O EFEITO PIGMALEÃO : QUANDO SOMOS ENGAVETADOS NA NOSSA ESSÊNCIA

mitos+gregos+005.jpg

Profecias auto-realizáveis, quando nos deixamos ser engavetados


O Efeito Pigmaleão, também chamado de profecia auto-realizável, mostra o quanto o olhar, a expectativa e a ideia do outro, podem nos modificar. Profecias (e estereótipos) são impostos e repetidos até que o próprio sujeito se modifique, tornando-se aquilo que o outro acredita que ele é. Se permitimos, somos engavetados.
Tempos atrás eu tentava sair de uma crise de identidade que me fazia sentir habitar sempre a pele de outro alguém. Entre pensamentos e leituras cheguei até o mito de Pigmaleão, que demonstra o poder da expectativa sobre o comportamento das pessoas. O Efeito Pigmaleão, também chamado de profecia auto-realizável, mostra o quanto o olhar, a expectativa e a ideia do outro, podem nos modificar. Profecias (e estereótipos) são impostos e repetidos até que o próprio sujeito se modifique, tornando-se aquilo que o outro acredita que ele é. Ao entender esse conceito passei a enxergar as profecias que me rodeavam e o quanto disseminar estereótipos pode nos levar a estar sempre preso a determinadas etiquetas. Se permitimos, somos engavetados.
Já me confundiram o sorriso pela bobeira, a falta de rispidez pela ingenuidade completa, o gosto lúdico pela infância retardatária. A crença nesses estereótipos se tornava tão grande que eu mesma, por algum tempo, passei a acreditar em cada alcunha que me era dada. Sentia o desconforto constante de saber, diariamente, que eu não fazia parte da casca que me era colocada. Quando as profecias impostas foram percebidas por mim, passei a desacreditá-las uma a uma e assim, elas já não eram mais passíveis de ser realizadas. Voltei a ver-me com olhos positivos, o que me abriu novamente o meu leque de escolhas e me possibilitou sair da situação de personalidade passiva, imposta pelos olhos de fora.

Fonte:
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/ociclorama/2014/09/profecias-auto-realizaveis-quando-nos-deixamos-ser-engavetados.html#ixzz3CrCm5WOp
Follow us: obviousmagazine on Facebook


mitos+gregos+005.jpg

Comentários