MARIDO DA RAINHA ELIZABETH SE APOSENTA DA VIDA PÚBLICA;VEJA GAFES DELE EM DÉCADAS DE REALEZA

Príncipe PhilipDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPríncipe Philip anunciou sua aposentadoria da vida pública aos 95 anos

Marido de rainha Elizabeth se aposenta da vida pública; veja gafes dele em décadas de realeza

Prestes a completar 96 anos, o príncipe Philip, conhecido por ser o marido da rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, anunciou que irá se aposentar da vida pública a partir da segunda metade deste ano.
Por meio de um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham, ele, que também detém o título de duque de Edimburgo, divulgou a decisão, apoiada pela rainha, de "não participar mais de eventos públicos".
"Sua Alteza Real, o duque de Edimburgo, decidiu que não comparecerá a compromissos públicos a partir do outono deste ano", diz o comunicado.
Elizabeth e Philip estão completando 70 anos de casamento neste ano - eles se casaram em 20 de novembro de 1947, quando a jovem ainda não era rainha. Ela assumiu o trono cinco anos depois, em 1952.
Apesar de ser um homem de poucas palavras e aparições, Philip costuma chamar atenção pelas poucas linhas que deixa escapar em eventos dos quais participa ao lado da rainha. Muitas delas já se tornaram gafes públicas - algumas provocaram polêmica, enquanto outras apenas arrancaram risos da população.
Relembre algumas delas:
1966: "Mulheres britânicas não conseguem cozinhar".
1981: "Todo mundo sempre dizia que nós precisávamos de mais tempo de lazer. Agora estão reclamando que estão desempregados" - durante a recessão dos anos 1980.
1984: "Você é uma mulher, né?" - após receber um presente de uma mulher no Quênia.
Elizabeth e PhilipDireito de imagemPA
Image captionA rainha e o marido em visita à China, em 1986
1986: "Se vocês ficarem aqui por muito tempo, vão acabar ficando com olhinhos puxados" - para um grupo de estudantes britânicos durante uma visita real à China.
1992: "Ah não, eu posso acabar pegando uma doença terrível" - na Austrália, quando pediram a ele que acariciasse um coala.
1993: "Você não deve estar vivendo aqui por muito tempo, você nem está barrigudo ainda" - para um britânico que conheceu na Hungria.
1994: "A maioria de vocês não é descendente de piratas?" - para um morador rico das Ilhas Cayman.
1995: "Como você mantém os moradores daqui sóbrios o suficiente para passar no teste?" - para um instrutor de direção escocês.
1996: "Se um jogador de críquete, por exemplo, de repente decide ir para a escola e espancar pessoas até a morte com um bastão de críquete - algo que ele poderia facilmente fazer -, você vai proibir os bastões de críquete?" - em resposta a pedidos pela proibição de armas de fogo depois do massacre de Dunblane (Escócia), que deixou 16 crianças e um professor mortos em uma escola primária.
1999: "Surdos? Se você está perto disso, não há dúvidas de que seja surdo" - a um grupo de jovens surdos em Cardiff (País de Gales) que estavam de pé perto de um tambor de aço.
2001: "Você é muito gordo para ser um astronauta" - para Andrew Adams, um garoto de 13 anos que disse ao príncipe que gostaria de ir para o espaço.
2002: "Ainda atirando lanças?" - para um aborígene australiano.
Príncipe PhilipDireito de imagemPA
2002: "Você parece uma 'mulher-bomba'" - disse a uma jovem policial que usava um colete a prova de balas em Lewis (Escócia).
2009: "Bom, você não fez um design muito bom para sua barba, né?" - para o designer Stephen Judge sobre sua fina barba em forma de cavanhaque.
2010: "Você trabalha como stripper?" - para uma cadete da marinha de 24 anos quando ela o contou que também havia trabalhado em uma casa noturna.
2012: "Eu seria preso se abrisse o zíper daquele vestido" - para a funcionária do governo Hannah Jackson, de 25 anos, que estava usando um vestido com um zíper na frente em uma visita a Bromley, na Grande Londres.
2013: "As Filipinas devem estar praticamente vazias, já que todos vocês estão aqui trabalhando na NHS (sistema de saúde público britânico)" - ao conhecer um enfermeiro filipino no Hospital Dunstable.
2013: "(Crianças) vão para a escola porque seus pais as querem longe de casa" - para Malala Yousafzai, sobrevivente de uma tentativa de assassinato pelo Talebã e ativista pelo direito das meninas de irem à escola.
2017: "Você parece morto de fome" - para um aposentado durante uma visita ao albergue Charterhouse, que atende homens idosos.
Fonte:http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39788412?ocid=socialflow_gplus
MalalaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPríncipe Philipe encontrou Malala Yousafzai no Palácio de Buckingham, em 2013

Comentários