TANTRA E CHAKRA


TANTRA E CHAKRA

É muito comum entre nós, ocidentais, achar que o Tantra está ligado à performances sexuais, porque a nossa literatura assim convencionou. Encontramos nela a correlação entre Tantra e sexo; mas o Tantra não está ligado a performances ou orgias sexuais. Apesar de confundirem, na maioria das vezes, o Kama Sutra e o Maithuna nada tem a ver com o Tantra pois pertencem a histórias bem diferentes desse contexto; por alguma razão misteriosa o Kama Sutra e o Maithuna, da forma como têm sidos apresentado à sociedade foram integrados como Tantra, mas não o são. O Tantra elabora suas performances em meditações e vivências com o objetivo de potencializar a sensibilidade e a percepção da energia, mas de forma não ritual, oferecendo ao indivíduo toda a liberdade que necessita para perceber e sentir; não é um manual de sexo, de posturas rituais rígidas e dogmáticas. Trata da nossa relação com a energia; da forma como nos apropriamos da energia, da relação com os Chakras e como a energia é direcionada a partir dos centros para a otimização do viver em vários níveis num processo de múltiplas e facetadas transcendências.
A prática do Tantra aprimora a percepção da energia e potencializa muito a sensibilização do prazer; inicia-se com um trabalho corporal onde o corpo é o inicio, o meio e o fim em si mesmo. Todavia o corpo tem nuances que desconhecemos e que só alcançaremos com a depuração da sensibilidade, com o abandono dos condicionamentos sociais impostos, que nos deixam tantas marcas. A prática do Tantra objetiva o descondicionamento de corpo/mente/emoções/espírito; sendo que o corpo é encarado como um caminho para uma compreensão profunda que diz respeito aos nossos medos e fraquezas, nossos sentimentos de inferioridade ou de grandeza; as atitudes comportamentais que adquirimos para sobrevivermos no meio social. Quando trabalhamos num nível mais alto de Tantra, podemos utilizar da nossa sexualidade para o despertar da sensibilidade e da consciência, porém isso não se trata de forma alguma de uma sexualidade convencional, banalizada pelo desejo ou corrompida pelo instinto.
O Tantra é muito espiritual, aprofunda a nossa essência e nos coloca em contato com o sagrado, com o divino que existe dentro de nós, é sensorial e despressor. Na prática do Tantra aprendemos o papel significativo representado por todos os Chakras, e compreendemos que por conta das inúmeras repressões que sofremos, nos fixamos numa rígida estrutura de sobrevivência e sexo, desconectados com o prazer de viver, com a confiança e a entrega. Nossa performance sexual é primitiva, grotesca, povoada por muitos sentimentos (insegurança, medo, ansiedades, culpas, necessidades de cumplicidade e apoio, etc...), estamos ainda no primeiro Chakra - Muladhara. No Tantra se trabalha os chakras com uma nova compreensão, aprimorando os relacionamentos, dilapidando aparando as arestas, desfazendo modelos comportamentais doentios e patológicos, dando forma à uma nova maneira de ser e de estar, de viver.
Tabela dos Chakras
Nome Sânscrito
Ordem
Localização
Regência
MULADHARA
BÁSICO OU RAIZ
1° chakra
Base da coluna vertebral
Glândulas supra-renais, coluna vertebral e rins
SVADHISTHANA
SACRO OU ESPLÊNICO
2º chakra
Dois dedos abaixo do umbigo
Gônadas e o Sistema reprodutor.
MANIPURA
PLEXO SOLAR
3° chakra
Plexo solar (altura da boca do estômago)
Estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado,sistema nervoso
ANAHATA
CARDÍACO
4° chakra
Centro do tórax na altura do coração
Coração, sangue, sist. circulatório, e o timo
VISHUDA
LARINGEO
5° chakra
Parte frontal do pescoço
Tireóide, esôfago, c. vocais, pulmão e brônquios
AJNA
FRONTAL
6° chakra
Centro das sobrancelhas, no "Terceiro olho"
G. pituitária, cérebro inf . , olho esquerdo, ouvidos, nariz e sist.nervoso.
SAHASRARA
CORONÁRIO
7° chakra
Topo da cabeça
Glândula pineal, cérebro superior e o olho direito.
Para praticar o Tantra:
É necessário conhecer um pouquinho sobre os Chakras. Dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Esta energia segue muitos caminhos e os chakras são os pontos aonde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo; tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema. A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. Nesta forma eles são percebidos por algumas pessoas como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. Os vedas (2.000 a. C.) contêm os mais antigos registos sobre chakras de que se tem notícia. São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esse vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado, resultando no envelhecimento ou em doença.
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico ( Nadi ) principal chamado "sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de sushumna e "pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ). Os nadis conduzem e regulam a "prana" ( energias Yin e Yang ) em espirais concêntricas. Estes nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhasmeridianos e pontos. Para os hindus os nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o iogue deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências. Cada chakra tem sua função específica e não existe ainda um consenso quanto ao número deles, sendo que o número mais aceitável é o de 33. Os chakras podem ser recarregados de muitas formas: Ioga, mentalizações, mantras, aromoterapia, cromoterapia, cristaloterapia, respiração, exercícios bioenergétcos, etc... Mas para recarregar um chakra, ele deve estar aberto, preparado para receber essa energia, o que se consegue com meditação e exercícios que aumentem o nível de consciência.
Também é importante saber o que é kundalini. Kundalini deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, enroscar-se como uma cobra. O conceito de kundalini é originário da filosofia ioga e refere-se à parição da inteligência possível de ocorrer por meio do "despertar" ioga e pelo amadurecimento espiritual. Os "ioguis" podem considerar a kundalini como uma espécie de divindade; é a energia que transita entre os chakras e na maneira ocidental de pensar, a kundalini é freqüentemente associada com a prática contemplativa ou religiosa que pode induzir ou alterar o nível de consciência. A kundalini é uma metáfora para os movimentos ascendentes espiralados da energia espiritual e consciência, desde a base da coluna vertebral até o cérebro e sua subida ativaria os diversos chakras. No Hatha Ioga, a kundalini é descrita como uma serpente enrolada na base da espinha vertebral, que seria um grande reservatório de energia espiritual criativa (Shakti) e as religiões do extremo Oriente falam de uma força mística chamada kundalini, que também é chamada de: elã vital, bio-eletricidade, prana, espírito, orgônio (W. Reich).
Conhecendo os funcionamento dos chakras, o que é a kundalini, podemos levar em conta algumas posturas que nos facilitaram a vivenciar o Tantra:
\ Seguir os “Caminhos do Coração”
\ Deixar-nos conduzir pelo amor
\ Exercer nossa totalidade e valorizar a nossa intimidade
\ Aceitar a Terra como uma escola divina
\ Conhecermos a nós mesmos e nos sermos fiel
\ Procurarmos expandir nossa consciência a cada momento
\ Compartilharmos a vida com um parceiro de forma sagrada, criativa e respeitosa
\ Exercitarmos nossa sabedoria pessoal com base no coração e na nossa inteligência
\ Te alegra a cada momento sem expectativas quanto ao futuro.
Na prática do Tantra, o universo inteiro é uma manifestação de Shakti, da Mãe Divina, da energia feminina; Shakti é a manifestação da energia criativa do universo, a personificação feminina de Deus, a Mãe Divina, representando os princípios ativos e dinâmicos do poder feminino. É a força energética de cada ser, de cada coisa da natureza. Acredita-se que Shakti seja a força e a energia nas quais o universo é criado, preservado, destruído e recriado. Através do Tantra alcançamos um sistema novo de comunicação e suprema compreensão da vida. Sendo o sexo a energia mais vital do homem, não deveria ser um fim em si mesmo; deveria guiar este homem aum novo estado de consciência e percepção, proporcionar uma nova compreensão da vida e do viver que não é possível alcançar pelas vias do entendimento lógico e pela razão. Fala-se que o caminho do Tantra é o caminho do Coração. Porque apenas teremos sucesso em sua prática se confiarmos no que a vida nos reserva e acreditarmos que só o Amor pode nos conduzir com êxito.
Bjos no Coração
Namastê!



* Terapeuta Holística (Ayurveda, Yoga, Reiki, Aromaterapia) e Consultora em Tarô; formada em Psicologia, Jornalismo e Ed. Física (UFPr); pós graduada em Artes. mestrado em Psicologia Social . Desenvolve estudos sobre Multidimensionalidade, Eubiose e Comportamento Humano – São José dos Pinhais/PR.
E-mail:
 saviitri@gmail.com


Comentários