ANDROGINIA: A BRINCADEIRA VISUAL



Thumbnail image for davidbowie.jpg 
David Bowie: o "camaleão do rock".

ANDROGINIA: A BRINCADEIRA VISUAL

O que pensar quando você se depara com uma pessoa que não dá pra definir o gênero. Isto é possível. É uma “consequência dos tempos modernos”. É um novo híbrido da humanidade. Vamos às respostas de tudo (ou quase) que podemos saber de androginia!
De acordo com o dicionário online de português, andrógina é uma pessoa que apresenta características femininas e masculinas. Portanto, podemos dizer que o indivíduo classificado como tal pode ser de difícil classificação sexual. Tracemos uma linha do tempo. Provavelmente você sabe, ou já ouviu falar sobre como os anos 80 foram marcantes no quesito cultura. Vamos relembrar alguns ícones que trouxeram à tona o termo.
Thumbnail image for bill-kaulitz-12.jpg 
Bill Kaulitz é vocalista da banda Tokio Hotel
Thumbnail image for AnnieLenox.jpg 
Annie Lennox foi vocalista da banda Eurythmics.
Thumbnail image for boygeorge.jpg 
Boy George no auge do sucesso na banda Culture Club.
Thumbnail image for gracejones.jpg 
Grace Jones reinventou seu estilo musical e figurino.
Boy George, ex-integrante do grupo Culture Club, teve o auge do sucesso na década de 80. Tanto seu estilo musical new wave, quanto sua maneira eclética e pouco usual de se caracterizar foram (e são) suas maiores marcas. O cantor se apresentava com maquiagem tipicamente femininas e roupas que passeavam pelos dois armários.
Thumbnail image for prince-891228150.jpg 
Prince é reconhecido como ícone pop.
Depois dele (ou não exatamente nesta ordem), temos, no mesmo período, nomes como Prince, Grace Jones e Annie Lennox. Mas qual poderia ser o intuito em se tornar andrógino. Sinceramente, não acho que deva haver um motivo, mas o que eu sei é que causa impacto. Essa “brincadeira visual” nos faz repensar conceitos e paradigmas tão incrustados em nossa cultura enquanto humanidade.
Thumbnail image for dk1.jpg Conheça os Drag Kings.
No entanto, ser andrógino não significa, automaticamente, homossexualidade. Um termo não se refere a outro, porém, culturalmente atribuímos as características visuais a uma opção sexual. Isto, na verdade vem de nossa criação, aquela velha separação de gênero: meninas usam vestido rosa e meninos, camiseta azul. Hoje em dia não dá mais pra se apegar tanto a isso. Bom ou ruim, talvez um olhar mais atento nos faça sair do “casulo do conforto” e saber interpretar e respeitarmos uns aos outros. Big deal!
Thumbnail image for Hijras.jpg 
As Hijras são reconhecidas como "o terceiro gênero"na Índia.

Fonte:
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/nati_nogueira/2015/06/androginia-a-brincadeira-visual.html#ixzz3wlfspjM1 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook


Thumbnail image for davidbowie.jpg

Comentários