A ORIGEM DO UNIVERSO



A Origem do Universo



O homem é um ser que está sempre buscando por respostas para tudo e uma das perguntas mais enigmáticas que a humanidade formulou foi: “Qual é a origem do universo?”. Para se ter uma ideia esse tema é tão intrincado que até hoje gera discussões e debates a respeito das teorias.
Foram feitas muitas pesquisas para tentar explicar o fenômeno que deu origem ao universo, trata-se de um tema que desperta a curiosidade de muitas pessoas desde os tempos mais remotos.
Saiba Mais
Saiba Mais
A diferença é que se antes as pessoas apenas podiam olhar para o céu para se fazer essa pergunta agora a humanidade conta com conhecimento e equipamentos que podem ajudar a desvendar esse mistério. Ao longo desse texto falaremos um pouco sobre a polêmica e também sobre as teorias de origem do universo.

A Polêmica

Esse tema além de curiosidade também desperta muita polêmica, pois existe o debate entre a religião e a ciência. Se para os cientistas o universo é fruto do Big Bang (uma explosão que teria dado origem a tudo) para os religiosos mais conservadores trata-se de apenas uma criação de Deus.
A discussão aborda muita polêmica, envolve conceitos religiosos e científicos num grande debate. Há algum tempo está sendo ensaiado um meio termo entre a religião e a ciência embora ainda não exista definitivamente um terceiro caminho entre a Ciência e a Criação Divina.

Teoria do Big Bang – A Mais Aceita

A explicação científica mais aceita até os dias de hoje é a da Teoria do Big Bang (em português o nome dessa teoria é Grande Explosão). Em parte essa teoria está apoiada teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e também nos estudos realizados pelos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972).
O grande feito dos astrônomos foi demonstrar que o universo não é estático e que está sempre se expandindo. Dessa forma as galáxias estão sempre se afastando uma das outras. Isso permitiu chegar a conclusão que num passado bem distante as galáxias estavam mais próximas e podiam até mesmo formar um único ponto.
O anúncio dessa teoria foi feita no ano de 1948 pelo russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e também pelo padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Os dois afirmaram que o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica que teria acontecido, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás.
Esse termo explosão é empregado como uma grande liberação de energia que criou o espaço-tempo. Antes de acontecer essa explosão havia apenas uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos e com velocidade próximas a da luz.
Houve então as primeiras partículas pesadas (prótons e nêutrons) que se associaram para formar os núcleos de átomos leves como o hélio, o lítio e o hidrogênio. Esses são os principais elementos químicos do universo.

A Origem das Galáxias

Quando o universo se expandiu ele passou a se resfriar que passou da cor violeta a amarela, depois ficou laranja e terminou vermelha. Mais ou menos 1 milhão de anos depois do estágio inicial a matéria e a radiação luminosa se separaram e o universo ficou transparente.
Com essa transparência e a união dos elétrons aos núcleos atômicos a luz passou a viajar livremente. Depois de mais ou menos 1 bilhão de anos após o Big Bang os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.
Essa explicação é a mais aceita para a formação do universo e das galáxias. Apesar de ser largamente aceita por muitos cientistas essa teoria é contestada por alguns pesquisadores. Assim chegamos à conclusão de que o mistério sobre a origem do universo pode não estar totalmente solucionado.
Entenda Melhor
Entenda Melhor

O Pequeno Erro da Teoria do Big Bang

Conheça agora o pequeno erro da Teoria do Big Bang que tanto incômoda os pesquisadores que discordam do que ela diz.
Para ilustrar essa situação imagine que toda a matéria do universo está junta sob a forma de um único elemento que pode ser um átomo do tamanho de uma bala de canhão. Em seguida imagine a explosão que é defendida pelo Big Bang numa experiência com a bala de canhão que descrevemos acima.
A bala acabaria saindo numa explosão em direção ao céu numa linha vertical. Essa bala sairia numa velocidade inicial bem grande e aos poucos iria perdendo a sua velocidade devido a gravidade. A velocidade seria reduzida até que ela parasse e voltasse ao seu ponto inicial, o Big-Crunch. Essa é basicamente a teoria do Big Bang.
Através dessa experiência descrita com a bala de canhão é possível verificar que a velocidade inicial da matéria era maior do que a final. No caso não contarmos a força da gravidade precisaríamos contar com a inércia. Assim sendo a bala teria velocidade igual para sempre e na mesma direção, um pequeno erro na teoria do Big-Bang.
Ainda para tornar o cenário da Teoria do Big Bang mais complicado os cientistas descobriram que o universo está em expansão acelerada. Isso quer dizer que nem a velocidade final da matéria é menor que a inicial e nem mesmo constante, a inércia.

Isso gerou uma crise no Big-Bang e também no Big-Crunch e os físicos estão tentando solucionar o problema da velocidade final da expansão do universo ser maior do que a velocidade inicial, ou seja, acelerada.


A História do Mundo em Duas Horas(VÍDEO HD)






Anaxágoras

Confira agora o que Anaxágoras dizia no período pós separação das coisas que estavam juntas num período inicial do movimento universal:
“Como estas coisas giram e são separadas pela força e pela velocidade. E a força produz a velocidade. A sua velocidade, contudo, não se compara à velocidade de nenhuma das coisas que existem agora entre os homens, pois é muito mais rápida. Também sobre toda a revolução tem o Espírito poder, foi ele quem deu o impulso a esta revolução. E esta revolução moveu-se em um pequeno começo; agora estende-se mais e estender-se-á ainda mais.”

Anaxágoras foi um sábio que escreveu isso há mais de dois mil e quinhentos anos antes muito antes dos conceitos dos físicos atuais. De acordo com esse texto todas as coisas estavam juntas e em aceleração constante.


Big Bang: A Origem do Universo(VÍDEO)




A Origem do Universo-Stephen Hawking(VÍDEO)






Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/natureza/a-origem-do-universo






Comentários