ARTE SURREALISTA DE SALVADOR DALI CHEGA A SÃO PAULO

Salvador Dalí. O espectro do sex-appeal, c. 1934. Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.  (Foto: © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, AUTVIS, Brasil.)

Fundació Gala-Salvador Dalí, AUTVIS, Brasil.)

Arte surrealista de Salvador Dalí chega a São Paulo


Mostra sucesso de público no Rio de Janeiro, entra em cartaz no dia 19 de outubro no Instituto Tomie Ohtake


Depois de um grande sucesso no Rio de Janeiro, onde atraiu mais de 978 mil visitas, a mostra Salvador Dalí chega nesta semana a São Paulo. A partir do dia 19 (domingo), o Instituto Tomie Ohtake recebe 218 obras do pintor surrealista - com algumas diferenças em relação à exibição carioca: peças da Fundação Gala-Salvador Dalí e outras do Museu Reina Sofia, de Madri, 
substituem trabalhos do Museu Salvador Dalí, da Flórida.
 
Salvador Dalí. Máxima velocidade da Madona de Rafael, 1954. Museo Reina Sofía, Madrid. © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres. (Foto: © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.)
1954. 
Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.)
 
O acervo conta com 24 pinturas, 135 gravuras e desenhos e quatro filmes, incluindo O cão andaluz, de 1929, co-dirigido 
por Luiz Buñuel. O filme completo, juntamente com A idade 
do ouro (1930), será exibida na íntegra como parte da Mostra Internacional de Cinema e no Museu da Imagem e do Som (MIS), durante a mostra de cinema surrealista programada para dezembro.
 

Outro destaque da mostra são as ilustrações feitas para os clássicos da literatura mundial, como Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol.

A curadoria de Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Gala-Dalí, reúne trabalhos produzidos desde 1920 até os últimos dias do artista, e conta com documentos e livros da biblioteca particular de Dalí para introduzir o público universo fantástico de simbolos e fantasia que fazem parte de sua obra.


Prevendo o sucesso de público, a julgar pela passagem pela capital fluminense e o êxito da exposição anterior, de Yayoy Kusama, a entrada gratuita será controlada por por sistema 

de senhas. A distribuição será de no máximo duas senhas por pessoa, com opção de visitação somente para o dia em que as mesmas forem retiradas em três horários: 11h, 14h e 17h. A última entrada é às 18h.
Salvador Dalí. Composição surrealista com figuras invisíveis, c. 1936. Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.  (Foto: © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.)
 
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech (1904-1989), catalão de Figueres, marcou seu nome na história da arte com imagens de autoria inconfundível e entrou para o mundo pop com seu bigode particular. Uma mostra com 476 obras do pintor, incluindo esculturas como o Rinoceronte, de 1950, 
de 3,5 toneladas, já havia sido exibida no Masp em 1998 
e outra em 1986, com 188 obras.

Fonte:http://gq.globo.com/Cultura/noticia/2014/10/arte-surrealista-de-salvador-dali-chega-sao-paulo.html

Salvador Dalí. Associated Press, Paris. Salvador Dalí ilustra El Quijote, 1956. (Foto:  © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.)
Salvador Dalí. O espectro do sex-appeal, c. 1934. Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.  (Foto: © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, AUTVIS, Brasil.)

Comentários