RISCOS DE ENERGÉTICOS COM CRIANÇAS MENORES DE 6 ANOS

Mais de 2.000 crianças menores de 6 anos foram internadas com problemas cardíacos após consumirem energéticos 

Beber uma lata de energéticos é suficiente para intoxicar crianças com cafeína, alerta um médico.

Nos últimos três anos, mais de 2.000 crianças menores de seis anos de idade foram levadas aos hospitais nos EUA, sofrendo os efeitos das bebidas energéticas amplamente usadas em comemorações festivas.
Seus sintomas incluíam graves problemas em ritmos cardíacos anormais – ou problemas neurológicos, como convulsões e ataques.
O professor Steven Lipshultz, pediatra-chefe do Hospital Infantil de Michigan, em Detroit, disse que a maioria das latas de energéticos contém cafeína suficiente para causar danos potenciais a uma criança.

"A exposição a bebidas energéticas é um problema de saúde", afirmou ele a American Heart Association em uma reunião que ocorreu em Chicago.

"Você normalmente pensa em adolescentes e adultos jovens como mais propensos a beber, mas verificou-se que metade das chamadas de socorro nos EUA foram para crianças menores de seis anos que tomaram, de forma acidental, a bebida”.
Em países do Reino Unido, as bebidas energéticas são obrigadas a ter uma etiqueta de aviso reafirmando que não são adequadas para crianças ou mulheres grávidas. Em alguns locais, é proibido que crianças comprem o produto.
O Dr. Lipshultz afirma: “Os energéticos não têm lugar em dietas pediátricas e qualquer pessoa com problemas cardíacos, neurológicos ou outras condições médicas significativas devem procurar seu médico para ter certeza se é seguro bebê-los”.
Os médicos afirmam que uma criança menor de 12 anos pode ser envenenada se consumir mais que 2,5 mg de cafeína para cada quilo de seu peso corporal.
Cerca de 50 mg ingeridos já é suficiente para envenenar uma criança menor que 6 anos. Os valores são de 80 mg para crianças de 10 anos e 100 mg para de 12 anos.
Uma lata de 500 ml da bebida Monster Energy contém 160 mg, de acordo com o portal britânico DailyMail, o que é bem além dos limites mencionados acima. Uma lata de 250 ml de Red Bull contém 80 mg de cafeína.
Crianças com diabetes ou déficit de atenção e hiperatividade podem ser particularmente prejudicadas, afirmou o Dr. Lipshultz.
Ele ainda salientou que refrigerantes como a Coca-Cola devem ser tomados com moderação por crianças por possuir 32 mg de cafeína.

Fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/4434

Comentários