A VIRTUALIZAÇÃO POR DUAS FACES

matrix.jpg

A VIRTUALIZAÇÃO POR DUAS FACES

Mais uma vez, permito-me a falar sobre as redes sociais e seu papel na sociedade contemporânea. Desta vez, no entanto, partirei para a visão apocalíptica de Jean Baudrillard, em contrapartida com, o integralista, Pierry Lévy. Ambos os autores, em ocasiões que se cruzam, questionaram sobre a comunicação no período da virtualização. No início dos anos 90, a internet começaria o seu boom. A ideia de que cada pessoa poderia ter um microcomputador dentro de sua casa elevou a sociedade a uma nova concepção de informação, tempo e espaço. De acordo com Baudrillard, a interação por meio da internet estaria a provocar a desertificação do espaço físico, o chamado real e, mudando a percepção biológica do tempo.
Jean baudrillard.jpg
Para comprovar o que afirmava o teórico ainda apontou a mudança do comportamento das pessoas em relação à informação: os significados e significantes passaram a tomar rumos diferentes o que, segundo ele, provocaria e provoca o fim do conhecimento genuíno e o início das sabedorias superficiais. “Pois onde pensamos que a informação produz sentido é o oposto que se verifica. (...) Assim a informação dissolve o social num espécie de nebulosa voltada não a um aumento de inovação, mas muito pelo contrário, à entropia total.” (Baudrillard, Jean, 1982).
Levy.jpg
Em contrapartida, Pierry Lévy acredita, não no fim do sentido, mas da criação de um novo. O filósofo defende que a virtualização corresponde a um novo modo de interação e tão eficaz para a construção de sentido e, consequentemente, conhecimento, que futuraliza a evolução social. A visão integralista de Lévy gera a construção do saber coletivo, o cérebro global.
cyberspace.jpg
Lévy afirma que o real é apenas uma repetição do existente e o virtual é a realização de uma possibilidade num espaço paralelo. Além de julgar o novo meio cheio de possibilidade, ele ainda inclui as movimentações econômicas como área grandemente influenciada e influenciadora da construção de novos sentidos, significados e significantes. Após conhecer as duas linhas de pensamento, estudiosos da área da comunicação partem para uma visão positiva e também negativa da evolução das tecnologias da informação. No entanto, por se tratar do tempo real, nos resta questionar a realidade pela qual estamos passando e entender as essências de todas as vertentes possíveis para melhor se posicionar.

Fonte:
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/nati_nogueira/2014/04/a-virtualizacao-por-duas-faces.html#ixzz3wlgvM8vP 


matrix.jpg

Comentários