Chan, o Dharma da Natureza
O Chan,ramo do budismo chinês que originou o Zen no Japão, foi uma reação contra o formalismo dogmatico que havia afastado os fiéis da pureza dos ensinamentos originais de Buda.A escola bebe da essência revelada no Sutra do Lótus, em que Sakyamuni segura uma flor sem nada dizer e é compreendido apenas por Mahakasyapa: a luz da verdade é "trivial" e pode ser encontrada ao redor e dentro do homem. Este artigo é uma pequena reflexão recortada do imenso caudal do Chan e não trata da análise doutrinária e nem de um de seus traços mais distintivos, a ideia de iluminação repentina ou satori imediato.
O Chan, “pai e mãe” do Zen japonês, é um dos oito ramos[1] do budismo chinês. Seu nome advém da transliteração da palavra sânscrita Dhyana, que significa “pensar em quietude”, “reparar os pensamentos”. A história do Chan está diretamente ligada à história Shaolin. O Templo Shaolin foi construído pelo imperador Xiaowen em 495 DC entre as montanhas Shaoshi e Songsham, província de Henan. O monge indiano Batuo tornou-se seu primeiro abade e ensinou a seus discípulos o Budismo Theravada.
Anos depois, o monge Bodhidharma chegou ao mosteiro e transmitiu o Mahayana (Grande Veículo). Pragmático, Bodhidharma acreditava que a ênfase da prática não deveria recair sobre as escrituras, mas ser prioritariamente uma experiência existencial exercida no dia-a-dia. Os ensinamentos do patriarca foram a semente que fez florescer o ramo Chan do Budismo chinês transmitido oralmente a seus discípulos e sucessores.
Depois de Huineng, o sexto grão-mestre, a tradição passou a ser ensinada a um maior número de pessoas e o Chan foi dividido em vários ramos, dos quais apenas as escolas Linji e Caodong ainda existem. A idade do ouro do Chan no pensamento chinês cobriu cerca de quatrocentos anos (mais ou menos do século VIII ao século XII.
Um dos traços distintivos do Chan é seu afastamento de uma prática ritualizada e canônica. Tanto o legado de Bodhidharma, como a reforma instigada pelos seguidores de Huineng no século VIII, insistem na necessidade do discípulo priorizar a letra viva, as lições da vida, em detrimento da exegese dos textos sagrados e das práticas devocionais. Estar atento ao chamado da natureza e à comunicação entre suas manifestações telúrica, intersubjetiva e do plano espiritual é a forma de percorrer o “Caminho” do Chan. Mas o credenciamento da experiência rotineira como uma via para o sagrado passa necessariamente por eixos bem consolidados na doutrina, como a insistência no autoaperfeiçoamento e na autoresponsabilidade, a integração no fluxo da natureza, o não-julgamento e o exercício da compaixão.
O Chan não acredita que a iluminação advém de algo externo ao mundo e ao próprio individuo (em linguagem cristã, não é adepto da doutrina da graça). Ela é o resultado de um longo processo que inclui erros e acertos, um aprendizado baseado na livre escolha; neste sentido é uma doutrina humanista, pois cabe unicamente ao sujeito ser seu próprio mestre. A pura e simples crença em Buda não vai levar ninguém à iluminação, nada externo virá salvar o homem, a luz está dentro dele, assim como a seu redor.
Um dos traços do Chan é a forma como trata a questão causal. Ele não é determinista ou fatalista, posto que defende o auto-empoderamento e a autodeterminação, mas, assim como os hinduístas, seus adeptos sustentam que os atos, pensamentos e sentimentos são expressões da mente do homem que, necessariamente, provocarão efeitos adiante.
A ideia parece trivial, mas encerra um ponto chave: o de que nossas vidas são uma obra nossa e de mais ninguém; uma ideia que elimina todo sentimento de vitimização e de transferência de responsabilidade por nossa felicidade e futuro. Não importa se ao executarmos ou pensarmos algo – quer seja bom ou mau – isso seja feito de maneira publica ou privada, seus efeitos virão inexoravelmente. O Chan prescreve a autorregulação moral; uma ética altamente sofisticada e profunda. Nosso maior “ativo” é nosso Eu, se ele estiver em harmonia com o Dharma vamos não só conseguir viver sem negatividade, como expandir esse presente à nossa volta. O Dharma para o Chan significa “natureza”. E estar em harmonia com a natureza aqui significa abstrair o véu de maya e entender que os conceitos de bem e mal são forjados por nossa mente. Estar aberto ao fluxo da vida significa estar atento e se comunicar com todas as suas dimensões exteriores, os outros seres e o mundo natural, e interiores buscando a isonomia entre a energia espiritual, mental e física.Entender o corpo como uma parte sagrada de nosso Eu é um grande legado do Chan que, nesse ponto em particular, sofreu uma influência ainda maior do taoismo e do confucionismo, doutrinas menos formais e mais pragmáticas.
O Chan adota uma postura quase amoral e antidogmática em sua relação com o mundo. Não há praticamente resquício de maniqueísmo: o encontro com um homem mau pode trazer sabedoria, um momento de felicidade pode nos impedir de realizar o ato justo. É também uma doutrina radicalmente iconoclasta; muitas correntes e mestres – em especial nos séculos VIII e IX – chegaram a pregar uma rejeição completa do Buda e dos ensinamentos e estimulavam a critica a seus próprios preceitos: “Se uma pessoa [de tanto meditar] fica com a mente vazia, não vale a pena falar com essa pessoa”, costumava dizer um mestre do século VIII.
Ao contrario de outras religiões que pregam que a sabedoria está no além, para o Chan mundo é um espaço de conhecimento inesgotável que pode estar tanto num sutra como no trabalho de quebrar pedras. A escola prega a integração e a troca amorosa entre o homem e o universo e está centrada no desenvolvimento da virtude; na persistência da prática moral, intelectual e espiritual na vida cotidiana, seja em tempos normais, de alegria ou tristes e confusos.
Um poema Chan do mestre Hsu Yun.
O Coração de Buda
Não é preciso ir e vir como as ondas
A mesma água que vem é a que vai
Não é preciso voltar-se para achar a água
Quando ela flui a seu redor em todas as direções
O coração de Buda e as pessoas do mundo
Onde está a diferença?
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[1] Os outros ramos são o Tiantai o Sanlun, o Faxiang, o Lu , o Jingtu, o Huayan e o Mi.
Artigo por Ana Calazans
Fonte:
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/ordem_no_ruido/2014/02/chan-o-dharma-da-natureza.html#ixzz3OvmhamlW
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