O QUE ENTENDEMOS COMO YOGA - PARAMAHANSA YOGANADA



A maioria das pessoas se acostumou a buscar realização nas coisas exteriores. Vivemos num mundo que nos condiciona a acreditar que as coisas externas nos darão o que queremos. Mas os acontecimentos sempre mostram que não há nada lá fora que consiga preencher por completo nosso profundo anseio de “algo mais”.
No entanto, na maior parte do tempo acabamos fazendo um esforço enorme para chegar a uma coisa que sempre parece estar além de nosso alcance. Ficamos envolvidos no fazer e não no ser, nos envolvemos na ação e não em estar conscientes. Temos dificuldade em imaginar um estado absoluto de calma e repouso, onde pensamentos e sentimentos cessaram seus perpétuos movimentos de dança. Mas é nesse estado de quietude que chegamos a um nível de alegria e entendimento que não é possível de outro modo.
Na Bíblia está escrito: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Nestas poucas palavras está a chave da ciência da yoga. A yoga é uma antiga ciência espiritual que proporciona meios diretos para acalmar a turbulência natural dos pensamentos e a agitação do corpo, que é o que nos impede de saber quem realmente somos.
Em geral, a consciência e as energias da pessoa são direcionadas para o exterior e para as coisas mundanas, que são percebidas com os limitados instrumentos dos 5 sentidos. O raciocínio humano se apoia nos dados dos sentidos físicos, que são parciais e frequentemente enganadores. Precisamos aprender a canalizar os níveis mais profundos e sutis de consciência, se queremos resolver os enigmas da vida: Quem sou eu? Por que estou aqui? Como perceber a verdade?
A yoga é um processo simples que reverte o fluxo da consciência e da energia que em geral se externaliza e torna a mente um centro dinâmico de percepção direta, que não depende mais da imperfeição dos sentidos. Assim conseguimos realmente perceber a verdade.
Com a prática dos métodos passo a passo da yoga – sem aceitar resultados emocionais ou fé cega – percebemos que estamos unidos ao poder, à inteligência e à alegria – tudo que é a essência de nosso Eu Real.
Em eras passadas muitas das técnicas mais elevadas da yoga não foram compreendidas, nem praticadas, devido ao limitado conhecimento que se tinha das forças regentes do universo. Mas hoje a pesquisa científica está mudando velozmente a visão que temos de nós mesmos e do mundo. O conceito materialista tradicional desapareceu, quando se  descobriu que energia e matéria são essencialmente uma coisa só: toda substância pode ser reduzida a um padrão ou forma de energia, que interage e se interliga com outras formas. Alguns dos físicos mais renomados de hoje vão além e identificam a consciência como o tecido fundamental de tudo. Assim a ciência moderna está confirmando os antigos princípios da yoga, que proclamam que o universo é unidade.
O termo “yoga” significa “união”: união da alma ou consciência individual com o Espírito ou Consciência Universal. Muitas pessoas acham que a yoga se limita a exercícios físicos – as ásanas ou posturas que nas últimas décadas se popularizaram no mundo todo – mas na verdade, este é apenas o aspecto mais superficial da profunda ciência de desenvolver o potencial infinito da mente e da alma do ser humano.
A yoga tem vários caminhos que levam ao objetivo – cada um é um ramo especializado do mesmo sistema abrangente.
Hatha Yoga — sistema de ásanas, ou posturas físicas, cujo propósito mais elevado é purificar e preparar o corpo para a meditação, proporcionando consciência e controle sobre os estados internos.
Karma Yoga —  serviço altruísta como parte do Eu Maior, sem apego a ações e resultados e sempre tendo consciência que Deus é o Autor.
Mantra Yoga — interiorização da consciência com japa, ou repetição de sons básicos universais que representam determinado aspecto do Espírito.
Bhakti Yoga — devoção de total entrega; a pessoa se esforça por ver e amar a divindade em tudo e todos, assim mantendo um estado de permanente adoração.
Gyana Yoga — caminho da sabedoria, enfatizando o uso da inteligência e do discernimento para alcançar a libertação espiritual.
Raja Yoga — caminho real ou mais elevado, imortalizado por Bhagavan Krishna no Bhagavad Gita e formalmente sistematizado no século 2 A.C. pelo sábio indiano Patânjali, combinando a essência de todos os outros caminhos.
No centro do sistema de Raja Yoga,equilibrando e unificando as diversas abordagens, está a prática de métodos científicos e definidos de meditação que desde o início nos dão vislumbres do objetivo supremo – a união consciente com o Espírito inexaurível e venturoso.
A abordagem mais rápida e eficaz ao objetivo da yoga emprega os métodos de meditação que lidam diretamente com energia e consciência. A abordagem direta caracteriza a Kriya Yoga, a forma específica de meditação da Raja Yoga ensinada por Paramahansa Yogananda.



Copyright © 2012 Yogoda Satsanga Society of India / Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados.

Comentários