PERISPÍRITO OU CORPO ESPIRITUAL

PERISPÍRITO OU CORPO ESPIRITUAL
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O corpo espiritual ou perispírito é conhecido pelos filósofos de todos os tempos, e é na realidade um reflexo sutil do corpo físico, ou seja, a sua matriz, o seu molde, composto de uma matéria mais rarefeita, invisível aos olhos humanos, mas perfeitamente visível aos olhos dos sensitivos ou médiuns, que podem constatar sua existência através da visão espiritual, envergando as características humanas.
No antigo Egito, para os sacerdotes do templo de Véu de Isis, esse corpo espiritual era conhecido e chamado de “KA”; na antiga Grécia, os iniciados dos campos de Delfos e Eleusis, deram-lhe o nome de “Eidolon”, e o sábio da antiguidade Paracelso o chamou de “Corpo Sidéreo”. Os espiritualistas da Ioga e de outras doutrinas espiritualistas dão o nome de “Corpo Astral”; e o Apóstolo Paulo, um dos maiores seguidores de Jesus de todos os tempos, o rotulou de “Corpo Espiritual”.
Allan Kardec, em sua Codificação Espírita, deu-lhe um nome bem peculiar, condizente com sua participação no contexto físico-espiritual do homem, denominando-o “Perispírito”, comparando-o ao perisperma das frutas. Na realidade, esse perispírito ou corpo espiritual, que preside o dinamismo celular do espírito imortal, obrigatoriamente se reveste dos recursos subtraídos da Terra, e nela se demora, até se aperfeiçoar diante dos homens e principalmente diante de Deus.
O Apóstolo Paulo diz em uma de suas Cartas que “se semeia corpo físico, e colhe-se corpo espiritual, porque havendo um corpo carnal, certamente existe um corpo espiritual, que em síntese, é o “Corpo da Ressurreição”, ou seja, vamos ressurgir depois da morte do outro lado da vida, com um corpo de fótons, de luz, que o perispírito com a forma humana. Esse corpo sutil e rarefeito, depois da morte do corpo físico, passa ser o instrumento por excelência do espírito imortal, nas novas dimensões do espaço, no mundo espiritual.
Durante a vida física, esse perispírito ou corpo espiritual, fica agregado molecularmente as células do corpo físico, mas quando surge o fenômeno “morte”, ocorre sua desagregação, dissociando-se da vestidura carnal, e associar-se à estrutura íntima do espírito, dando ao viajor da eternidade, condições para continuar a jornada evolutiva em outras dimensões do espaço infinito, onde o desencarnado encontra novas aventuras no campo da carne e do espírito, sempre trabalhando pela sua evolução espiritual, em reencarnações sucessivas diante da vida plena e estuante.
O Perispírito possui sete centros de forças, que são: o Centro Coronário; o Centro Cerebral; o Centro Laríngeo; o Centro Cardíaco; o Centro Esplênico, o Centro Gástrico e o Centro Genésico. Através desses “centros de forças, o Perispírito funciona como um modelador e organizador biológico do corpo físico, ligado as bilhões e bilhões de células da tessitura carnal, atuando com energias sutis e dinâmicas totalmente desconhecidas do homem terreno.
O Centro Coronário é o mais importante, porque está imtimamente ligado à mente imortal e aos ideais superiores que parte do alto para os seres humanos; o Centro Cerebral comanda todo o cosmo físico, e distribui para os outros centros de forças, os recursos necessários à vida física e espiritual; O Centro Laríngeo é o responsável pelo aparelho fonador, pela palavra articulada, e pelas expressões da mente imortal; o Centro Cardíaco, responde pelas emoções e sentimentos que se exsudam para fora do homem; o Centro Gástrico exerce a função de assimilar e desassimilar os nutrientes necessários à manutenção do corpo físico; o Centro esplênico distribui e mantém a circulação do sangue, ou seja, todo o sistema hemático; e o Centro Genésico é o encarregado da modelagem das formas, estimulando o sistema de criação entre as almas, obedecendo aos princípios elaborados pela consciência imortal. A diretriz espiritual do homem.
A matéria de que é formado o “Perispírito” ou “Corpo espiritual” ainda é desconhecida do homem terreno, e não sofre a ação devastadora do fenômeno “morte”, e por isso acompanha o espírito depois do desencarne; mantendo sua estrutura eletromagnética intacta depois do óbito; e do outro lado da vida, é também o Perispírito, ou Corpo Espiritual, que vai moldar um novo corpo físico para a entidade espiritual que irá reencarnar, e esse novo corpo físico, terá todas as marcas sombrias ou felizes, que o espírito acumulou durante sua vida física na Terra.
Por ocasião da gestação da mulher grávida, é também o perispírito ou corpo espiritual, que aglutina a matéria necessária à formação do novo nascituro, no campo das reencarnações obrigatórias e sucessivas que o espírito imortal terá que vivenciar. As modalidades mediúnicas, e as expressões anímicas, também são da responsabilidade do perispírito ou corpo espiritual, através da intermediação entre o espírito e o corpo físico, e a ligação é tão forte, que poderíamos dizer que, o corpo físico é uma extensão do perispírito, assim como o períspirito é uma extensão do próprio espírito imortal, esse viajor incansável da eternidade, esse nômade do espaço, esse andarilho do infinito de Deus.
Fonte:http://www.correioespirita.org.br/categoria-de-materias/ciencia-e-espiritismo/1436-perispirito-ou-corpo-espiritual

CORPO ESPIRITUAL

O espírito é envolvido por corpos, do mais sutil ao mais material. A freqüência vibratória de cada um deles está relacionada com a dimensão em que atuam.

- Por Edvaldo Kulcheski -

De acordo com as concepções espiritualistas, o espírito, na condição de foco inteligente e diretor da vida, encontra-se envolvido por vários campos energéticos, cada qual a vibrar na dimensão espacial que lhe é própria, sendo o campo físico a camada mais externa e mais densa da complexidade humana. Com o objetivo de facilitar o entendimento da seriação energética do homem, Allan Kardec resumiu o assunto denominando como "perispírito" tudo aquilo que reveste a essência espiritual do ser, ou seja, que se encontra interposto entre o espírito e o campo físico. Desta maneira, o perispírito representa todos os corpos que envolvem o espírito quando este está desencarnado.

Nosso espírito está envolto por muitos corpos, que se subdividem de acordo com as várias dimensões em que atuamos. À medida que ocorre a evolução do espírito, esta se caracteriza pela desmaterialização progressiva dos envoltórios mais densos, ou seja, o espírito evoluído não precisa das camadas que estão ligadas mais intimamente à matéria mais densa, esvaindo-se com sua inutilidade. No entanto, o envoltório mais próximo do espírito não se perde, já que, por mais evoluído que seja, ele terá no mínimo uma camada a lhe envolver e dar forma.

Como exemplo, temos o caso daquele espírito que desencarna e não precisa mais reencarnar. Ele perde a necessidade de algumas funções do corpo espiritual mais denso e, assim, estas camadas vão se extinguindo. É por isso que espíritos mais evoluídos encontram dificuldades para trabalhar junto à crosta terrestre ou agir mais diretamente nos umbrais, pois estas atividades são muito densas para seu corpo espiritual mais sutil.

Estudando o homem de acordo com o Espiritismo, André Luiz estabeleceu que ele é composto pelo corpo, pelo duplo etérico ou biossoma, pelo perispírito ou psicossoma, pelo corpo mental e pelo espírito. Já na definição do dr. Jorge Andréa dos Santos, médico e renomado escritor espírita, o homem é formado pelo corpo físico, pelo duplo etérico, pelo perispírito, pelo corpo mental, pelo inconsciente atual, pelo inconsciente passado ou arcaico e pelo inconsciente puro ou espírito.

O perispírito

O perispírito é uma condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência ou alma. É o envoltório semimaterial do espírito, o laço que o une à matéria do corpo. Diz-se que o perispírito é semimaterial porque pertence à matéria pela sua origem (fluido universal) e à espiritualidade pela sua natureza etérea.

Por sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é invisível, porém, ele pode sofrer modificações que o tornam perceptível e até tangível, ou seja, possível de ser visto e tocado. O perispírito é formado com os elementos contidos nos fluidos ambientais de cada mundo, de onde se deduz que seus elementos constitutivos variam conforme os mundos aos quais estão ligados.

A natureza do perispírito sempre está relacionada ao grau de adiantamento moral do espírito. Desta forma, conforme a maior ou menor depuração do ser, seu perispírito se formará das partes mais puras ou mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo no qual ele venha a encarnar.

O perispírito não está preso aos limites do corpo. Por sua natureza fluídica, ele é expansível, irradiando para o exterior e formando em torno do corpo uma atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem dilatar com maior ou menor intensidade.

Como o perispírito dos encarnados é de natureza idêntica à dos fluidos do mundo espiritual, ele os assimila com facilidade, semelhante a uma esponja que absorve um líquido. Quando esses fluidos atuam sobre o perispírito, este reage sobre o organismo material com o qual está em contato molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo sente uma impressão salutar, mas se são maus, a impressão é penosa. Caso sejam permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas, o que explica a causa de certas enfermidades.

O perispírito é o organismo que personaliza e individualiza o espírito, identificando-o quanto à aparência. Após a morte, a alma jamais perde sua individualidade, apesar de não possuir mais o corpo material, enquanto que o perispírito guarda a aparência de sua última encarnação. É por ele que um ser abstrato, como é o espírito, torna-se um ser concreto, definido pelo pensamento.

Molde do corpo físico

Pode-se afirmar que o perispírito é o esboço, o modelo a partir do qual se desenvolve o corpo físico. Ele também é o modelo organizador biológico, pois é em sua intimidade energética que se agregam as células e se modelam os órgãos, proporcionando-lhes o pleno funcionamento.

Para atuar na matéria, o espírito precisa desta. Em virtude de sua natureza etérea, o espírito propriamente dito não pode atuar sobre a matéria grosseira sem algo ou alguém que o ligue a ela. Esse intermediário, que chamamos de perispírito, faculta a chave de todos os fenômenos espíritas de ordem material. Portanto, ele é o órgão de manifestação utilizado pelo espírito para efetuar suas comunicações com o plano dos espíritos encarnados.

É comum encontrarmos alguns autores espíritas que confundem atributos do espírito como sendo do perispírito. A sede da memória é um deles. Segundo Allan Kardec, é o espírito que possui a sede da memória, pois ele é o ser inteligente, pensante e eterno. Sem ele, o perispírito é uma matéria inerte, privada de vida e sensações.

É importante lembrar que, ao passarem de um mundo para outro, os espíritos mudam de perispírito de acordo com a natureza dos fluidos ambientes. Se a sede da memória residisse no perispírito, o espírito a perderia cada vez que precisasse mudar a constituição íntima de seu envoltório fluídico. A mesma coisa se dá quando nos referimos à sede da sensibilidade. É o espírito quem ama, sofre, pensa, é feliz, triste, ou seja, é nele que residem todas as sensações ou faculdades. O perispírito é apenas o órgão que transmite todas essas sensações, portanto, é um instrumento a serviço do espírito. Logo, segundo Kardec, é incorreto dizer que no perispírito ficam marcadas ou gravadas certas memórias ou atos do espírito durante sua vida. Como já vimos, o perispírito é matéria, não pensa e não tem memória, atributos pertencentes ao espírito.

Os órgãos do perispírito

Pela simples observação do corpo físico, pode-se deduzir que o perispírito também possui algo semelhante a órgãos, isto é, conjuntos de moléculas cuja configuração especial é destinada à execução de determinadas funções. Tais aglomerados moleculares, evidentemente, são apropriados ao funcionamento na vida extrafísica, promovendo a captação e assimilação de energias e fluidos necessários à sua manutenção, que se processam de modo essencialmente diverso da vida física.
Por isso mesmo, os órgãos do perispírito não podem ser iguais aos do corpo denso, mas determinam, pelas linhas de força que os caracterizam, a conformação e distribuição funcional destes últimos, os quais estão adaptados à execução e às funções específicas conforme a evolução biológica. Os órgãos do perispírito podem ser lesados pela ação desordenada ou maléfica da mente do ser.

O gênero de vida de cada indivíduo carnal determina a densidade do organismo perispirítico após a perda do corpo denso. O mundo espiritual guarda íntima ligação com o progresso moral que realizamos. À medida que crescemos moralmente, nosso perispírito vai ficando gradativamente mais leve e, assim, podemos nos movimentar em planos mais sutis.

Fonte:https://www.ippb.org.br/textos/especiais/editora-vivencia/corpo-espiritual

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