COMO FAZER UM JARDIM ZEN

O jardim é sempre um espaço muito especial em qualquer lar. Aqui no Arquitetura Sustentável já falamos sobre algumas inspirações no assunto, mas outra boa ideia para construir um local relaxante é aplicar os princípios do Feng Shui na área externa da casa.
Segundo o site especializado em bem-estar iQuilíbrio, o Feng Shui busca um fluxo saudável de energia, trazendo prosperidade, calma e tranquilidade. Confira cinco dicas de como usar os princípios do Feng Shui para deixar seu jardim mais harmonioso:
1 - A importância do equilíbrio
A escolha das plantas deve buscar o equilíbrio entre o Yin e o Yang. Se for muito Yang (sem plantas altas, sem sombras) a casa fica exposta ao ataque de energias negativas. Já se o jardim ficar muito Yin (com excesso de vegetação e sombras), isso impedirá a chegada de energias positivas.
2 - Quais plantas usar?
Entre as plantas preferidas para o Feng Shui estão os pinhos e bambus, que são considerados símbolos de longevidade e nobreza. Já as plantas de jade, as cotiledôneas e as xanthosomas estão ligadas à prosperidade. Para conservar o amor e a beleza uma boa opção é a peônia. Crisântemos amarelos simbolizam a fluidez da vida. Dê preferência também a árvores frutais, que representam vitalidade e fortuna.
3- Área do jardim
O terreno onde será feito o jardim também é importante para alcançar a harmonia e deve seguir os princípios do equilíbrio do Yin e o Yang. Por isso, a superfície não deve ser totalmente plana. O ideal para conseguir o equilíbrio é que o terreno tenha pequenas colinas na parte posterior.
4 - Espaços com Água
A água em movimento, seja em forma de piscinas, ofurôs ou fontes, é um elemento fundamental para conseguir harmonia. A água atrai a prosperidade e, por isso, recomenda-se colocar água na frente dos jardins, com o fluxo em direção à casa.
5 - Calçada para os visitantes
Uma calçada de madeira é ideal para que os visitantes experimentem a paz do seu jardim. Esses caminhos devem ter formas arredondadas, sem ângulos agudos que afetem o fluxo de energia para a casa.
Imagem via: Cmemag

Por Valentina Nogueira

Fonte:http://arquiteturasustentavel.org/como-fazer-um-jardim-zen/

Comentários