ALTRUISMO - AMAMA

amma-home-1
A beleza e o encanto do amor altruísta e do serviço abnegado não deve desaparecer da face da terra. O mundo deve saber que uma vida de dedicação é possível, que uma vida inspirada pelo amor e serviço à humanidade é possível.
Por detrás de todos os grandes e inesquecíveis eventos encontra-se o coração. O amor e uma atitude altruísta preenchem todas as obras verdadeiramente grandes. Por detrás de qualquer boa causa, vai encontrar alguém que renunciou a tudo e dedica ou dedicou a sua vida a ela.
Filhos, a dúvida e o medo é o que nos afastada verdadeira alegria e imortalidade. No entanto, aquela alegria perdida e esquecida pode ser recuperada, fazendo-se apenas um esforço para ser altruísta. A imortalidade, que é a nossa verdadeira natureza, pode ser redescoberta através da atitude do amor abnegado.
Faça o seu trabalho e desempenhe as suas funções com todo o seu coração. Tente trabalhar desinteressadamente e com amor. Deleite-se em tudo o que fizer. Assim, vai sentir e experimentar a beleza e o amor em todos os tipos de trabalho. O amor e a beleza estão dentro de si. Tente expressa-los através das suas acções e vai poder tocar na sua própria fonte de felicidade.
O serviço altruísta e a recitação do seu mantra são suficientes para atingir a meta. Se estas práticas são escassas, mesmo que faça muita penitência, não será capaz de atingir a libertação. Se faz práticas espirituais sem executar acções altruístas, será como construir uma casa sem portas, ou uma casa sem caminho para entrar. Seja corajoso ! Não se torne ocioso !
Serviço altruísta é uma forma de Sadhana (*)
O serviço abnegado é uma forma de Sadhana. Se considera ter atingido alguma forma de perfeição depois de atingir o Sadhana sentado num lugar, a Amma não vai aceitar isso. Sair para o mundo e fazer serviço abnegado é uma parte muito importante do Sadhana. Se quisermos eliminar os inimigos que se escondem no intimo do coração, temos de servir o Mundo. Só então seremos capazes de avaliar o quanto tem sido eficaz a nossa meditação. Só quando alguém fica fulo connosco, vamos saber se ainda temos raiva de nós mesmos.
O serviço tem de ser visto como Sadhana, e deve ser vista como uma oferta para Deus. Então, se alguém se opõe-se a nós, podemos sentir alguma hostilidade em princípio, mas poderemos livrar-nos dela através da contemplação ? Quem nesta pessoa é o objecto da minha raiva ? Não senti raiva dele porque me considerei ser o corpo? A que mundo ( Espiritual ou Material ) estou a viajar ? Como posso sentir qualquer má vontade em relação a esta pessoa depois de declarar que eu não sou o corpo ou a mente, mas sim o “Atman” (*) ? Deveremos fazer este tipo de auto-exame repetidamente. Eventualmente, vamos parar de sentir raiva de alguém. Vamos sentir remorso, o que irá conduzir-nos ao caminho certo. Não perca nenhuma oportunidade de servir.
Filhos, sabem quais são são as expectativas de Amma para convosco ? Devem ser como o Sol, não como o pirilampo. O pirilampo apenas faz a luz para as suas própria necessidades. Não seja assim. Altruísmo é tudo o que pode desejar. Deve ser aquele que estende as mãos para ajudar os outros, mesmo no momento da sua própria morte. Filhos, não percam uma única oportunidade de servirem os outros. Ninguém deveria ter que esperar pacientemente para receber a nossa ajuda, de acordo com a nossa conveniência. Filhos, uma atitude altruísta irá elevar-nos. Ajudando aos outros estamos, na verdade, ajudando nós mesmos. Por outro lado, cada vez que fazemos uma acção egoísta, estamos prejudicando a nós mesmos.
Não é o Karma deles sofrer ?
Se o Karma de alguém é sofrer, considere o seu Karma ajudá-lo.
 Autora: Amama
(*) – Sadhana – Prática Espiritual
(*) – Atman – Ser Supremo
Fonte:http://portaldobudismo.com/
amma-home-1

Comentários