AS NOVAS TRIBOS URBANAS DE LONDRES

Chloë Grace Moretz e Keira Knightley em 'Laggies' (Divulgação)



Depois de anunciado o declínio dos hipsters nas grandes metrópoles, resta identificar: quais são as novas tribos urbanas por aí? Pelo menos em Londres, a colunista Rosamund Urwin já listou pelo menos três. A saber:
Laggies: é a juventude de classe média frustrada com os preços altos do aluguel e salários baixos decorrentes da crise econômica. O nome vem do filme homônimo estrelado por Keira Knightley, ainda sem data de estreia no Brasil. No longa-metragem, a britânica interpreta uma jovem superqualificada e mal empregada que entra em curto-circuito quando o namorado a propõe em casamento. Segundo Urwin, os laggies se vestiam no estilo normcore — até o termo ser cunhado e virar tendência — e frequentam bares baratos ou a casa dos pais e de amigos.
Yo-pros: é o equivalente desta geração aos yuppies dos anos 1980. Embora não se considerem nenhum Bud Fox (o personagem de Charlie Sheen em “Wall Street”), os “young professionals” são, como o nome indica, rapazes e moças que acabaram de conquistar um bom emprego e, por isso, se acham no direito de tirar onda — seja usando a terceira pessoa para falar de si mesmos (quando bêbados, o que acontece frequentemente) ou postando fotos de restaurantes caros (e não necessariamente bons).
Endies: assim como os laggies, eles também ganham mal, mas não têm nem o glamour de servir de inspiração para filmes. Cunhado pelo think tank The Centre for London, endies é uma abreviação de “Employed but with No Disposable Income or Savings”, que quer dizer “Empregado mas sem rendimento disponível ou economias” ou, em bom português, sem grana no fim do mês. Para eles, a vida divide-se apenas em trabalhar, se locomover no transporte público e se recuperar do cansaço em casa. Empregados como professores assistentes, auxiliares de escritório e enfermeiros juniores, são os mártires de Londres, sem os quais a cidade não viveria. A grande diversão é a internet, já que é mais barata e prática.

Fonte:http://ela.oglobo.globo.com/blogs/londres/posts/2014/09/26/

Comentários