NÃO ESTAMOS AQUI POR CAUSALIDADE,NÁO HÀ NADA QUE ACONTEÇA SEM UMA CAUSA - LAMA YESHE

Não estamos aqui por casualidade, não há nada que aconteça sem uma causa: Lama Yeshe

Quando começamos a levar a sério as perguntas e indagações mais profundas sobre a vida e a existência, certamente vamos passar por essa investigação: a da causalidade ou casualidade. E como afirma Lama Thubten Yeshe (1935–1984) no trecho abaixo, nada acontece por acaso. É uma compreensão (ou atestado) fundamental, mas por vezes é ignorado completamente em circunstâncias que chamamos de nomes como infortúnios, como se o fato de que “nada acontece por acaso” fosse aplicável apenas a algumas coisas (“algumas coisas não acontecem por acaso, outras sim”). O que o Lama diz, no entanto, é que se achamos que algo está fora da rede da causalidade, essa é uma compreensão causada (sic) por nossa ignorância.
Lama Yeshe tem um tipo de discurso que acho salutar, talvez até imprescindível, para buscarmos entendimento da vida com rigor e com vontade séria. É direto, assertivo, quase em forma de alerta.
O texto abaixo foi intitulado “No estamos aquí por casualidad“, traduzido para o português do espanhol no site das Ediciones Dharma:

“E porque as coisas são deste jeito? Porque somos ignorantes. Devido à nossa ignorância, tudo que experimentamos vem acompanhado de pensamentos extremamente limitados. Portanto não acontece simplesmente por azar. Esse é um conceito errado. Assim, insisto novamente que qualquer prazer e qualquer dor tem uma causa, tem uma causa principal. E o mesmo ocorre com nosso redor. Não há nada que aconteça sem uma causa. Se pensas que todas as sensações felizes ou infelizes acontecem simplesmente por casualidade, sem serem causadas por uma energia que existe em nosso interior, então estás sustentando um conceito errado com o qual não há possibilidade de crescer, não há possibilidade de compreender, porque estás ignorando a causa. Ignoras as causas que produzem estes resultados. Estás ignorando a relação interdependente de tudo com tua própria consciência”.

~ Lama Yeshe, via Ediciones Dharma

Fonte: http://dharmalog.com/2014/09/08/

Comentários