Pular para o conteúdo principal

OS DANOS CAUSADOS PELO PETRÓLEO,COMBUSTÍVEL FÓSSIL

  • Consequências do vazamento do navio 
     
    • Exxon Valdez © Ken Graham / Greenpeace
    Há mais de um século, usamos o petróleo como principal fonte de combustível. Mesmo após sangrentas guerras ao redor do globo, catastróficos acidentes envolvendo as plataformas petrolíferas e estudos que comprovam que a fonte é totalmente poluente e contribui para o aquecimento global, governos continuam investindo brutalmente no “ouro negro”.
    O principal uso do petróleo é no setor de transportes, que contribui diretamente nas emissões de CO2, além de comprometer a saúde da população. No Brasil, a maior fonte de petróleo é o pré – sal, que tem como agravante sua perigosa produção em alto mar. Uma plataforma no meio do oceano está sujeita às intempéries do clima, como ficou claro no acidente da Shell no Alasca em 2013, quando a plataforma Kulluk adernou e encalhou devido ao mau tempo.  
    Outro exemplo que condena a exploração em alto mar é o vazamento de petróleo que pode afetar de maneira irreversível o ecossistema marítimo. Em 1989, o navio Exxon Valdezdespejou 41 milhões de litros de petróleo em uma área de vida selvagem no Alasca (EUA) e, mesmo após 25 anos do acidente, a população local e os animais continuam sofrendo com os danos causados pelo vazamento.
    Investimentos voltados para mobilidade urbana e eficiência energética veicular poderiam reduzir esses impactos. Já é mais do que sabido que o petróleo e outros fósseis podem ser gradualmente substituídos por fontes limpas e renováveis como a energia solar, eólica e a biomassa.
    “Precisamos agir imediatamente. Se não o fizermos agora, vamos pagar um preço muito alto. Este é o nosso mundo e o planeta Terra está sendo destruído. Em nome da prosperidade, devemos deixar o planeta Terra em bom estado ambiental, social e econômico. Temos uma responsabilidade moral e política”, afirma o secretario geral da ONU Ban Ki-moon. 
Fonte:http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/dia-mundial-do-petrleo-algo-a-comemorar/blog/50807/

Comentários