CINCO NOTAS SOBRE A CIVILIZAÇÃO MODERNA - SRI SWAMI SIVANANDA


Ele não está mais vivendo e vendo a “civilização moderna” desde 1963, quando morreu às margens do Rio Ganges, na Índia, mas a visão é tão contemporânea que faz as palavras de Sri Swami Sivananda (1887-1963), um dos maiores mestres de Yoga da Índia, ser tão ou mais úteis hoje do que foi à sua época. Apesar de que, na linguagem e em alguns aconselhamentos deste texto, fique um tanto evidente a presença de um viés mais datada e rigoroso (como a sugestão de abandonar algumas opções de entretenimento comuns). Chama a atenção que essas sentenças pareçam um retrato “negativo” da sociedade, mas também chama a atenção como o “homem moderno” andou em direção a uma certa decadência de princípios e atitudes – “Ninguém cumpre promessas”, “O pai não tem confiança no filho”, “A paixão domina o mundo todo”, etc.

Fundador da Divine Life Society e autor de quase 300 livros sobre a vida espiritual, Swami Sivananda é uma grande e respeitada referência por seu trabalho de Yoga e Vedanta e suas instruções são reverenciadas e seguidas por vários estudantes do mundo atual, inclusive no Brasil (1, 2 e 3). As cinco anotações abaixo foram traduzidas pelo blog Yoga Ensinamentos e falam todas do estado da civilização moderna e da degeneração dos valores e da sabedoria espiritual em detrimento do dinheiro, do prazer e do egoísmo.

O QUE É A CIVILIZAÇÃO

Por Swami Sivananda

1 – Na chamada civilização moderna, o homem não deseja mais que dinheiro. Morre por dinheiro. A maioria das pessoas toma seu desjejum às oito da manhã e imediatamente pegam o primeiro trem para chegar a suas oficinas e escritórios antes das nove. Não há descanso. O estômago e os intestinos se agitam violentamente, pelo que acabam padecendo de dispepsia e diversos problemas estomacais.
2 – Nesta chamada civilização moderna, a avareza, a paixão e o egoísmo aumentam dia a dia. O homem perdeu sua masculinidade. O filho leva o pai ao tribunal para conseguir sua parte da propriedade. A esposa se divorcia do esposo, casando-se com outro mais rico, mais belo e jovem. O irmão envenena o mais velho para ficar com suas propriedades. Há crueldade, desonestidade, injustiça e atrocidade em toda parte. Ninguém cumpre suas promessas. O pai não tem confiança no filho. A esposa não tem confiança em seu esposo, nem o marido a tem em sua esposa.
3 – O dever não é mais cumprido. As pessoas atuam segundo suas próprias ilusões e fantasias. Não existem obstáculos. Ao homem não lhe importa a instrução religiosa. A paixão domina o mundo todo. A discriminação, o pensar reto e a Vichara (indagação do Eu) desapareceram. Comer, beber e procriar são as metas da vida.
4 – Viajar num carro de luxo não é verdadeira civilização. Ter radares e helicópteros não é verdadeira civilização. Ter riquezas não é civilização. Possuir títulos e honras não é civilização. Ser honesto, humilde e devoto é civilização. Ser santo e compassivo é civilização. Estar provido de devoção e sabedoria é civilização. Possuir um espírito de serviço e sacrifício é civilização.
5 – Teremos que retornar à natureza e à vida natural. Teremos que adotar o viver simples e o pensamento elevado de nossos antepassados. Leve uma vida simples e natural. Vista-se com simplicidade. Caminhe diariamente. Abandone a leitura de romances e o cinema. Tome alimentos simples. Leve uma vida dura e trabalhadora. Seja autossuficiente. Não tenha serviçais. Reduza tuas necessidades. Seja honesto em teus relacionamentos. Ganhe o pão com o suor de teu rosto. Controla os sentidos e a mente. Pense em Deus. Cante Seu nome. Sinta Sua presença. Diga sempre a verdade. Aprende a discriminar. Aprende a levar uma vida divina imerso no mundo. Sirva a sociedade com o sentimento de estar servindo a Deus nela. Assim terás reconquistado tua Divindade e teu paraíso perdido.

Fonte:http://dharmalog.com/2013/03/27/5

Comentários