PERDOAR É QUEBRAR O CICLO DA VINGANÇA,DE ÓDIO E DE RESSENTIMENTO...- MATTHIEU RICARD

Perdoar é quebrar o ciclo da vingança, de ódio e de ressentimento: o perdão explicado por Matthieu Ricard.

Para algumas abordagens psicológicas e visões e escolas espiritualistas, o perdão é uma das partes mais importantes do caminho do auto-conhecimento e da busca do fim do sofrimento, não apenas como prática para as relações humanas no mundo, mas como compreensão e libertação interior. A visão budista sobre importância de perdoar é explicada sucintamente pelo monge Matthieu Ricard neste vídeo da Shining Hope Foundation de 2min abaixo (legendado em português), onde ele fala gentilmente da inevitabilidade do resultado das ações de cada um de nós. “O perdão não é um cheque em branco que você dá a alguém que tenha feito algo errado“, diz Matthieu, “é sobre quebrar o ciclo de vingança“.
Os ensinamentos budistas tratam do perdão de forma múltipla, como através do desenvolvimento de metta (amor), de compaixão (karuna), e, talvez principalmente, do trabalho sobre a raiva. No Bala-Pandita Sutta (e também no Accaya Sutta), o Buda teria dito que no mundo existiam dois tipos de tolos: “aquele que não vê enxerga sua própria transgressão como transgressão, e aquele que não perdoa corretamente o outro que confessou sua transgressão“.
Jack Kornfield, um eminente professor de meditação budista, disse numa entrevista que “o perdão é absolutamente essencial“. Uma frase atribuída à Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) diz que “se nós realmente queremos amar, temos que aprender a perdoar“. A lista de ensinamentos e menções à importância dessa ação é infindável, e há movimentos como o do Um Curso em Milagres que colocam o perdão numa posição absolutamente central do trabalho sobre si mesmo. “O perdão é o ato radical que diz: isso pára comigo“, diz Kornfield.

Fonte:http://dharmalog.com/2014/08/11/perdoar-quebrar-ciclo-vinganca-odio-matthieu-ricard/

Comentários