TAO : O CAMINHO É O VAZIO E SEU USO JAMAIS O ESGOTA



Capítulo 4 - Tao Te Ching (Interpretado) - Texto sobre Taoísmo

   
    
O Caminho é o Vazio
E seu uso jamais o esgota.
É imensuravelmente profundo e amplo, como a raiz dos dez mil seres
Cegando o corte,
Desatando o nó,
Harmonizando-se à luz,
Igualando-se à poeira.
Límpido como a existência eterna,
Não sei de quem sou filho;
Venho de antes do Rei Celeste.

Notas:
CHUN: Vazio ou Harmonia. Vazio é a Natureza do Caminho; Harmonia é a Manifestação do Caminho.
HSIAN TI: HSIAN significa Imagem ou Forma; TI significa Rei. "HSIAN TI" é o nome atribuído ao Rei Celeste - Deus Onipotente criador de todas as formas.




Meus Comentários:

O Caminho (Tao) apresenta-se de duas formas [conferir Capítulo 1]: o caminho que pode ser expresso (Harmonia, a Manifestação) e o Caminho que não pode ser expresso (Vazio, a Natureza/Essência).

O caminho que pode ser expresso é o caminho manifesto, o mundo das formas e dos opostos (complementares).

O Caminho que não pode ser expresso é anterior à Manifestação, é o Vazio, o Nada, o Absoluto, a Pura Consciência. Neste Caminho é onde encontra-se o potencial para todas as manifestações.

Deus disse: Faça-se a Luz. A Luz é aquilo que podemos ver, é a Manifestação de Deus. A Manifestação Divina é dualista, pois com a existência da luz, passa a existir também a escuridão, e todos os outros pares de complementares/opostos.

Mas antes de fazer-se a Luz (a Manifestação Divina, o caminho que pode ser expresso), havia Deus (a Pura Consciência, o Caminho que não pode ser expresso - que está além do alcance da nossa intelectualidade).

Então, o Caminho (que não pode ser expresso) é o Vazio e seu uso jamais o esgota, pois o uso deste potencial criativo, desta essência divina que há em nós é inesgotável.

É a raiz (origem) dos dez mil seres (todos os seres manifestados no mundo das formas). É profundo (é onde o encontraremos, no mais profundo dentro de nós mesmos) e é amplo (é a essência de todas as coisas, abrange toda a Vida Manifesta).

Cegar o corte significa deixar de dividir o mundo em opostos, entendendo que ambos são complementares e tem a mesma origem. Aceitar a vida por completo, sem preferências, entendendo que tudo o que vem é bom, é para a nossa evolução. O mundo manifesto é harmônico e está sempre em busca de equilíbrio, de forma que quando nos desviamos do caminho natural, a dor vem nos avisar que estamos fazendo algo de errado, que perdemos nossa rota, nossa orientação. Desta forma, sejamos gratos à dor pois ela é uma mensageira do Divino que vem abrir nossos olhos para que nos retifiquemos. Aquele que sempre busca o prazer e foge da dor, nunca terá êxito (pois a dor, assim como o prazer, faz parte da vida e tem um papel a cumprir - como todos os outros pares de complementares) e perderá as oportunidades de aprender as lições da vida.

Desatar o nó significa soltar, deixar ir, desapegar-se, deixar ser. Desistir de ter o controle das pessoas, coisas e situações.

Harmonizar-se à luz significa seguir o caminho natural, pois a luz (a manifestação) não é caótica, mas sim harmônica e segue leis naturais. Tudo tem sua causa e consequência. Devemos nos harmonizar às Leis Universais da Natureza. Se estamos harmonizados com esta Ordem, tudo vai bem.

Igualar-se à poeira significa tornar-se humilde. Não se considerar melhor do que ninguém devido a valores mundanos temporários. Enxergar a essência das coisas. 

Límpido como a existência eterna, completamente purificado, sem ilusões  que turvam e perturbam o coração (mente). Iluminado.

A Manifestação é uma ilusão, pois as formas são mutáveis, impermanentes. O eu e as formas cessam, são impermanentes. Aquele que vive (que sua Consciência alcança) o Eterno (o caminho que não pode ser expresso), não sabe de quem é filho, pois sempre existiu e sempre existirá. Por isso vem de antes do Rei Celeste (o Deus Manifestado, criador de todas as formas).

FIM

Esta é apenas a minha interpretação. Gostaria de trocar ideias sobre o significado deste capítulo, ficarei grata se compartilharem comigo sua visão. Até +. :)

Por Carolina Campos

Fonte:http://www.espiritbook.com.br/

Comentários