MÚMIA DE MONGE BUDISTA É ENCONTRADA DENTRO DE ESTÁTUA DE MIL ANOS



Múmia de monge é encontrada dentro de estátua budista - Divulgação/Museu Drents
Múmia de monge budista é encontrada dentro de estátua de mil anos

Corpo do monge foi mumificado em posição de meditação e seus órgãos foram substituídos por papéis com inscritos em chinês
Restos mumificados de um monge foram encontrados dentro de uma estátua de Buda feita no século XI ou XII. Uma investigação feita com a ajuda de máquinas de tomografia computadorizada e endoscopia desterminou que a múmia é do mestre budista Liuquan, que pertencia à Escola Chinesa de Meditação. Os exames foram realizados no Centro Médico Meander, na Holanda, e o estudo, conduzido por Erik Bruijn, especialista na arte e cultura budista do Museu Drents.

O corpo do monge foi mumificado em posição de meditação, e os testes revelaram que seus órgãos foram removidos e alguns deles, substituídos por rolos de papéis com inscritos em chinês antigo.
Após a verificação, a múmia foi levada para Budapeste, onde ficará em exposição no Museu de História Natural da Hungria até maio.
Além de passar por uma tomografia computadorizada, a múmia de quase mil anos teve pequenas amostras removidas com a ajuda de um aparelho endoscópico. Diversos funcionários do hospital Meander ajudaram na realização dos testes gratuitamente, em seu tempo livre.
A descoberta da múmia é de grande importância arqueológica, já que ela é a única múmia budista chinesa disponível para investigação científica no Ocidente.

Estátua de Buda passa por tomografia computadorizada e endoscopia - Divulgação/Museu Drents


Fonte:http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/mumia-de-monge-budista-encontrada-dentro-de-estatua-de-mil-anos-15415095#ixzz3TVBCLSNl


Comentários