REFLEXO - LUA SOBRE A ÁGUA - DENG MING-DAO - SABEDORIA TAOISTA


Reflexo


Lua sobre a água.
Sente-se sozinho.
.
Se as águas estiverem plácidas, a Lua será perfeitamente espelhada. Se nos aquietamos, podemos espelhar o divino perfeitamente. Mas, se participamos unicamente das atividades frenéticas dos nossos envolvimentos diários, se buscamos impor nossos próprios esquemas à ordem natural e se nos deixamos absorver por visões autocentradas, a superfície das nossas águas se torna turbulenta. Então, não podemos ser receptivos a Tao.
Não há nenhum esforço que possamos fazer para nos aquietar. A verdadeira quietude vem naturalmente de momentos de solidão, nos quais permitimos que nossas mentes se assentem. Assim como a água busca o seu próprio nível, a mente gravitará rumo ao sagrado. A água turva irá clarear se permitirmos que permaneça imperturbada, assim como a mente se tornará clara se permitirmos que permaneça quieta.
Nem a água nem a lua fazem esforço algum para conseguir um reflexo. Da mesma maneira, a meditação será natural e imediata.

Texto retirado do livro "Tao Meditações Diárias" de Deng Ming-Dao

Comentários:
A meditação consiste em tornar a mente tal qual um lago de águas plácidas. Neste lago é possível olhar o reflexo da lua tal qual é sua imagem real. Se as águas ondularem, o reflexo será deturpado pelas ondulações, e não mais seremos capazes de contemplá-lo tal qual a própria imagem do objeto. Nossas mentes, comumente em estado caótico, deturpam todas as informações que recebem, e para nosso sofrimento, acreditamos que essa visão deturpada corresponde à realidade. O excesso de estímulo causa "ondulações na superfície" da mente não-treinada, de forma que aquietar-se sozinho é uma maneira eficaz de tornar a mente atenta e focada.
Que todos os seres descubram a serenidade da solidão meditativa.

4. Reflexo - Texto sobre Taoísmo, retirado do livro "Tao Meditações Diárias" de Deng Ming-Dao

Comentários