AÇÃO CORRETA E O RESULTADO DE NOSSAS AÇÕES : SIGNIFICA KARMA EM SÂNCRITO


Ação Correta

A palavra karma em sânscrito significa ação. O significado também inclui os resultados de nossas ações. A ação no budismo é tripla - ação do corpo, da fala e da mente. Pensar já é ação; fala é ação e movimento corporal é ação. O que você produz em termos de pensamento, fala e ação é a sua continuação, o seu karma. A dissolução deste corpo não afeta a sua continuação. Em cada momento estamos produzindo os três tipos de ação: pensamento, fala e ação física. Nossas ações terão um efeito sobre nós e sobre o mundo. Seu karma pode garantir uma continuação mais bela e melhor. Se nós soubermos como lidar com o nosso pensamento, fala e ação, vamos continuar a criar a felicidade no mundo, mesmo quando o nosso corpo não estiver mais presente na sua forma atual.

Pensar é o primeiro tipo de ação. Pensamento pode afetar o mundo. Se você pensar de forma errada, o mundo vai sofrer e você vai sofrer também. Então, você tem que praticar o pensamento correto.

Pensamentos em linha com o Pensamento Correto expressam elementos de não-discriminação, interser, compreensão, perdão e compaixão. Tais pensamentos terão um efeito imediato sobre você, sua saúde, sua mente e o mundo. Ao produzir um pensamento correto você pode curar a si mesmo, a seu corpo e a sua mente. Se o seu pensamento é errado, ele destrói seu corpo e sua mente. É muito importante aprender a produzir um pensamento de compaixão, perdão, compreensão e não discriminação. O Pensamento Correto pode curá-lo e curar o mundo.

A fala também pode mudar o mundo. Se somos capazes de dizer ou escrever algo em linha com a compaixão, a compreensão, a não discriminação, a inclusão, nos sentimos maravilhosos em nosso corpo e em nossa mente. Esse tipo de expressão terá um efeito de cura. Depois de ter sido capaz de dizer algo amável, cheio de perdão e compassivo, você se sente muito melhor. Quando escreve uma carta cheia de compaixão e perdão, você se sente muito bem dentro de si mesmo. Apesar da outra pessoa ainda não ter lido, você ainda não mandou a carta, você se sente maravilhoso e liberado imediatamente. A Fala Correta pode curar, pode libertar e ajudar a curar e libertar as outras pessoas no mundo. A fala é a segunda forma de ação.

A terceira forma de ação é a ação corporal. Se você faz algo que suporta, protege, consola ou salva alguém, você se sente maravilhoso por dentro. Você sente o efeito imediato. Tripla ação envolve corpo, fala e mente.

Com a visão da interexistência, não eu e não-dualidade, nosso pensamento terá a chance de ser o Pensamento Correto, nossas palavras terão a chance de ser a Fala Correta, e nossa ação terá a chance de ser Ação Correta. Cada pensamento, cada palavra, cada ato nosso leva a nossa assinatura. Nosso karma é a nossa continuação.

Nossas noções de permanência e de aniquilação devem ser superadas para que nós tenhamos a Visão Correta. Visão Correta é a ausência de todos os pontos de vista, incluindo os pontos de vista de permanência e de aniquilação.

Então, se perdemos alguém que estava muito perto de nós e estamos de luto por sua morte, nós temos que olhar novamente. Essa pessoa ainda continua. Podemos fazer alguma coisa para ajudá-la a continuar mais lindamente. Ela ainda está viva dentro de nós e ao nosso redor.

Com a nossa nova maneira de olhar, ainda podemos reconhecê-la por toda parte, da mesma forma que reconhecemos uma nuvem na xícara de chá. Quando você bebe sua xícara de chá com atenção e concentração, você pode ter o insight de que a nuvem está em seu chá, muito perto. Você nunca a perdeu. Ela ainda está viva, muito perto de você. Ela pode estar em uma nova forma, diferente da que era no passado. Esse é o tipo de visão que devemos ter para superar a dor. Nós pensamos que a perdemos. Mas ela não morreu, ela não desapareceu. Ela continua em sua nova forma. E nós temos que praticar o olhar em profundidade para reconhecer sua continuação e apoiar isso. Ao produzirmos o Pensamento Correto, a Fala Correta e a Ação Correta, podemos apoiá-la. "Querida, eu sei que você está presente de alguma forma, muito real para mim. Estou respirando por você. Estou olhando em volta por você. Desfruto da vida por você. E eu sei que você ainda está presente muito perto de mim e que você está em mim". Desta forma, podemos transformar nosso sofrimento e nos sentir muito melhor.

Se você tem a visão da interexistência, o que você pensar vai ser o Pensamento Correto, o que você disser será a Fala Correta, e que você fizer será Ação Correta. Vai ser muito fácil para você  escolher o tipo de meio de vida que possa expressar compaixão e compreensão. Você sabe como fazer bom uso do seu tempo para transformar o sofrimento em felicidade e ajudar as pessoas.

Karma é como uma conta poupança onde você deposita o seu pensamento, fala e ação. Sua ação continua sempre, mesmo após a dissolução deste corpo. O pensar, o falar e o agir é o que fazemos todos os dias.

Nós podemos oferecer o nosso pensamento, a nossa fala, e nossas ações para o mundo. Essa é a nossa contribuição individual para a cura global e uma ética global. É possível oferecer o melhor tipo de pensamento, o melhor tipo de fala e o melhor tipo de ação; esses são os nossos produtos, a nossa continuação. Eles não vão ser perdidos. Eles continuarão no cosmos. Os efeitos do nosso pensamento, fala e ação vão continuar se este corpo ainda estiver aqui ou se já tiver se desintegrado.

O Buda quer que nós prestemos atenção a cada um dos três tipos de ação, por isso cada um é uma categoria do Nobre Caminho Óctuplo. A Ação Correta refere-se particularmente a ação corporal correta. Pensar e falar são listados separadamente. Ação corporal Correta traz alívio, apoio, proteção e salva a vida de pessoas, animais, plantas e minerais. Ação Correta pode ajudar a proteger o meio ambiente e reverter o processo de mudanças climáticas globais. Ação Correta é possível no aqui e agora. Consumir em plena consciência também é ação correta. Ação Correta traz bem-estar assim como ação errada traz mal-estar.

(Do livro de Thich Nhat Hanh - "Good Citzens” - Tradução Leonardo Dobbin)
Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

Caso queira obter esse texto em formato Word clique aqui

Comentários