VIAGEM A MARTE PODE LEVAR A DANOS CEREBRAIS IRREVERSÍVEIS

Pixbay - Licença: CC0 Public Domain.

Viagem a Marte pode levar a danos cerebrais irreversíveis.


Milhares de pessoas já manifestaram o desejo de ir à Marte. Com avanço da tecnologia, surgiu a possibilidade deste sonho ser realizado em breve. Se depender da organizaçãoMars One, por exemplo, um grupo pessoas deverá ter a oportunidade de visitar o  "Planeta Vermelho" em 2022. Leia mais sobre esse projeto, aqui.

Mas há muitas coisas que precisam ser levadas em consideração antes deixar o planeta Terra. De acordo com informações da 'BBC', a viagem a Marte pode causar danos no cérebro. A reportagem cita um estudo da Universidade da Califórnia, divulgado na revista Science Advances, que sugere que a longa exposição a raios cósmicos pode causar danos significativos ao sistema nervoso central, resultando em sequelas semelhantes às sofridas por pessoas com demência. "Isso não é uma boa notícia para os astronautas que poderão ser escolhidos uma missão a Marte. Déficits de memória e a diminuição de atividades cerebrais, por exemplo, poderão afetar partes críticas da missão. E a exposição às partículas poderá provocar problemas cognitivos para o resto da vida", afirma Charles Limoli, coordenador do estudo.

Sobre raios cósmicos.

Raios cósmicos são formados por partículas de alta energia originadas no espaço e que viajam quase que na velocidade da luz. Cientistas acreditam que uma viagem a Marte, distante cerca de 226 milhões de quilômetros da Terra, duraria pelo menos nove meses. E os danos cerebrais poderiam ocorrer já durante a viagem.

Ida do homem a Marte é questão de tempo

Proteção impossível.

A equipe de Limoli fez testes com ratos, submetendo-os a sessões de irradiação num laboratório da Agência Espacial Americana (NASA) especializado em estudos com raios cósmicos.

A exposição a determinadas partículas resultou em inflamações no cérebro que dificultaram a transmissão de sinais pelos neurônios. Tomografias computadorizadas mostraram que a rede de comunicação cerebral foi prejudicada por danos a células nervosas chamadas dendritos - alterações que contribuíram para a redução de desempenho dos ratos em atividades ligadas ao conhecimento e à memória.

Tipos semelhantes de disfunções cognitivas são comuns em pacientes com câncer de cérebro que receberam tratamentos à base de radiação de prótons.

Segundo Limoli, defeitos cognitivos nos astronautas demorariam meses para se manifestar, mas o tempo de viagem para Marte seria suficiente para isso. O cientista ressaltou ainda que, embora os astronautas trabalhando na Estação Espacial Internacional por longos períodos também sejam atingidos por raios cósmicos, a intensidade do "bombardeio" é menor e eles ainda contam com um pouco de proteção da magnetosfera terrestre.


Nasa quer entender efeitos da radiação em astronautas.

O estudo da Universidade da Califórnia faz parte de um programa da Nasa que procura entender os efeitos da radiação espacial em astronautas e possíveis maneiras de mitigá-los.

Limoli sugere que a cápsula que levará os astronautas à Marte tenha escudos de proteção contra radiação mais reforçados em áreas usadas para descansar e dormir. No entanto, não existe proteção total contra as partículas.

Outra solução podem ser tratamentos preventivos para os astronautas, incluindo o uso de novas drogas. "Mas as pesquisas ainda estão em desenvolvimento", explica o cientista.

Com informações da BBC.

Fonte:http://www.momentoverdadeiro.com/2015/05/viagem-marte-pode-levar-a-danos-cerebrais-irreversiveis.html?

Pixbay - Licença: CC0 Public Domain.

Comentários