espiritual é descobrir as doenças penetrantes do ego e auto-engano que estão em todos nós.  Ao enfrentarmos nossos obstáculos para o crescimento espiritual, há momentos em que é fácil cair em um sentimento de desespero e autodiminuição e perder nossa confiança no caminho. Temos de manter a fé, em nós mesmos e nos outros, a fim de realmente fazer a diferença neste mundo.

Namastê!


AS 10 ENFERMIDADES TRANSMITIDAS ESPIRITUALMENTE

 06/06/2022

1) ESPIRITUALIDADE FAST-FOOD: Consiste em acreditar que existem remédios rápidos e fáceis para eliminar o sofrimento e evoluir espiritualmente. A transformação espiritual não pode ser rápida porque o próprio processo espiritual consiste em deixar de lado a pressa e respeitar os próprios ritmos naturais.

2) ESPIRITUALIDADE IMITATIVA: é a tendência de falar, vestir e/ou agir como uma pessoa espiritual deve fazer. É como vestir uma pele de leopardo para parecer um leopardo.

3) MOTIVAÇÕES CONFUSAS: Embora o desejo de crescer seja genuíno, muitas vezes está misturado com outras motivações como pertencer, ser amado, ser especial, ou mesmo ser superior e concretizar a ambição pessoal.

4) IDENTIFICAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS: ocorre quando o ego, após viver uma experiência espiritual, se apropria dela, de modo que se permite acreditar que tudo de si provém dessas experiências espirituais, que na verdade são estados transitórios que transcendem o ego.

5) O EGO ESPIRITUAL: quando a pessoa se identifica excessivamente com conceitos e ideias espirituais, ela tende a ser invulnerável a críticas, de modo que seu crescimento desacelera. Ele se torna um ser impenetrável, afastado do mundo.

6) PRODUÇÃO EM MASSA DE MESTRES ESPIRITUAIS: Existem atualmente muitas tradições espirituais que dão títulos a pessoas que estão longe de ter alcançado sua maestria espiritual e ainda se vendem como mestres espirituais. O problema não é que esses professores treinam outras pessoas, mas que eles se vendem como tendo alcançado um alto grau de maestria.

7) ORGULHO ESPIRITUAL: a pessoa, depois de ter atingido um grau real de espiritualidade, estagna ali, desculpando-se nesse conhecimento para não continuar crescendo. Muitas vezes está ligado a um sentimento de superioridade, de ser melhor que os outros.

😎 MENTE DE GRUPO: Também descrita como pensamento de grupo, mentalidade de culto ou doença do ashram, ocorre quando as pessoas pertencentes a um determinado grupo aceitam as normas implícitas sobre como pensar, falar, vestir e agir. Pessoas com esse “vírus” rejeitam outras que não cumprem esse regulamento.

9) O COMPLEXO DE PESSOAS SELECIONADAS: É a crença de que “nosso grupo é mais evoluído, poderoso, esclarecido, ou simplesmente melhor que os demais”. É diferente pensar que encontramos o melhor grupo para nós do que pensar que é o melhor grupo.

10) O VÍRUS MORTAL: O “JÁ CHEGUEI”: Esta doença é tão forte que tem o potencial de matar o crescimento espiritual. É algo como “Cheguei ao fim do meu crescimento espiritual, não tenho mais nada a aprender”. Nesse momento o crescimento espiritual cessa, é como se tivessemos matado nossa alma.

Adaptado de: “Olhos Bem Abertos: Cultivando o Discernimento sobre o Espiritual.

Por @despertarodivino

adavai@me.com – http://www.adavai.wordpress.com

Comentários