LUA CHEIA DESDE DOMINGO 10-08-2014 DEVE SER A MAIS BONITA DOS PRÓXIMOS 20 ANOS


Lua cheia deste domingo 10-08-2014 deve ser a mais bonita dos próximos 20 anos


A lua poderá ser vista em tamanho ampliado por volta das 18:00 horas, perto da linha do horizonte,  estará 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal. O fenômeno é conhecido popularmente como superlua, e ocorre quando o astro atinge sua fase cheia próximo ao perigeu, o ponto da órbita lunar localizado mais próximo da Terra.

O motivo desse tipo de aproximação é o formato elíptico da órbita, que fica 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta no perigeu em comparação com o apogeu, o ponto mais distante. O evento da superlua não é raro – acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu e a lua cheia será mínima, de apenas 27 minutos. Segundo o astrofísico Gustavo Lanfranchi, isso só deve se repetir daqui a 20 anos.


Ao longo da noite, conforme nosso satélite natural for ficando mais alto no céu, a impressão vai se perdendo, por isso o horário ideal para a contemplação será no fim da tarde. Se no dia você estiver em alguma região rural, procure observar a lua ao fundo de alguma árvore: ter algum ponto de referência parece amplificar a percepção de tamanho. O mesmo vale para cidades, com suas casas e prédios, que dão um charme especial para a cena. “Se você for ver as fotos de superlua, as mais bonitas são aquelas com construções por perto”, aponta o astrofísico Gustavo Lanfranchi.


Neste domingo, lua estará mais próxima da terra e possibilitará fenômeno da Superlua


Por Mariana Jungmann/Agência Brasil
Lua estará mais perto da Terra e aparecerá maior no céu (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Lua estará mais perto da Terra e aparecerá maior no céu (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a lua mais próxima da Terra, vai resultar neste domingo (10) no fenômeno conhecido como “Superlua”. Segundo informações do Observatório Nacional, às 15h09 (hora de Brasília) teremos o instante da Lua cheia e às 14h43 a Lua estará a 356.896 quilômetros (km) da Terra, no momento de maior proximidade. Depois disso, a Lua vai estar cheia no céu por toda a noite.
Em cidades onde o tempo estiver bom e o céu sem nuvens será possível observar o fenômeno. No Rio de Janeiro, por exemplo, isso poderá ser feito por mais de 12 horas, uma vez que a superlua vai nascer às 17h40 e se pôr às 6h41.
A superlua acontece sempre quando há Lua nova ou cheia e quando o satélite está em aproximação máxima da Terra. O fenômeno ocorre seis vezes por ano e neste domingo será a de maior proximidade em 2014.
Ainda neste ano o fenômeno acontecerá de novo no dia 8 de setembro, mas neste dia a Lua só estará cheia a partir das 22h38. Em 2015 a superlua com maior proximidade da Terra será no dia 28 de setembro, quando a Lua estará a 356.877 km. Além disso, o instante de maior aproximação e da Lua cheia vão diferir em apenas dois minutos.
Fonte:http://portalnoar.com/fenomeno-da-superlua-sera-visto-na-noite-deste-domingo/

Comentários