QUE É A AGRICULTURA BIODINÂMICA?

O que é a agricultura biodinâmica?


"... Nós não queremos apenas acreditar, queremos a saber. Cada um de nós exig eo direito de suas experiências imediatas e suas experiências pessoais e subir ap SHARINGTIME, consequentemente, para conhecimento do o universo inteiro."
Rudolf Steiner 
O que é Biodinâmica?
Nos últimos séculos, houve dois acontecimentos importantes na terra que parecem que andam na mão - o aumento da mecanização da agricultura e a sensação de que a natureza se deteriorou e perdendo sua vitalidade.Adicionado à poluição ambiental, os sintomas de árvores e mudanças violentas na condição de tempo, e nós sentimos que a natureza está chorando e pedindo para novas formas de compreender o ambiente e uma nova maneira de trabalhar a terra para curar o planeta . 
Foi a preocupação com as tendências preocupantes em desenvolvimento na agricultura que levaram os agricultores a pedir suas aulas Rudolf Steiner "Agricultura" em 1924, que fundou o movimento da agricultura biodinâmica. 
O que ele apresentou não pode ser considerado como a base para uma nova maneira de ver a vida em uma dimensão espiritual é reconhecido alargar a base da ciência para incluir o cósmico eo que vai além da percepção dos sentidos. Biodinâmica é uma visão holística do mundo, por exemplo, inclui a influência de ritmos planetários sobre o crescimento de plantas e animais com a mesma importância que uma análise química pura. 
No entanto, é forças de regeneração agindo através do solo para o chão com a ajuda de adubo ou compostagem impulsionou representando o principal objectivo da biodinâmica e que é notavelmente diferente de outros sistemas de agricultura biológica ou orgânica. Quando as culturas são colhidas terra não é apenas a substância de que é removido, mas a força ea vitalidade que torna vale como alimento. Para restaurar a vitalidade uso terapêutico preparações especiais para o solo, plantas e também para o composto e estrume. 
. 

Origem da Agricultura Biodinâmica 

No início do século XX, havia agricultores que observaram degeneração da fertilidade do solo e a qualidade nutricional dos alimentos. Quando perguntado Rudolf Steiner o que eles poderiam fazer sobre isso, organizou uma conferência de trabalho em Koberwitz, leste de Breslau, abrindo o caminho para uma compreensão da vida, do psíquico e espiritual na natureza, e assim o capacidade de realizar o trabalho com a terra e suas criaturas a uma "nova ordem" onde a natureza é sobreelevado e integrado no humano.
1924 Este trabalho foi documentado no livro "Curso de agricultura biodinâmica" [Editorial Rudolf Steiner], "... no curso Tentei primeiro de tudo para desenvolver o que são as condições para o surgimento vários aspectos da agricul tura .... como as plantas podem se desenvolver em toda a sua diversidade e os animais .... como prop fertilização reforma Iciar e ra cont ervas daninhas e pragas de luta, é .... uma questão eminentemente cósmico-terrestre ".
O impulso de Rudolf Steiner de Agricultura
Muitas pessoas já sabem a comida certificado "Demeter", mas o que é a filosofia subjacente à agricultura biodinâmica? Sua base é na ciência espiritual de Rudolf Steiner: Antroposofia. 

Rudolf Steiner [1861-1925] desenvolveu bases científicas e espirituais (Anthroposophy) para a compreensão do mundo e do ser humano. A capacidade humana de conhecimento não se limita ao material físico; o ser humano pode conhecer as leis e as forças etéreas que actuam sobre o desenvolvimento de formação e vegetativa e astral e constelações sobre a vida sobre as influências da Terra. Quais são as fundamentais, tais idéias por trás desta forma de ? agricultura em seu livro "a filosofia da liberdade" (1894), (a filosofia de liberdade - ver vídeo) Steiner dá-nos uma empresa para promover o conhecimento de forma segura com o nosso pensamento e nossa experiência do solo; a relação fundamental da mente humana com o mundo não é dualista, mas participativa.

Steiner disse que a terra é um órgão do corpo agrícola e deve ser mantido em um vital e fértil vindo a utilizar meios naturais: rotações culturas pensativo, compostagem feita com esterco da fazenda como fertilizante e controle de plantas daninhas mecânica, controle , doenças utilizando materiais à base de plantas e minerais, etc. Uma das ideias de Rudolf Steiner é que a fazenda está a ser visto como um organismo em si. Em termos práticos, isto significa que todas as partes da exploração e as atividades não são dadas, como a produção de plantas e criação de animais estão interligados.

Experiências em Biodinâmico
fazenda Dottenfelderhof (Alemanha) é um bom exemplo de uma empresa alvo de biodinâmica: venda de produtos diretamente na fazenda; grandes áreas de cultivo para vender no mercado; uma padaria, uma fábrica de laticínios, estábulos para cavalos e bezerros, porcos, galinhas, árvores frutíferas, pomares, incluindo as áreas experimentais biodinâmica. 

Dietrich Bauer, um dos fundadores dos membros da exploração agrícola, juntamente com outras 90 pessoas vivendo cooperativamente aqui nos diz."Nós regularmente seminários educat Ivos Estudantes agricultura biodinâmica, que ganham experiência em menor tra, aprendizes , os agricultores e suas famílias, a maioria das pessoas que vivem sob o mesmo teto, cada um por si só é ativa em uma área particular, um coze, outro faz queijo, outros lida com animais, outra loja. .., as tarefas são trocados e se inter-relacionam PE partilha de experiências OPLE ".

Peter Schaumberger, CEO da Demeter na Alemanha, explica. "A agricultura biodinâmica é baseada no conhecimento de que a terra, as plantas, os animais eo homem trabalhando juntos em um organismo agrícola Na prática, o Método dois ou biodinâmica não ele  é executar uma fazenda orgânica, mas inclui o uso de preparações que levam em conta as influências cósmicas o termo orgânico significa que as leis naturais são reconhecidos e utilizados, tanto quanto possível ;. por exemplo, tipos de legumes e frutas seleccionado de acordo com um determinado tipo de solo e do clima. "

Dada a observação de que a produção maioria dos pomares Demeter, no entanto, não têm animais, Dr. Peter Schaumberger explica: "O uso intensivo de preparados biodinâmicos e da introdução de esterco animal pode equilibrar a falta de animais é possível. executar as indicações de R. Steiner como ideal, ou é possível para implementar em diferentes níveis ".

Origem e Estrutura

Nos anos 50 houve nenhuma actividade de investigação irá lidar com a agricultura ea agricultura biológica nas instituições públicas. Esta era a realidade não só na Alemanha, mas na maioria dos países. No entanto, os agricultores biodinâmicos e especialistas foram procurar ajuda e soluções para os muitos problemas enfrentados alos eles se conheceram. Naturalmente, era necessária próprio instituto. Este foi o impulso para estabelecer o Instituto de Biodinâmica Research (IBDF), em Novembro de 1950. Foi fundada como uma instituição sem fins lucrativos com o capital privado, constituída como uma sociedade de direito alemão. Como a primeira instituição activo no seu domínio na Europa, se não no mundo inteiro, ele vem realizando pesquisas em agricultura biodinâmica há mais de cinco décadas. IBDF, hoje emprega 20 membros, 8 dos quais são pesquisadores científicos. No IBDF há também temporariamente aprendizes, estudantes e graduados em agricultura e outras áreas afins.

áreas de pesquisa principais

- Fertilização e longo - testes prazo: ele está realizando há 20 anos um estudo comparativo entre o manejo da cultura - com e sem preparados biodinâmicos - e fertilizantes minerais, observando a fertilidade dos solos, o rendimento ea qualidade dos alimentos de diferentes culturas. Este teste é uma das cinco experiências a longo prazo em todo o mundo em condições de agricultura biológica. Outros testes de campo que investigam a gestão agrícola utilizando material vegetal e seus efeitos sobre o desenvolvimento do solo, o rendimento das culturas e qualidade. Além disso práticas de compostagem são estudados em testes de laboratório e de campo. Investigador Principal: Dr. Joachim Raupp; raupp@ibdf.de

- Reprodução de plantas verdes; diversidade de culturas; conservação de sementes, planta saúde ecológica: por muitos anos têm cultivado cereais e variedades de plantas reproduzidas e mais apropriado para o seu ambiente, que foram adaptados às condições específicas de produção na agricultura biológica. Este trabalho faz parte da Associação de Jogadores Biodinâmico de plantas (Assoziation biologisch-dynamischer Pflanzenzüchter) . Outro foco deste departamento é o desenvolvimento de técnicas para a protecção das culturas biológicas e doenças congênitas, principalmente contra a semente. Pesquisador: spiess@ibdf.de Dr. Hartmut Spieß

- A qualidade dos alimentos: esta equipa de investigação está envolvido na definição de objectivos em culturas, cultivo do trigo, avaliação trigo e legumes de qualidade, seleção de variedades de qualidade dos alimentos, análisas produção de alimentos com diferentes métodos de cultivo, testando a eficácia dos preparados biodinâmicos. Pesquisador: Dr. Ingo Hagel (até setembro 2003)

- Otimização dos preparados biodinâmicos: Esta equipe investiga processos de produção (métodos de agitação, componentes, etc.) de preparações. Outros projectos que visam o desenvolvimento de meios de propagação, sem peats para uso em larga escala e avaliação das perspectivas de recursos renováveis ​​na agricultura orgânica. Em alguns testes ideias para a criação de métodos que são utilizados para avaliar amostras. Pesquisador: Dr. Uli Johannes König; koenig@ibdf.de.

A filial do instituto na fazenda biodinâmica Dottenfelderhof

As actividades de investigação em fazendas têm uma longa tradição na agricultura biodinâmica (Koepf, HH 1993. Pesquisa em agricultura biodinâmica: métodos e resultados Bio-Dynamic agricultura e da jardinagem Assoc Inc., Kimberton PA, USA ..). Por isso, em Dottenfelderhof (a biodinâmicos 150has fazenda perto de Frankfurt / Main, gerido como um conjunto de fazendas) a intenção era combinar as tarefas da fazenda e pesquisa.Desde 1977 que estabeleceu um departamento de pesquisa em Dottenfelderhof como um instituto ligado ao IBDF. uma idéia poderosa na fazenda foi formado para discutir as necessidades futuras de pesquisa (cronobiologia, efeitos de preparados biodinâmicos, orgânica melhoramento de plantas, fitossanidade, fertilizantes de potássio, controle de plantas daninhas). O diretor científico do Instituto associado (H. Spieß, mencionado acima) também está envolvida na educação e programas de formação avançada oferecidas pela Escola de Agricultura Biodinâmica (Escola Agrícola de Agricultura Biodinâmica), Dottenfelderhof. O prato principal dura um ano e é destinado a agricultores e criadores profissionais e aqueles com experiência considerável nestes domínios.

Comunicação, redes e multidisciplinar internacionais

Grupos de todo o mundo visitam o IBDF para aprender com seu trabalho. Os principais relatórios de pesquisa são publicados na sua própria série monográfica, publicado artigos em revistas científicas, registros e publicações técnicas. Os cientistas são membros de várias comissões de peritos. um relatório anual sobre os projectos e actividades em curso é publicada gratuitamente. Os projectos conjuntos são realizadas com universidades e outros setores da investigação pública e privada na Alemanha e em outros lugares. Esta cooperação projeta para fora muitos doutorados. Estes projectos resultaram em uma maior divulgação das muitas questões ecológicas e práticas especialmente biodinâmicos, estendendo-se para além da audiência imediata das práticas profissionais ecológicos.

apoio financeiro

O IBDF é exclusivamente financiado pelos projectos concede (95% aprox.) E subvenções (5%). subvenções para projectos são atribuídos principalmente por fundações privadas e uma pequena parte por instituições públicas (Ministério Federal, União Europeia). Não há subsídios públicos para despesas operacionais ou às despesas financeiras são recebidos. Graças a acolher novos membros para apoiá-los por assinatura.

Existem estudos de caso e notas de pesquisa disponíveis para download em PDF em seu site, principalmente em alemão.
www.ibdf.de/down/list.htm 

Notas e uma gama de biodináminca 

- Introdução ao Método Biodinâmico Agrícola (Ehrenfried E. Pfeiffer) 67pg.
- O rosto do pdf.120pg Terra (Ehrenfried E. Pfeiffer).
- A qualidade dos alimentos (MichaelaGlöckler, Jochen Bockemühl, Marie Françoise Tesson) pdf.25 pg.
- A cristalização sensível (Carlos Pla) 3PG. (Não imprimir)
- Cristalizações Responsive (Pedro Ramos) 5 pg. Fact Sheet No. 3, de 1993
- Guia Prático para preparados biodinâmicos (Harald Kabisch 1906-1973) Rv. Alvaro Dominguez Altés pdf. 51pg.
- Relatório de Pesquisa sobre "A fertilidade do solo e da biodiversidade na agricultura biológica". pdf. 7PG.
- Circular 91 (2006): Agricultura e Espiritualidade (Nikolai Fuchs, Manfred Klett, Ulei Hurter, ...) pdf. 21pg.
- Ambientais e agronómicos Brometo de Metila (BM) pdf Impacto. 2PG. HI nº5 1993
- A observação de plantas para a Luz de 85pg Spiritual Science (Alfred Usteri).
- Peculiaridades da Agricultura Biodinâmica (Herbert Koepf) pdf. 2 pg.
- Notas espirituais sobre o pdf Biodinâmico Farm (Thomas Grau). 9PG.
- O basalto (Aplicações e qualidades) 9PG.
- El Bosque e seu relacionamento com Planetary Rhythms (Vários autores) 9PG.
- Ritmos da Natureza (Maria Thun) pdf. 2PG. HI # 5 1993
- Cuidar de árvores de fruto, vinha e árvores Scrub (Maria Thun2005) 2PG.
- Cavalinha Equisetum-Arvense (Preparado 508-Use e Virtudes) (Julian Ponce) 10 pg.
- A influência das fases da lua (Jairo Restrepo) 9PG
- Ciência astrológico I (Glen Atkinson) - pdf. 77pg.

fontes:
http://www.asoc-biodinamica.es/01%20Que%20es%20biodinamica.htm
http://www.asoc-biodinamica.es/11%20Articulos.htm
http://www.innovations-report.com/html/profiles/profile-1182.html
http://forschungsring.de/index.php?id=dei_infos_zum_ibdf0
http://forschungsring.de/index.php?id=dei_infos_zum_ibdf0 
Fonte:http://huertatelo.blogspot.com.br/2009/06/que-es-la-agricultura-biodinamica.html


O QUE É A AGRICULTURA BIODINÂMICA
Bernardo Thomas Sixel
(Original de 2003; última revisão de V.W.Setzer em 13/3/10)
Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Antroposofia, colocou, durante o Congresso de Pentecostes, em 1924, a pedra fundamentalespiritual do Movimento Biodinâmico, em forma de um ciclo de 8 palestras para agricultores (*). Esse congresso teve lugar no castelo Koberwitz perto de Wroclaw/Breslau, que hoje abriga a prefeitura de Kobierzyce, Polônia.
O impulso da Agricultura Biodinâmica, sendo uno com a Antroposofia, tem como conseqüência natural da renovação do manejo agrícola, o sanar do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano.
Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho da industrialização direcionada à monocultura e da criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.
A Agricultura Biodinâmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual/ética com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmãos humanos.
A Biodinâmica quer lembrar todos os seres humanos que "A agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".
O ponto central da Agricultura Biodinâmica é o ser humano que conclui a criação a partir de suas intenções espirituais baseadas numa verdadeira cognição da natureza. Ele quer transformar sua fazenda ou sítio em um organismo em si, concluso e maximamente diversificado; um organismo do qual a partir de si mesmo for capaz de produzir uma renovação. O sítio natural deve ser elevado a umaespécie de individualidade agrícola"
O fundamento para tal é a integração de todos os elementos ambientais agrícolas, tais como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capões arbustivos, mananciais hídricas e várzeas etc.. Caso o organismo agrícola ordene-se em torno desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e atinge-se a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos.
A partida e a continuidade desse desenvolvimento ascendente da totalidade do organismo/empresa é assegurado pelo manejo biodinâmico dos tratos culturais agrícolas e do uso de preparados apresentados pela primeira vez por Rudolf Steiner durante o Congresso de Pentecostes. Trata-se de preparados que incrementam e dinamizam a capacidade intrínseca da planta a ser produtora de nutrientes, seja por mobilização química, transmutação ou transubstanciação do mineral morto ou por harmonização e adequação na reciclagem das sobras da biomassa produzida. Esses preparados apóiam a planta a ser transmissor, receptor e acumulador do intercâmbio da Terra com o Cosmo.
Adubar na biodinâmica significa, portanto, aviventar ou vivificar o solo e não simplesmente fornecer nutrientes para as plantas. A grande preocupação que devemos ter é o que fazer para que isso aconteça. Nesse caso é possível abster-se de muito do que hoje em dia parece ser imprescindível. Na Agricultura Biodinâmica não se usam adubos nitrogenados minerais, pesticidas sintéticos, herbicidas, hormônios de crescimento, etc. A concepção do melhoramento biodinâmico dos cultivares ou das raças está em irrestrita oposição à tecnologia transgênica. A ração para os animais é produzida no próprio sítio ou fazenda e a quantidade dos animais mantidos está em relação com a capacidade natural da área ocupada.
O agricultor biodinâmico está empenhado em fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo pode responsabilizar-se, a saber, o que serve ao desenvolvimento duradouro da "individualidade agrícola". Isso inclui o cultivo e a seleção das suas próprias sementes, como também a adaptação e a seleção própria de raças de animais. Além disso, significa uma orientação renovada na pesquisa, consultoria e formação profissional.
O agricultor biodinâmico aprende, dentro do processo de trabalho, a ser ele mesmo um pesquisador, aprende a participar e transmitir sua experiência a outros e a estabelecer dentro do seu estabelecimento um local de formação profissionalizante para gerações vindouras.
Uma renovação desta natureza desperta o interesse das pessoas que vivem nas cidades. Elas ligam-se com esta ou aquela fazenda ou sítio, apóiam e ajudam como podem, tornando-se fieis fregueses. Elas colaboram na formação de mercados regionais tornando-se associados solidários mútuos. Há iniciativas novas de importância fundamental em toda parte para que a agricultura possa enfrentar com sua autonomia regional a globalização do mercado mundial. Agricultura não é somente profissão para ganhar dinheiro, mas é principalmente encargo de vida, é vocação.
Em mais de 50 países a Agricultura Biodinâmica é praticada ao serviço do cultivo do meio ambiente e alimentação saudável do ser humano. No mundo inteiro os produtos biodinâmicos são uniformemente comercializados sob a marca DEMÉTER. A marca DEMÉTER garante uma cultura agrícola baseada em medidas novas nos campos culturais/espirituais, políticos/legais, econômicos e ecológicos.
Para o desenvolvimento da agricultura e da cultura em geral no Brasil será de maior significação, achar personalidades suficientes que tenham a coragem e a força de iniciativa de se colocar ao serviço dessa renovação da agricultura.
(*) Steiner, R. Fundamentos da Agricultura Biodinâmica. 8 palestras dadas en Korberwitz, 7-16/6/1924, GA (Gesamtausgabe, catálogo geral) 327. Trad. Gerard Bannwart. São Paulo: Editora Antroposófica, 1993.
Fonte: http://www.sab.org.br/portal/agricultura-biodinamica/45-o-que-e-a-agricultura-biodinamica

Comentários