IOGA E CRIANÇAS : OS BENEFÍCIOS DESTA LIGAÇÃO IMPROVÁVEL

Ioga e crianças: os benefícios desta ligação improvável


Começar a inspirar e a expirar desde cedo num tapete de ioga traz vários benefícios, físicos e psicológicos. Quem o diz são professores e psicólogos. E já há vários sítios com aulas para crianças.
istock_38075950_medium_770x433_acf_cropped
Enérgicas, imaginativas e curiosas. Estas três características descrevem na perfeição qualquer criança e fazem com que pareça estranho, ou quase impossível, que o ambiente de uma aula de ioga seja compatível e convidativo para os mais pequenos.
Mas os factos mostram o contrário. Nestas aulas, a energia é canalizada “para brincar e utilizar o corpo de uma forma muito saudável para se expressarem”, conta ao Observador Catarina Lino, especialista em Psicologia Positiva e professora de ioga.
Para a especialista, fazer aulas de ioga nestas idades é como fazer parte de uma história, em que cada sessão é um novo capítulo que aguça os sentidos, tranquiliza as emoções e melhora a resiliência.
As aulas são transformadas numa história em que se usa o corpo para reproduzir, por exemplo, comportamentos de animais, árvores ou flores. Desta forma aprendem-se diferentes qualidades de cada um. Na postura da árvore (vrksasana), por exemplo, pedimos que imaginem uma árvore enorme e muito antiga, cujas raízes crescem da planta dos pés. Será que conseguem ficar parados tanto tempo quanto uma árvore? Ou seja, apela-se à imaginação e criatividade das crianças para conseguir cativar a sua atenção. Mas elas trazem a sua própria agenda e, portanto, se há vontade de falar ou de desenhar, isso é incorporado na própria aula”, explica Catarina Lino.
istock_46069450_medium.jpg
A certeza desta psicóloga e professora justifica-se pelas histórias que ela própria tem, suficientes para escrever um livro sobre todas as lições que aprendeu no tapete. E por isso não tem dúvidas: outras histórias positivas podem começar a somar-se à experiência de cada criança que decida praticar ioga.
Sobre as idades adequadas para o início, a presidente da Federação Portuguesa de Yoga, Joana Oliveira, esclarece: “Desde que seja adaptado às necessidades daqueles a quem se destina, o ioga é para todas as idades.”
É por isso que há até aulas para grávidas e também para bebés. Evelyne Praxl, da Escola de Yoga — Leça, dá aulas de ioga “dos 0 aos 100” há 11 anos e decidiu especializar-se em ioga para grávidas, bebés e crianças por necessidades pessoais.
“Tenho cinco filhos e tenho a certeza que começar desde cedo a praticar ioga só traz vantagens. A capacidade emocional para lidar com os problemas que podem surgir passa a ser outra”, explica ao Observador. A verdade é que já há escolas a incluir a atividade no currículo. É o caso das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do Porto, cujas aulas decorrem em horário letivo.
e8ffd8a3-6315-474a-9a0f-fd70d969a604
Entre os benefícios da prática, Catarina Lino e Joana Oliveira destacam:
  • Aumento do bem-estar físico e emocional;
  • Intensificação da capacidade de concentração e de foco;
  • Autoconfiança, autonomia e espírito de iniciativa;
  • Intensificação da resiliência face a adversidades;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Estreitamento da relação das crianças com os elementos da Natureza;
  • Criação de sentimento de pertença a um grupo que apoia, ao invés de competir;
  • Reforço da consciência corporal;
  • Estimulação da criatividade.
Entre inspirações e expirações, os professores são postos à prova pelos pequenos “iogis” em cada aula. “As crianças são extremamente honestas — ou gostam, ou não gostam –, por isso há que criar um ambiente permanentemente estimulante, que os cative e divirta”, diz a presidente da Federação Portuguesa de Yoga.
Para os pais, esta pode ser também uma forma de “alinhar chakras“, enquanto os filhos trocam algumas queixas e oscilações de humor por prolongados “ommm”. Foi a pensar nisso que a escola LOTUS Studio, por exemplo, resolveu promover eventos para famílias. Isto porque, como explica a escola, “por norma as crianças que praticam têm pais com vidas bastante agitadas e embora tenham já percebido os benefícios da prática para os filhos, ainda não descobriram as vantagens da prática para eles próprios”.
O Observador reuniu alguns sítios de norte a sul do país onde há aulas de ioga para pequenos “iogis”.

Onde praticar

Yoga Ahsram Carcavelos

Quando? Sábados, a partir de setembro
Onde? Av. General Eduardo Galhardo, 343, Carcavelos
Preço? 30€ mensais, uma vez por semana
Contactos: yogaashram.net

Federação Portuguesa de Yoga

Quando? Diferentes horários
Onde? Em diversas zonas do país
Preço? Variam de espaço para espaço, rondando os 20 euros mensais por uma aula semanal
Contactos:federacaoportuguesayoga.pt

Yoga Samkhya, Confederação Portuguesa do Yoga – Conporyo

Quando? Diferentes horários. Crianças de 10 anos, por exemplo, têm aulas das 19h00 às 20h00, às terças e quintas-feiras
Onde? Em diversas zonas do país
Preço? Informação dada no local
Contactos: yoga-samkhya.pt

Escola de Yoga — Leça

Quando? Aulas de 50 minutos, em diferentes horários
Onde? Praceta S. Miguel Arcanjo, 27, Leça da Palmeira
Preço? Mediante contacto
Contactos: escoladeyoga.pt

Lotus Studio

Quando? Aulas de 50 minutos, uma ou três vezes por semana, às 18h00 (segunda-feira), 17h30 (quarta-feira) e 11h00 (sábado)
Onde? Rua do Carvalho, 102U, Foz do Douro, Porto
Preço? 35€, uma aula por semana
Contactos: lotus.pt
Fonte: Observador/ Raquel Salgueira Póvoas
https://portaldobudismo.org/2016/08/08/ioga-e-criancas-os-beneficios-desta-ligacao-improvavel/

Comentários