ANTROPOLOGIA CULTURAL - O MUNDO NO SÉCULO XXI - A GERAÇÃO Z

Antropologia Cultural - O mundo no século XXI - A geração Z

Comentários sobre alguns conceitos do século XXI:


A velocidade em que as mudanças ocorrem no nosso mundo do século XXI é grande, como grande é a rapidez como nos conectamos uns aos outros, não com o intuito de desenvolvermos relacionamentos, mas principalmente para obtermos informações importantes para o nosso dia a dia. Deste momento em que vivemos hoje, surgem alguns conceitos de grandes pensadores para definir a sociedade atual:

1) A Aldeia Global , Herbert Marshal McLuhan - neste conceito percebe-se o progresso tecnológico que torna o planeta como uma aldeia, onde há a possibilidade de se comunicar com qualquer indivíduo que nela exista. Ele destaca que neste conceito o mais importante são as relações entre todas as partes de um todo, procurando  descentralização das relações centro-periferias, onde experimentamos uma reunificação de todas as partes. Um exemplo concreto desta teoria é a comunicação através do msn, twitter, orkut ou facebook com qualquer pessoa, em qualquer lugar.

2) A sociedade em rede, Manuel Castells - a interconectividade existente nesta época e o modo de viver sistêmico, relaciona a forma de vida em sociedade em rede. As pessoas através da internet conectam-se e desconectam-se das redes sociais de acordo com os seus interesses. Prega que uma nova ordem econômica e social precisa ser desenvolvida rapidamente para o bem da humanidade e a sua harmonia. Pela primeira vez é fato que existe um capitalismo global com uma forma de organização nova, flexível e dinâmica. Um exemplo são as redes sociais como o Linkedin, onde podemos nos relacionar virtualmente com diversas pessoas nas mais variadas áreas de trabalho possíveis.

3) O mundo líquido, Zygmunt Bauman - o autor descreve uma importante transformação nos moldes da sociedade, onde tudo aquilo que era mais sólido, e tinha laços mais duradouros e até permanentes, está dando lugar a uma certa "liquefação", mostrando que estes laços não conseguem mais manter-se por muito tempo, tornando-se mais instáveis e menos duradouros. O mundo líquido significa que a estrutura da vida não é mais tão rígida, onde os cidadãos precisam moldar-se ao mundo para poder viver em sociedade, mas o mundo está se moldando as pessoas e as novas situações que vão surgindo rapidamente, como um líquido realmente faz, vai tomando a forma do lugar por onde ele passa. Até as relações afetivas estão se dissolvendo mais rápido e criando assim, relacionamentos mais baseados no quanto é vantajoso continuar junto com alguém, que pode ser mais facilmente descartado se não tiver mais serventia. Um exemplo concreto hoje se dá nas relações de trabalho entre os indivíduos, onde surgiu a figura da liderança situacional, que é o líder que tem que se moldar a cada situação e ter habilidade para lidar com cada tipo de pessoa para o bem da equipe e empresa, o que antes era engessado, e quem não se adaptasse que procurasse outro lugar.

4) O mundo plano, Thomas Friendman - esta afirmação é uma metáfora que conduz ao pensamento de que o mundo está cada vez menor, sendo mais fácil intaregir com recursos e pessoas que antes pareciam inatingíveis. Este autor também discorre sobre as três etapas da globalização, que segundo ele, surgiu como ondas na história da evolução: o período das grandes navegações ( como a de Cristóvão Colombo), a expansão das companhias multinacionas que se deu dos anos 1800 à 2000, e a terceira onda, que é a que estamos vivendo nos dias atuais, que seria a igualdade com que estamos colaborando ou competindo com qualquer pessoa do planeta. Fala também de algumas forças niveladoras da sociedade, e alguns eventos que corroboram esta afirmação são a queda do muro de Berlim e o advento do uso do Netscape, o programa de navegação que tornou popular o uso da internet.

Neste conceitos podemos perceber algumas mudanças radicais na evolução da humanidade, e que hoje transformaram a maneira de ser e de viver dentro da nossa sociedade.

Algo que não tem mudado com o tempo, apenas evoluído tecnologicamente, é a maneira como vivemos a ficção, realidade e imaginação. Uma das ferramentas para externar esta vivência é a arte, que explana para o público em geral situações e fatos da vida, refletindo de uma maneira muito aproximada, quem somos e como agimos. Ao mesmo tempo que nos situa na realidade da vida, nos transporta para um mundo de imaginação, que leva os nossos sentimentos a se depararem com o nosso eu imaginário, nos colocando na posição de alguém que ainda não somos, mas que gostaríamos de ser. 
A arte teve alguns momentos cruciais de desenvolvimento, onde podemos citar as primeiras imagens cinematográficas, onde dizem, que pessoas ao visualizarem em uma tela a imagem de um trem em movimento, vindo em sua direção, fugiram apavoradas.



 Logo após, veio a televisão, que construiu um mundo com arte, ciência e tecnologia, recursos que conseguiram atingir o objetivo de envolver e persuadir as pessoas.


Enfim, o mundo partiu das imagens geradas em telas hoje primitivas, para os mais variados tipos de telas, extremamente portáteis, ou gigantescas, mas domésticas.
As telas hoje continuam sendo objeto de desejo das maioria das pessoas, porém através delas hoje podemos selecionar programas, aplicativos, jogos, ou seja, todo o tipo de diversão cabe na palma das nossas mãos. Através do que vemos nas telas, automaticamente podemos nos comunicar com o mundo inteiro, instantaneamente.

Isto trouxe também outra transformação, quanto mais as telas foram evoluindo, menos as pessoas foram se unindo. Grandes grupos se aglomeravam para ver os filmes nos cinemas, famílias inteiras se reuniam para assitir juntas a programas de tv na casa de alguém que a possuísse, e hoje cada vez mais, todos os programas podem e são assistidos individualmente.
Acredito que isto está nos levando para uma evolução tecnológica sim, porém uma degradação dos relacionamentos entre as pessoas, que na velocidade em que o mundo caminha, não tem mais tempo para relacionamentos duradouros.

Solidão tecnológica
Reunião com amigos e dependência uns dos outros




Precisamos refletir o que agrega mais valor a nossas vidas e sermos moderados em tudo.

Fonte:http://ricardogoncalves711.blogspot.com.br/2011/12/antropologia-cultural-o-mundo-no-seculo.html

Comentários