O ESPÍRITO DORME NO MINERAL,SONHA NO VEGETAL E ACORDA NO ANIMAL.

O espírito dorme no mineral, sonha no vegetal e acorda no animal.

Em todos os reinos da natureza existe a essência divina, o  princípio inteligente.
León Denis e Allan Kardec.

Existe uma citação que vem gerando algumas confusões no Espiritismo. Trata-se de uma frase atribuída a León Denis que diz: "O espírito dorme no mineral, sonha no vegetal e acorda no animal". Quer dizer que, de acordo com esta frase, exitem espíritos encarnados não somente nos animais, como também nos vegetais e, até mesmo, nos minerais? Quer dizer que nós podemos ter sido plantas ou pedras em vidas passadas? Bem, vamos analisar essa citação à luz de Allan Kardec. Primeiramente, vamos procurar saber o que é espírito. Segundo o Livro dos espírito, "os espíritos são a individualização do princípio inteligente, assim como os corpos são a individualização do princípio material". (Livro dos espíritos, pergunta 79) Mais à frente (pergunta 585), Allan Kardec pergunta ao Espírito da Verdade, acerca dos três reinos da natureza, o mineral, vegetal e animal (naquela época não se sabia da existência do reino monera e protista) e, então comenta: "A matéria inerte, que constitui o reino mineral, só tem em si uma força mecânica. As plantas, ainda que compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade. Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem, além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de suas individualidades. O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especialindefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus.".

Evolução do princípio inteligente.

Por tudo isso, dá pra gente entender que o espírito, propriamente dito, apenas existiriam nos animais e no ser humano, já que espírito é o princípio inteligente individualizado e, portanto, somente nós e os animais é que temos consciência da nossa existência, ou seja, desenvolvemos o ego. Isso quer dizer que as plantas e os minerais seriam desprovidas de essência divina? Por certo que não, já que essa essência que constitui 'princípio inteligente' também está presente nas plantas e nos minerais sob a forma dessa 'força mecânica', nos casos dos minerais, e da vida, nos casos dos vegetais, com a única diferença que esta inteligência não estaria individualizada. Daí ser incorreto dizer que poderíamos ter sido esta ou aquela árvore ou esta ou aquela pedra em vidas passadas. Sob a forma de pedras ou plantas, o nossa espírito não estava individualizado e, então, nós simplesmente não existimos. Mas qual seria então a diferença entre animais e seres humanos? Como vimos acima, os animais apesar de terem consciência da sua existência, teriam uma inteligência apenas instintiva e não racional como a nossa. Dessa forma, eles não teriam livre arbítrio (pois não poderiam escolher entre o bem e o mal) e, portanto não estariam sujeitos à lei do carma, como é caso de nós seres humanos.

PS: para quem desconfia que exista um princípio inteligente nos minerais (matéria inerte), sugiro que leia um pouco sobre física quântica, especialmente a experiência da fenda dupla.
PS: E com relação aos fungos, protistas e monera, os demais reinos vivos da terra? Bem, eu não sei, mas acho que eles se comportam como vegetais, mesmo.

Fonte:Por Uma Nova Espiritualidade

Comentários