KARMA, REENCARNAÇÃO E REGENERAÇÃO HUMANA


"Como deveríamos encarar o karma a reencarnação com relação à regeneração humana?

Há duas abordagens diferentes para estes conceitos. Uma preocupa-se com a mecânica e não com o conteúdo interno ou com o propósito dos processos do karma e da reencarnação; isso poderá não ser suficiente à regeneração. É útil conhecer algo sobre o processo dokarma e da reencarnação; pessoas que não conhecem o assunto são muito temerosas acerca do que acontecerá depois da morte do corpo físico. Tornam-se vítimas de padres, de suas promessas e ameaças. Quando conhecem algo sobre o karma, compreendem que seu destino está nas próprias e não nas mãos de um poder arbitrário na Terra ou nos céus.

Esses temas podem ser apresentados em detalhes, porém sabendo que os detalhes não auxiliam a adquirir sabedoria. Suponhamos que adquirimos conceitos sobre o número de reencarnações necessárias antes da libertação, quantos anos podem passar entre uma encarnação e outra, quais são as consequências do karmade um determinado ato e assim por diante. Será que isso realmente produzirá uma nova compreensão?

A segunda abordagem revela todo o processo de reencarnação e karma como o movimento no decorrer do qual a consciência humana desperta para o significado profundo da vida. Está assim relacionada com a regeneração. Se compreendermos adequadamente o karma e a reencarnação, veremos o que está ocorrendo em um nível mais profundo do processo. Tudo o que o karma traz, encerra em si mesmo a oportunidade para o despertar. Madame Blavatsky expressa: o karma traz o bem. Karma não implica apenas desastres e crises. Karma é tudo. Se estamos aqui juntos, isto faz parte do nosso karma e constitui uma oportunidade. Toda dor é uma oportunidade para responder da forma certa. Todo processo é um movimento. Enfrentamos experiências de modo que possamos aprender a responder adequadamente aos desafios. Algo acontece, até mesmo inconscientemente, através do karma e realiza-se uma assimilação entre uma encarnação e outra. Não podemos considerar este tema em detalhes, porém dissemos o suficiente para compreender que, se o estudo do karma e da reencarnação trouxer alguma compreensão do que está sendo internamente obtido através deste processo, ele terá muito a ver com a regeneração, mas isso se não nos perdermos em minúcias."

(Radha Burnier - Regeneração Humana - Ed. Teosófica, Brasília, 1992 - p.74/75)

Comentários