COMO IDENTIFICAR UMA SEITA E CAIR FORA PARA NUNCA MAIS VOLTAR ?

not_arquivo_1413767723

Como identificar uma seita?

Por Isaias Costa

Li no livro “Além de Osho”, do Jorge Blaschke, uma explicação bem interessante para um tema que muitos não gostam nem de tocar, porque sempre bate de frente com muita gente, as religiões, seitas e suas preces.
Muita gente tem dificuldade de entender o que é uma seita, e confundem com religião. Uma não tem nada a ver com a outra, e a explicação dada nesse livro é simplesmente espetacular. Veja só…
“Segundo Daniel Goleman, autor do livro Inteligência Emocional, entende-se como seita aquele grupo no qual há:
– Vaidade;
– Busca de poder e protagonismo dos seus representantes;
– perguntas que não podem ser feitas;
– segredos em círculos internos que são cuidadosamente guardados;
– imitadores do líder do grupo;
– e que caminham com ele, vestem-se como ele, falam como ele etc;
– um pensamento coletivo comum a todos e ninguém oferece nenhum alternativa;
– um escolhido;
– não há outra via a não ser a exposta pelo grupo;
– sintomas de fanatismo pelo líder, pelo grupo e pela via a seguir;
– um trato comum para todos;
– os ensinamentos estão programados;
– exige-se uma prova de lealdade fazendo algo;
– a imagem do grupo, exteriormente, é distinta daquela praticada no interior;
– tem-se uma visão singular do mundo para explicar todas as coisas e estão desqualificadas as explicações alternativas;
– não existe o humor;
– estão proibidas as irreverências.
****************
Vou ser bem sincero com você meu amigo leitor. Quando eu li essas palavras minha reação foi: “Vixe, meu Deus!”.
Será que ainda existe alguma religião na atualidade que não tenha algumas dessas características ou praticamente todas elas juntas?
Pelo fato de estarmos no ocidente, essas características se tornam ainda mais evidentes, a começar pela VAIDADE. Nessa hora, sempre lembro as sábias palavras do livro do Eclesiastes: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade…”.
Todos esses pontos podem ser resumidos em uma única palavra: EGO. Por quê? Vou explicar.
A vaidade faz parte das pessoas que se deixam dominar pelo ego, assim como o desejo de ter poder, ter segredos, imitações, idolatrias, hierarquias, subserviências, seriedade demais etc. etc.
O contrário de tudo isso são os ensinamentos do mestre Jesus Cristo e tantos outros mestres que pisaram esse planeta. A LIBERDADE.
Quanto mais liberdade uma pessoa possui, mais ela se torna autêntica, verdadeiramente forte e poderosa e menos o ego tem influência sobre a sua vida.
A espiritualidade mais profunda leva você a ficar de fora de tudo aquilo que carregue esses pontos citados pelo Daniel Goleman, porém, é preciso ter CONSCIÊNCIA para se aprofundar nessa espiritualidade, e bastante coragem também, porque quem embarca nessa acaba saindo das massas, acaba se tornando um estranho, acaba sendo chamado de “louco” pelos outros. Você está disposto a pagar o preço pela conquista da liberdade?
Num primeiro momento é sempre assim. Ao buscar a liberdade e a autenticidade, todos aqueles que conviviam com você vão se afastar, vão lhe achar uma ameaça. E você precisa aprender a lidar bem com a solidão. Você consegue?
Conseguindo superar esse primeiro passo, pouco a pouco você começará a atrair pessoas que pensam e vibram de forma parecida com você, e dentro de pouco tempo um novo círculo de amizades é criado, com pessoas mais conscientes e livres.
É assim que acontece em todos os lugares desse planeta! Foi assim que aconteceu comigo. Até já falei isso em outros textos, já fui sim um rapaz religioso, mas minha busca pelo autoconhecimento me fez descobrir que não estava em uma religião, mas em uma seita, porque pelo menos 80% desses pontos citados acontecia. Como sou bastante esperto, decidi “cair fora” pra nunca mais voltar!
Esse texto é para lhe dar um chacoalhão no bom sentido. Será que você também não está inserido em uma seita e nem percebe?
Só a título de informação. O significado de seita é partição, separação, ou seja, seita é aquilo que separa, que gera dualidades, que afasta você do seu eu maior, da sua essência divina.
Religião, religiosidade e espiritualidade são bem diferentes de seita.
Busque o autoconhecimento. Se aprofunde nessa busca e você pouco a pouco vai se conectar com o seu eu maior, com o Deus que existe dentro de você, e nessa hora, acredite! Nenhuma seita será necessária…

Fonte:https://paralemdoagora.wordpress.com/2016/01/06/como-identificar-uma-seita/

not_arquivo_1413767723

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA