INNAH - A DEUSA DA LUA,A SENHORA DA LUZ


INNAH


A lua, uma divindade que nasce - a única - de uma ação humana – é a manifestação desse espirito que surge partir desse feito, desse olhar humano. 
Não a lua como elemento astrológico, mas a lua como divindade. 
No mito de Adam Marú, a lua aparece como uma força oculta. Até uma geração antes de Adam Marú, o céu está encoberto, escuro, e os homens não viam mais a lua e as estrelas. Algumas existências passaram pela terra sem saber o que era a lua, e seu brilho no céu – e a partir do momento em que Adam Marú faz sua dança e seu canto frente a uma situação trágica, as nuvens se abrem e surge uma esfera luminosa em meio a escuridão dos céus, Innah, a lua. 
Por isso os antigos associaram esse brilho dos céus ao abrir-se os olhos de Inannah. Pode-se dizer que Innah é filha de Inannah com Adam Marú. Esse é um mito que representa a supremacia, a superação do elemento humano alcançando seu ápce. Por isso o conceito de Adam Marú não se refere a uma pessoa e sim a um estado de espitirito que todo ser humano tem em potencial, porque todos descendemos deste estado sublime. E Innah é uma testemuna desse estado sublime, e por isso desperta em nós essa potência.
Innah é a deusa da visão, da clareza e da lucidez, simbolizando a própria iluminação.
O nome “Innah” em ikle, é “senhora”, senhora da luz.

A senhora da luz que nos guia a uma condição existencial mais essencial.
A lua desperta em nós o instinto, e tudo o que o instinto ativa como o mais básico sentido de sobrevivência e de superação do ser humano. E para isso se utiliza de toda espécie de aromas, dos banhos e óleos perfumados.

Innah como divindade é a grande aliada do ser humano, talvez por ser filha da ação humana. É ela quem leva nossos feitos e a nossa arte aos nossos deuses. 
Nossa comunicação com o sagrado se dá pelos aromas, cheiros, óleos perfumados, regidos por Innah.
Também é a partir de Innah que surge o calendário, o tempo da lua que nos liga aos ciclos da vida. E a partir daí, ela é o elemento intermediário entre os homens e as demais divindades.
Os animais de Innah são os lobos e os gatos, pode-se dizer todos os felinos com exceção do leão, que são animais noturnos.
É Innah quem nos concede o sal, um instumento de cura e prazer. Ativa o sabor das coisas e era usado como elemento de cura. E o sal é um presente da lua para os homens, para os seres humanos. Todas as magias com sal são as magias de Innah.
Por conta da historia com Adam Marú, Innah é a deusa que nos ajuda a superar o trágico, as perdas, a desilusão. Até pela ação do tempo. 


Construção do portal de Innah – A Deusa da Lua

Celebração AZIPA – TEMPO DE COLHEITA

Para a Tradição Naví, Innah é a face do Sagrado Feminino que na natureza se expressa através da Lua.
No momento em que o universo vibra o tempo de colher, vamos viver Innah,
A LUA – SEUS CICLOS E SEUS MISTÉRIOS.
O NASCIMENTO DA LUA
O MITO DE ADAM MARÚ
“Conta a tradição naví que Innanah sonhou com toda a criação e é justamente por isso que a criação se fez. Mas os sábios dizem que tudo já foi sonhado e Innanah é conhecedora do início e do fim de tudo. Contam também nosso ancestrais que os olhos de Innanah sempre permanecem fechados, pois ela só se relaciona com o mundo por intermédio de seus sonhos.
Até então, nos primórdios da criação, Innanah nunca havia aberto seus olhos, pois poucas coisas neste mundo são capazes de despertar a comoção de Innanah.
“Um dia, Innanah sonhou com uma noite escura, assim como eram todas as noites antes do surgimento do homem. E Innanah sonhou com um colapso, um tipo de potência destruidora que os deuses produzem para criara a idéia de potência e superação na criação.
Plantas, animais e montanhas foram postas à baixo com a ação deste colapso, eram tempos difíceis onde a criação ainda passava por ajustes. As criaturas da terra sucumbiam ou fugiam dessa força destruidora produzida pelo frio de uma grande e interminável escuridão que consumiu toda a face da terra.
E em meio ao sonho escuro de Innanah, surge uma imagem. Um ser destacado entre todos os seres sonhados por Innanah estava dançando com sua lança ao redor de uma fogueira. Isso chamou a atenção de Innanah e ela assumiu a forma de uma serpente negra e foi falar com aquele animal estranho que se destacava.
“O que está fazendo?” – perguntou Innanah. “Por que está em êxtase diante da escuridão que Innanah trouxe para o mundo?”
O ser estranho olhou nos olhos da serpente e disse: “Estou dançando para os deuses. Perdi toda a minha tribo e toda a minha família pela ação dos deuses. Todos se perderam nesta interminável escuridão e a única coisa que me resta é minha arte.”
“Mas o que é arte?” – perguntou Innanah.
“É a magia que uso para atrair a atenção dos deuses e que faz com que Innanah saia de seu abismo infinito, assuma a forma de uma serpente negra e venha me olhar nos olhos, sabendo que há sobre a face do terreno um ser semelhante a potência divina”
“E o que pensa que é, criatura estranha?”
“Sou apenas uma parte de seu sonho, sou apenas um lampejo breve de seu reflexo, sou um kawaya (guerreiro).”
E neste momento os olhos de Innanah se abriram pela primeira vez e a luz que irradiou foi algo tão grandioso que cegou o guerreiro.
Mas ele continuava a dançar mesmo cego, movendo lindamente sua lança em uma dança.
Comovida diante de tanta beleza, Innanah consagrou o guerreiro, lhe dando um nome: “Por sua beleza e potência se chamará Adam Marú (Homem Céu. Encontrará uma mulher e terá com ela filhos e filhas e os filhos de seus filhos se encontrarão com os deuses e serão como teraf´e sobre a face do terreno. E um dia os filhos dos filhos de seus filhos contarão que um kawaya (guerreiro) fez os olhos de Innanah se abrir.”
E para presentear os adam´e (homens), Innanah retirou o brilho de seu olhar e colocou no céu, dando origem a deusa Innah, para guiar o ser humano em meio a escuridão e para servir-lhe de orientação espiritual. Desde então a força de Innah é dedicada a remover a cegueira do homem.
Innah é filha de Innanah com o primeiro kawaya (guerreiro), muito antes do surgimento de Adam HaNaví. E Adam Marú se tornou um grande guerreiro de seu tempo (mesmo cego) e teve muitos filhos e filhas, antes da ruptura.
EIS O MITO DE ADAM MARÚ, E DO NASCIMENTO DE INNAH, A LUA.”

Fonte:http://tribonavi.wordpress.com/innah-a-lua/

Comentários