SUPERLATIVA : MÃE DE SEIS FILHOS,EXECUTIVA ADOTA RAPAZ DE 23 ANOS


Arquivo Pessoal

Superlativa: mãe de seis filhos, executiva adota rapaz de 23 anos


Ela sempre carregou os filhos pelo mundo, mesmo em viagens a trabalho como executiva da indústria farmacêutica e, ultimamente, como sócia de um ateliê de alta-costura. "Até para as crianças entenderam a minha ausência em vários momentos", explica Alexandra Fructuoso, 48 anos, mãe de sete filhos.

São quatro naturais, dois postiços (fruto do primeiro casamento do marido, o empresário Roberto Guttmann, que ficaram morando com o novo casal após a separação dele) e o último adotado há quatro anos, quando era um jovem de 23 anos.
A prole numerosa enche de barulho, compromissos, preocupações e alegrias a vida desta portuguesa radicada há quase três décadas no Brasil. A executiva que transita entre mundos tão distintos quanto a moda e o ramo de medicamentos também se colocou desafios superlativos no ambiente doméstico.
"Vim para o Brasil aos 19 anos estudar, me formei aos 24 e estou com meu marido, desde essa época. Ele tinha dois filhos, que veio com o pacote. Eles ficaram com a gente, graças a Deus", conta. "Tenho os postiços [filhos] no coração, como se fossem meus. Troquei fralda, vi crescer."

ADOÇÃO TARDIA

O casal que colocou no mundo outras quatro crianças decidiu adotar mais um, o universitário André, 27, que atualmente mora em Milão, e não vai conseguir passar o Dia das Mães em família.
Neste domingo, Alexandra vai reunir no almoço em São Paulo os quatro caçulas: Lian, 9, Alissa, 10, Isabella, 14, e Rafael, 17. No jantar, juntam-se os dois mais velhos, Vicky, 29, e Maurice, 26.
"Somos todos muitos próximos. Maurice ainda mora com a gente e a Vicky se muda para nossa casa nos fins de semana com o marido e os filhos. Fizemos até um puxadinho aqui para acolhê-los."
A mãe e madrasta vai declinando os nomes e histórias sem fazer distinção. Rainha desse lar bem agitado, Alexandra já se habituou aos chamados de vovó. "Tenho dois netinhos postiços, o Leo e o Davi", diz ela, referindo-se aos filhos da primogênita.
"É um privilégio conviver de perto com com esta mulher tão especial, que chamo de Drasta e a quem desejo um feliz Dia das Mães", diz Vicky. "E a vovó Lê é a mais divertida: dança, canta e alegra nossos dias. Dedicada e cativante, desde pequena ela me conquistou em cada fase de um jeito diferente. O coração da Alexandra aperta de tantos que lá cabem."
E dá-lhe jogo de cintura para administrar demandas de filhos adultos, adolescentes e crianças. "A palavra que mais se ouve lá em casa é mãe", brinca Alexandra.
Alissa, a caçula das meninas, causou espanto na escola ao fazer um desenho da família reunida, após a chegada de André, o mais novo membro. "A professora não entendeu aquele irmão a mais e ainda por cima já grande", conta Alexandra, feliz de ver como o filho adotivo foi se incorporando à família e aos afetos.
"Os pequenos aceitaram numa boa. Os mais velhos, no começo, se ressentiram um pouco. Claro, era mais alguém para dividir a atenção do pai, da madrasta. Estamos todos nos adaptando." Respeito é a chave do processo. "Como Alexandra sempre soube respeitar a nossa vontade, nada mais justo do que retribuir e respeitar a decisão dela", resume Vicky.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/redesocial/2015/05/1626854-superlativa-mae-de-seis-filhos-executiva-adota-rapaz-de-23-anos.shtml

Comentários