PARA VOCÊ SER MULHER É...

Para você, ser mulher é...

Perguntamos para mulheres de diferentes ramos e idades o que as insere no universo feminino

MARINA SALLES
07/03/2015
Em 8 de março comemorou-se-se o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data,  relatamos a trajetória de mulheres de diferentes ramos e idades e traz a resposta delas sobre o que significa hoje ser do sexo feminino. Confira os depoimentos:
Cristina Palmaka assumiu a presidência da SAP Brasil, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de gestão, em outubro de  2013. Desde então, lidera mais de 1.500 funcionários e aproximadamente 4.500 clientes. Mãe e executiva, faz de tudo para dedicar seus momentos livres integralmente à família.
"Ser mulher é maravilhoso! Desempenhar todos os nossos papéis é um desafio enorme, mas traz muita satisfação e nos motiva a fazer cada vez mais. Gosto dessa nossa capacidade de ser, ao mesmo tempo, firme e sensível, focada e multitarefa; saber falar e saber ouvir. Enfim, estar preparada para os dias de hoje, que exigem pessoas mais flexíveis e abertas às transformações."
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)

 

Maíra Fernandes é advogada criminalista e no início da carreira chegou a defender uma moça que foi algemada dentro de um hospital logo após um aborto malsucedido. O mestrado sobre legalização da prostituição também não foi feito ao acaso. Até hoje, Maíra defende o direito de homens e mulheres encarcerados e acredita no poder deles de passar por mudanças.
"Considero que ser mulher é conciliar força e sensibilidade. Desdobrar-se em mil, superar-se e reinventar-se. Não temer desafios, enxergar as belezas e sutilezas da vida. Conquistar seu espaço e lutar, permanentemente, por igualdade."
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 

Clara Averbuck é autora do livro Máquina de pinball, que conta a história de Camila, uma garota com atitudes consideradas repreensíveis em pleno século XXI. Camila, alter ego de Clara, é adepta do sexo casual, usa drogas e bebe. E nem por isso é uma menina que deixa de perseguir o amor, como a própria autora descreve a personagem em seu blog.

"Para mim, ser mulher é ter de se impor o tempo inteiro, ter de lutar por direitos básicos, por salários iguais, ter de provar o tempo todo que é competente no que faz. É ter de exigir respeito a todas as horas do dia e da noite, é ter de viver se explicando: por que essa roupa? Por que esse comportamento? Por que você acha que pode ser dona da sua vida, do seu corpo, como você ousa ser sujeito de sua vida? Pois ouso, ousamos e é assim que vai ser. Seguirei lutando para que a percepção da Catarina, minha filha, seja diferente dessa minha num futuro não muito distante."
 

Clara Averbuck (Foto: Arquivo pessoal)

 

Nascida no interior de Minas, Gircilene Castro resolveu investir no ramo da alimentação depois de identificar uma demanda na empresa onde trabalhava. De família humilde, foi conseguindo financiar sua ideia aos poucos e com muito investimento de tempo e trabalho. Em 2007, fundou a Alimex, negócio que oferece para outras empresas alimentação para os funcionários no local de trabalho. As opções vão do lanche da tarde, da manhã, da noite até o almoço e refeições especiais.
"Para mim, ser mulher é acordar de bom humor, agradecer a Deus e fazer as coisas acontecerem. É curtir seus filhos, mesmo depois de um dia difícil, complicado. É saber tomar decisões em tempo recorde para atender seu cliente e fazê-lo feliz. É ser simplesmente você e ter pessoas do bem do seu lado!"
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 
Fundadora e atual diretora da Petite Danse, Nelma Darzi decidiu que podia fazer mais pela comunidade onde vivia. Professora de balé clássico, criou um programa de bolsas de estudos chamado Dançar a Vida. Desde 1999, o projeto atende crianças carentes e revelou alguns talentos que se tornaram bailarinos profissionais.

"Com a minha visão e experiência de vida, posso dizer que ser mulher é ser forte o bastante para enfrentar desafios e dificuldades, buscando sempre respostas para as surpresas que a vida traz. A mulher tem uma força interior muito grande que nos permite ser mãe, trabalhar com competência, superar obstáculos com serenidade, amar e perdoar."
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 
Gladys Mariotto ficou afastada das salas de aula por 19 anos. Seu marido não via razão para ela ter uma carreira ou se dedicar aos estudos. Separada, pegou as apostilas do filho para estudar para o vestibular. A falta de recursos e o deficit de atenção nunca a fizeram desistir. Depois de entrar na faculdade, fez mestrado e doutorado. Criou um método de estudos que acabou se transformando em uma empresa, a Já Entendi. A startup oferece videoaulas para quem, como ela, tem muita vontade de aprender e acredita no poder transformador da educação.

"Ser mulher é muito divertido. É ter o desafio de equilibrar desejos, ambições e possibilidades.
Usufruir do prazer de ser mãe. Ter a possibilidade de ser uma profissional que pode abusar da intuição, pois não há nada mais feminino do que ter incertezas e vontade de arriscar. Isso é realmente divertido."
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 
Nascida no Japão e naturalizada brasileira, Chieko Aoki é fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, nome inspirado na tradução de Aoki do japonês, que significa "árvore azul". A empresa é hoje a quarta maior rede hoteleira do país, e deu à sua fundadora o título de segunda mulher mais importante do Brasil, segundo a Revista Forbes em 2014. Atrás apenas da ex-presidente da Petrobras, Graça Foster.

"Ser mulher é saber se transformar diante das dificuldades da vida. Conhecer o momento certo de avançar e recuar sem nunca se sentir na obrigação de ser uma heroína. Nas batalhas diárias, ela consegue se transformar sempre, sem perder a sua essência."
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 
Bacharel em desenho industrial e especialista em design de produtos, Kellen Ribas tinha o sonho de trabalhar com artesanato em pequenas comunidades. Acabou não ficando por muito tempo no ramo, mas conseguiu juntar a sustentabilidade à inclusão social em outro segmento. Em 2011, fundou com o marido a Cicla Brasil. A última novidade lançada pela empresa é a possibilidade de catadores de lixo registrarem as notas fiscais dos materiais que recolhem em uma plataforma online e vender cotas de crédito para outras companhias. A iniciativa atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Concordo com Simone de Beauvoir quando diz que não se nasce mulher, torna-se mulher. Torno-me mais mulher a cada dia, a cada experiência, a cada luta, a cada conquista. Ser mulher, para mim, é correr atrás dos sonhos, sejam eles quais forem: aprender alguma coisa todo dia, trabalhar, amar, ser mãe ou tentar mudar o mundo! Há seis anos me casei, há quatro eu e meu marido criamos uma empresa social, há um ano e um mês me tornei mãe. Tudo isso me faz cada dia mais forte, cada dia mais mulher.”
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 

Gerente de uma franquia do McDonald’s no Brasil quando tinha só 16 anos, Leila Velez sempre pendeu para a área de gestão. Quando deixou a rede, decidida a ajudar uma amiga que queria montar um salão na Tijuca, aceitou até ser cobaia para ver o negócio crescer. Além do aprendizado na prática, foi buscar conhecimento na universidade e fez administração, depois MBA e, então, viajou diversas vezes para o exterior em busca de cursos de especialização. Hoje, é uma das sócias da Beleza Natural, empresa conhecida por sua linha completa de produtos para cabelos crespos.

"Ser mulher é saber usar a força da autoestima para hipnotizar a todos com o balançar das madeixas, mas é também lutar nas batalhas do dia a dia pela igualdade entre os sexos. É aceitar o desafio de se equilibrar na tábua fina que boia entre os papéis de mãe, amiga, esposa, namorada, filha, colega e tantos outros."
 

. (Foto: Arte: Giovana de Paula Tarakdjian)
 

Vera Cardim é cirurgiã plástica e transita entre dois universos: o das cirurgias estéticas e de reparação. No seu consultório particular, faz procedimentos como lipos e implantes de silicone, e vai além. Desde 2006, mantém a Facial Anomalies Center (F.A.C.E.), que atende pessoas carentes com problemas de má formação. A maior felicidade dela é poder ver reinseridos na sociedade homens e mulheres que pela aparência diferente sofriam alguma discriminação.

"Para mim, ser mulher é ser alguém que, apesar de ter as mesmas potencialidades do homem, pensa e se emociona de forma distinta. Ambos são capazes de raciocinar e desenvolver talentos, o que os diferencia é seu modo de ver e interpretar sensações e informações. O homem é mais focado e objetivo, é caçador, é provedor. A mulher tem uma percepção mais expandida e é dona de uma pluralidade que lhe permite múltiplos raciocínios simultâneos. No dia em que se consolidar este entendimento, de que somos todos parte de uma unidade maior, e que gêneros diferentes são complementares, e não opostos, teremos, sem dúvida, um mundo melhor."
  

. (Foto: .)



 

Gestora de projetos da Great Place to Work, Angélica Franco vive imersa no universo das carreiras e acredita que apesar de ter suas vantagens, ser mulher ainda é um tremendo desafio. No seu trabalho, vê diariamente que a situação está mudando, e têm esperanças de viver em um mundo de maior igualdade entre os sexos.

"Ser mulher para mim é buscar me desenvolver, aprender e ser feliz a cada dia; lutando sempre. Porque mesmo que me dê ao luxo de não matar insetos, sei que temos muitos desafios. No trabalho, somos nós que precisamos provar que nossas emoções não são sinônimo de fraqueza, mas sim de franqueza! E, honestamente, meu único problema em ser do sexo feminino, é o fato de ainda sofrermos agressões, sejam verbais ou físicas. A violência contra a mulher precisa ser combatida, só é uma pena que essa mudança dependa mais da reflexão e das atitudes do sexo oposto do que de nós mesmas."
 

. (Foto: .)

Fonte:http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/03/para-voce-bser-mulher-eb.html
  

Comentários