A ATENÇÃO PLENA - THICH NHAT HAHN



A Atenção Plena - Thich Nhat Hahn



"Cada vez que sentimos uma forte onda de medo, raiva ou 
ciúme, podemos fazer algo para cuidar dessa energia negativa para ela não nos destruir. Não é preciso haver nenhum conflito entre um elemento e outro de nosso ser. 

Tem que haver apenas um esforço para cuidar e ser capaz de transformar. Precisamos ter uma atitude não violenta para com o nosso sofrimento.
Quando temos uma emoção forte como o medo ou desespero, pode ser esmagador. Mas com a prática, sabemos que podemos aprender a abraçar o nosso medo, porque sabemos que em cada um de nós existe a semente da atenção plena.

Se praticarmos tocar essa semente a cada dia ao andar,sentar, respirar, sorrir ou comer, cultivaremos a energia da atenção plena. E então, a qualquer hora que precisarmos dessa energia, será só tocar a semente de atenção plena, que logo a energia de plena consciência virá e poderemos usá-la para abraçar as nossas emoções. 
Se conseguirmos apenas uma vez fazer desta forma, teremos um pouco mais de paz e menos medo que a emoção forte da próxima vez venha à tona.

Suponha que você tem um monte de dor, tristeza ou medo no fundo de sua consciência. Muitos de nós têm grandes blocos de dor e sofrimento nas profundezas de nossa consciência que não podemos mais olhar. Temos que nos manter muito ocupados para garantir que esses hóspedes indesejáveis ​​não venham e nos façam uma visita. Nós nos ocupamos com outros "convidados" - pegamos uma revista ou um livro para ler, ligamos a televisão, ou tocamos uma música. Nós fazemos tudo o que podemos para preencher a nossa atenção com alguma coisa. Essa é a prática de reprimir.

A maioria de nós adota essa resposta, o embargo. Nós não queremos abrir a porta para que o nosso medo, tristeza e depressão cheguem, por isso, trazemos todos os tipos de coisas para nos ocupar. E há sempre muitas coisas disponíveis para ajudar a nos distrair do que está acontecendo lá dentro. Há muitas maneiras de podermos nos entreter, especialmente assistindo televisão. A televisão pode ser usada como uma espécie de droga. Quando o sofrimento em nós é grande demais para suportarmos, às vezes, ligamos a televisão para nos esquecermos da nossa dor. Ela enche a nossa sala de estar com imagens e sons.

Quando você tem energia de atenção plena suficiente, pode olhar profundamente para qualquer emoção e descobrir a sua verdadeira natureza. Se você puder fazer isso, será capaz de transformar a emoção.

Mas a emoção é apenas uma emoção. Ela vem, permanece por um tempo, e então ela vai embora. Por que devemos nos ferir ou aos outros apenas por causa de uma emoção? Somos muito mais do que as nossas emoções.

Se sabemos como praticar o olhar em profundidade, seremos capazes de identificar e erradicar as fontes de nossas emoções dolorosas. Apenas praticando abraçar as emoções já pode ser muito útil.

Quando conseguimos sobreviver a emoções fortes, experimentaremos uma paz mais sólida da mente. Uma vez que temos a prática, já não estaremos com medo. A próxima vez que surgir uma forte emoção, já será mais fácil." 



Comentários