OS BENEFÍCIOS DO YOGA - RADHANATHA SWAMI


Os Benefícios do Yoga

Radhanatha Swami
Há um verso no Bhagavad-gitaye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham. Este verso diz: “Segundo a maneira com que nos aproximemos do Senhor, o Senhor reciproca”. O princípio do yoga inclui todo aspecto da vida. A ideia é que temos um corpo, uma mente e um atma, a força viva – e yoga significa harmonizar os três perfeitamente, de modo que nosso corpo e nossa mente estejam em harmonia com a força viva. Existem aspectos do yoga para saúde e boa forma, e, se isso é tudo o que você quer, isso é tudo o que você terá. Se você quer saúde e boa forma mais paz mental; se você praticar apropriadamente, então é isso o que você terá. Porém, se você realmente quer ir para o aspecto espiritual do yoga, que é o verdadeiro propósito do yoga, unindo o corpo e a mente em harmonia com a força viva, a alma – então é isso o que você terá.

A alma é satcitananda – eterna, plena de conhecimento e plena de bem-aventurança. E o verdadeiro propósito do yoga, como apresentado pelos grandes mestres do yoga de tempos remotos, é nos conectar com a nossa própria natureza eternamente bem-aventurada. E Patanjali, que é um dos grandes instituidores da tradição do yoga, ensinou que isvara-pranidhana, a rendição a Isvara, que é um conceito muito pessoal de Deus – Deus como a causa de todas as causas, a fonte de tudo, a fonte de todo amor e de toda beleza – é a perfeição do samadhiYoga, portanto, é compreendermos verdadeiramente nossa natureza eterna relacionada com Isvara, com o Supremo, e compreender ahimsa (não-violência), o princípio do yoga dentro de yama niyamaAhimsa significa que, quando compreendemos nossa fonte divina, podemos compreender que todo ser vivo tem essa mesma fonte divina e que todo ser vivo é parte de Isvara e, portanto, devemos honrar e respeitar todo ser vivo, não sendo fonte de qualquer violência contra eles.
Então, se você quer ter um corpo saudável, o yoga é um dos melhores e mais abrangentes processos para ter um corpo saudável e em forma. Se você quer paz mental contra o estresse deste desafiante mundo, o yoga possui um dos sistemas mais científicos para conferir ao seu praticante paz mental, estabilidade e alívio do estresse. Contudo, o propósito de tudo isso é nos tornar instrumentos de amor e paz, e conectar-nos ao nosso atma, nossa força indestrutível. Porque, em última instância, independente de quão saudável seja nosso corpo ou de quão pacífica seja a nossa mente, nosso corpo morrerá, e o yoga praticado em sua plenitude pode nos levar além do nascimento e da morte, para nossa natureza eterna, e essa é a beleza e a glória do sistema de yoga. Ele pode nos levar ao ponto. No sexto capítulo do Bhagavad-gita, que descreve o sistema de astanga-yoga, Krsna conclui dizendo que yoginam api sarvesam mad-gatenantar-atmana, isto é, de todos os yogis, aquele que serve o Senhor Supremo com amor e devoção, com profunda fé e vivência, é o mais intimamente unido a Ele em yoga e é o mais elevado de todos. Assim, a oportunidade está disponível, a oportunidade de ser um instrumento das bênçãos de Deus, de Krsna, e realmente mudar o mundo.
Fonte:https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/os-beneficios-do-yoga/

Comentários