COISAS DE GHANDHI - A GRANDE ALMA DA ÍNDIA


Coisas de Gandhi...

Mahatma Gandhi, a grande alma da Índia, costumava receber pessoas em sua casa para aconselhamentos. Na Índia é assim, os mais velhos, e principalmente os sábios, sentem-se na obrigação de repassar aos mais jovens tudo que a vida já lhes ensinou. O conhecimento jamais fica estagnado, vai passando livremente de pessoa para pessoa. Quem tem um idoso em casa, sente-se um privilegiado.
Certo dia, uma mãe levou seu filho para que Gandhi o aconselhasse a deixar de comer açúcar. Gandhi olhou atentamente para o menino e lhe disse: volte para casa e retorne dentro de 1 mês.
Vencido o prazo, os dois retornaram para uma nova consulta. Para a surpresa da mãe, novamente Gandhi recomendou que o menino voltasse para casa e só retornasse dentro de 1 mês.
No mês seguinte, mais uma vez Gandhi fez o mesmo pedido ao menino...
Ao final de 3 meses, mãe e filho se colocaram novamente diante do mestre, que então olhou fixamente o menino e disse: “Filho amado de Deus, pare de comer açúcar. Embora a sensação que ele produz seja de prazer, ficar sem ele produz um prazer ainda maior. Nada se compara à graça da libertação. Vá em paz!”
Surpresa com a orientação, a mãe não se conteve: Mestre, se era tão simples assim, por que o senhor não fez esta recomendação logo na primeira consulta? Por que nos fez esperar tanto tempo? Foram 3 meses de espera!!!! Gandhi respondeu com sua habitual serenidade: porque naquela época eu ainda comia açúcar...
Esta é a ética de um ser iluminado. Ele é essencialmente comprometido com o que pensa, com o que sente e com o que fala e faz. Sem a total concordância entre estas quatro atitudes – pensar, sentir, falar e agir - é impossível se falar em honestidade consigo mesmo e com os outros. Não se pode ensinar a uma pessoa o que ainda não foi aprendido corretamente e aplicado em si mesmo. A expressão "Faça o que eu digo e não o que eu faço" só revela uma enorme ignorância espiritual.
Bom dia para você,
paz no coração...

Jane*

*Jane Mary Abreu
Jornalista, Publicitária, Consultora de Marketing
Autora do livro Tudo É Perfeito Do Jeito Que É
(27) 2123 1080
www.janemary.com.br

Comentários