EVOLUÇÃO DA ALMA DOS ANIMAIS



Evolução da alma dos animais

Há diversos estudos feitos por universidades conceituadas dos Estados Unidos e Índia que comprovam, ainda que a ciência acadêmica, por vezes, não aceite, a existência do espírito e a sua imortalidade. A ciência prova que há algo, que se conhece como espírito.
O catolicismo, por exemplo, aceita a sobrevivência do espírito, mas não crê na comunicabilidade deste.
O judaísmo aceita a imortalidade do espírito e aceita a possibilidade da reencarnação. Mas, não aceita, que as almas dos animais reencarnem ou que seus espíritos cheguem a fase de humanidade.
O Budismo e o Hinduismo aceitam a existência do espírito e aceitam sua reencarnação, mas crêem, ao contrário do Espiritismo, que um espírito possa reencarnar em um corpo de animal inferior ou em um vegetal.
As religiões aceitam, quase que com unanimidade a existência do espírito e sua imortalidade, mas cada religião tem suas particularidades sobre o assunto, pois a verdade não esta concentrada em apenas uma religião, mas dispersas em diversas.
O fato é que o princípio espiritual (ou Espírito) existe, se individualiza incessantemente e evolui constantemente. O princípio inteligente teve início, mas não terá fim, pois desde que este é criado, passa a ser eterno.
Há pessoas que não acreditam que os animais tenham alma. Ora, crer que Deus tenha criado algo sem uma finalidade útil, seria descrer em sua infinita bondade e justiça. Crer que Deus tenha criado seres privilegiados, como os seres humanos, por exemplo, seria crer que Deus seja parcial e injusto. Crer que Deus dê privilégios a algumas de suas criaturas em detrimento de outras é irreal, pois todas as suas criações são sujeitas à pelo menos duas (entre outras) Leis Universais: a Lei de Igualdade e de Progresso. Ambas dão oportunidades idênticas a todas as suas criações a evoluírem e progredirem sem privilégios a nenhuma delas, até atingirem o grau de perfeição relativa. Para evoluírem, as almas dos animais, antes de se tornarem almas de animais, passam por diversas fases de aprendizado nos mais variados reinos da natureza.
O princípio Espiritual ou o Espírito, que nasceu simples e ignorante evoluem e segundo a codificação espírita, do “átomo ao arcanjo”.
Mas o que há antes do átomo?
A ciência vem procurando partículas cada vez menores e parece ter se aproximado da descoberta da menor delas, mas o Espiritismo já tem um nome para ela: Elemento Cósmico Universal. Esta partícula daria origem as coisas do mundo físico, onde o espírito estagiará, desde o momento em que seja introduzido neste mundo.
Não podemos confundir o corpo, com o espírito, pois este último comandará o outro. O espírito evolui infinitamente e chegará a condição de espírito elevado, mas o corpo físico, não. Os corpos se destroem e nunca evoluirão.
Já disse Lavoisier, que nada se cria, nada se perde, mas tudo se transforma Ao longo destas transformações é que o princípio espiritual aprende e evolui.
No início, corpos simples serviam de instrumento ao espírito, mas a medida em que evolui, ele ingressa em outro patamar e conhece como é viver em corpos mais complexos.
O principio espiritual primitivo, passa ao reino vegetal simples. Depois passam a vegetais complexos.
A medida em que o Espírito, evolui e adquire conhecimentos, ele ultrapassará a fase de humanidade e se servirá de corpos, que continuam a ser, apenas, seus instrumentos de manifestação no mundo físicos, eles se tornam cada vez mais sutis e eterizados. Assim continuam evoluir e se tornarão aptos em algum dia, a estagiarem nos “arcanjos”.
Concluímos que o espírito, passará pela fase humana e chegará a de arcanjo a fim de alcançar outras fases que o levarão a perfeição.
Marcel Benedeti é veterinário e homeopata. Autor de diversos livros como “Todos os Animais Merecem o Céu” e “Errar é Humano, perdoar é canino”, entre outros. Radialista e apresentador do Programa “Nossos Irmãos Animais”, que vai ao ar pela Radio Boa-Nova AM 1450 todas as segundas-feiras das 10h às 11h da manhã. É Fundador-Presidente da Associação Espírita Amigos dos Animais, Fundador-Presidente da AVE-Brasil (Associação dos Veterinários Espíritas do Brasil) e do Instituto Irmão Animal.

Como podemos criar um animal doméstico sem que ele perca seus instintos?

            Os animais estão conosco há mais de dez mil anos. Os cães foram os primeiros a se aproximar de nós em uma espécie de troca de favores. Eles nos avisavam da aproximação de inimigos e nós os protegíamos e os alimentávamos. Desde que a civilização avançou, os cães tornaram-se apenas companhia e não ocorreu mais aquele tipo de troca que existia no começo. Estabeleceu-se entre eles e nós um laço de confiança e de certa forma de dependência. Eles ficaram sem opções. Ou ficam conosco ou morrem e forme e frio pelas ruas de nossas cidades, porque não são mais animais selvagens e não caçam para viver. Dependem de nós que os tiramos do seu meio natural e agora há muitos que são abandonados. Por causa deste convívio e dessa dependência, perderam muito de seus instintos de sobrevivência. No entanto, já que não poderão novamente se tornar selvagens e voltar às florestas de seus ancestrais, precisamos auxiliá-los a continuar em sua escalada e o controle de parte destes instintos faz parte deste aprendizado. O convívio conosco não foi obra do acaso. Fomos aproximados, uns dos outros, para ajudá-los na evolução. Auxiliá-los a dominar seus instintos. Ser doméstico é contrário a ser selvagem. Se o animal for doméstico não é mais selvagem e, portanto, seus instintos já estarão diminuídos. No entanto, eles não são seres humanos. Não podemos impor a eles um comportamento idêntico ao nosso nem podemos exigir deles algo que está fora de seu alcance, pois isso os confundirá. Trate seu animal como animal, mas sempre o trate com respeito.

A evolução dos animais ocorre sempre na mesma raça ou pode mudar?
            As palavras sempre e nunca dão uma ideia de eternidade. Se algo ocorre dentro destes conceitos, então não ocorrerá evolução alguma. Se fosse sempre, ou eternamente, na mesma raça ou na mesma espécie não haveria evolução se não pudessem estagiar e aprender em outros corpos e em outras raças, eles nada aprenderão além do que poderiam aprender naquela raça ou espécie onde estão. Ficariam estagnados, como se estivessem condenados a uma vida sem evolução. Isso não acontece, pois como é dito pelo Espírito de Verdade: “Tudo na natureza se encadeia e tende á unidade”, isto é, tudo evolui e se dirige a Deus.
            Por isso eles podem reencarnar em uma mesma raça ou espécie até atingirem o grau de aprendizado de que necessitavam, mas depois que aprenderam e assimilaram as lições da vida daquele estágio evolutivo, eles, os animais, passam para outras espécies ou raças e depois do aprendizado nesta ou outra fase seguinte, alcançarão outra e outra e assim por diante. O princípio inteligente teve começo, pois foi criado em algum momento, mas não terá fim. Depois de passarem por todas as espécies e adquirirem todo o aprendizado de que seu espírito necessita, então entram para a fase de humanidade, na qual continuaremos a evoluir infinitamente.




Fonte: A Espiritualidade dos Animais – Marcel Benedeti

Alma Animal (Parte I - Os Animais têm Alma?)




Para aprofundar o estudo e focar no que nos é de interesse - Os Animais e o Espiritismo -, é necessário que entendamos que o início é apenas um: Deus; somente Ele e talvez espíritos angelicais tenham este conhecimento. Assim, seria ilógico pensar na divisão de criação espiritual, em seu princípio, de Homens e outros animais.

Emmanuel diz que só Deus - "O Divino Escultor" - produz a maravilha da criação de um ser; por mais rudimentar que seja, emoldurando a mônada com elementos inorgânicos (minerais), confere-lhe movimento, evolução, Eternidade, enfim, o dom supremo: a Vida!  

Leon Denis, no Livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor" (FEB Editora), diz que o espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem (estudaremos mais a frente o conceito dessa frase). Este e muitos autores confiáveis com seus estudos sugerem que todos os homens já transitaram pelos reinos inferiores da escala evolutiva, até chegar ao estágio atual, ou seja, os reinos da natureza que compõem o planeta Terra estão em constante atividade de evolução. Assim como o homem almeja viver em mundos felizes, nas moradas dos espíritos puros, e busca a perfeição através de sucessivas experiências reencarnatórias, os irmãos que compõem a outra parte da população planetária, como os minerais, vegetais e animais, chegarão um dia ao estágio humano.

Alguns ainda dizem que os animais não possuem espírito, não o possuem mesmo. Os animais SÃO espíritos. A essência divina que dá a vida a um animal é o espírito.

A questão 598 de "O Livro dos Espíritos" esclarece que os animais possuem alma, porém diferente da alma do ser humano: "(...) Há entre a alma dos animais e do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus". Ainda discutiremos o conceito dessa frase, por enquanto ela nos basta para entender que, apesar de inferiores na escala espiritual, os animais alcançarão um dia a condição de espírito para animar o corpo de um homem. Tal é a evolução: inexorável para todos, sem exceção! 

Continuaremos a estudar esse assunto semana que vem: "Alma Animal (Parte II)"

Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª,cap. XI, pp. 296, 1995.
Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 91 – 95, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 20, 2010.

Alma Animal (Parte II - Inteligência, Instinto e Vontade)





Leon Denis ensina que os animais são dotados de um tipo de "inteligência" limitada.

É bom relembrar a pergunta que esclarece e vem de encontro ao que Leon Denis escreveu; Livro dos Espíritos (LE):

593. Poder-se-á dizer que os animais só obram por instinto?
  
“Ainda aí há um sistema. É verdade que na maioria dos animais domina o instinto. Mas, não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.”

Ainda, Leon Denis, escreve que os animais se encontram no limiar do despertar evolutivo, deixando para trás a inércia física dos reinos mineral e vegetal, conquistando o primeiro sentido que os separa dos seres humanos, isto é, o instinto.

Neste ponto é interessante citar que o homem, apesar de mais evoluido espiritualmente, ainda possui o instinto, logicamente em menor grau. Pode-se perceber traços desta tendência em diversos comportamentos humanos, que nada mais são do que aptidões inatas, ou seja, tanto homem quanto outros animais são dotados de instintos, os quais ajudarão de várias formas na perpertuação da espécie. Isto vem ao encontro de que homem e outro animal tem a mesma origem, pois possuem, dentre tantas outras tendências, o instinto.

Como citado na questão anterior (questão 593, LE), sabe-se que a maioria dos animais obram pelo instinto, assim quando L. Denis escreve que o instinto é o passo que antecede à razão, não quer dizer que o homem não o possui, mas que deve agir conforme sua razão.

Gabriel Delanne (1857-1926) já asseverava sobre este assunto:

"A descendência animal do homem impõe-se com evidência luminosa a todo pensador imparcial. Somos, evidentemente, o último ramo aflorado da grande árvore da vida, e resumimos, acumulando-os, todos os caracteres físicos, intelectuais e morais, assinalados isolamente em cada um dos indivíduos que perfazem a série dos seres. (...)"

Continuaremos a estudar este assunto semana que vem: Alma Animal (Parte III)

Referências Bibliográficas

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Dos Três Reinos: Os animais e o homem.  Federação Espírita Brasileira, ed. 76ª,cap. XI, pp. 294, 1995.
Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 80 – 82, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 19, 2010.

Alma Animal (Parte III - Evolução)





O animal é um espírito em estágio inicial de evolução, como já ensinava os estudiosos Gabriel Dellane e Ernesto Bozzanno. Suas pesquisas receberam destaque entre os anos de 1920 e 1930, quando apresentaram à comunidade científica provas incontestáveis, para a época, da existência da "alma" dos animais, após o seu desencarne. Eles conseguiram fotografar o espírito de uma águia desencarnada, afirmado a existência do espírito após o desenlace do corpo físico. O pesquisador Herculano Pires também comprova a existência do espírito dos animais após o desencarne em seu livro "Mediunidade - Vida e Comunicação", onde relata casos de materialização de animais (Revista Espiritismo, 2010).
O Espiritismo ensina que tudo evolui no Universo. Os animais, obviamente, também evoluem, mas sua evolução é forçada e lenta, produzida por influências exteriores, enquanto a humana é determinada de dentro, pela consciência do Espírito já esclarecidodo homem. Neste mesmo sentido, Gabriel Dellane em "A Evolução Anímica" escreve que a alma animal é da mesma natureza que a humana, apenas diferenciada no desenvolvimento gradativo.
Estando no Reino Animal, considerando a existência de um Reino Hominal, o espírito (essência de vida), reencarna muitas e muitas vezes em grupos de diferentes espécies, seguindo a programação de espíritos cuja a responsabilidade é acompanhar a evolução destas linhagens. Assim, o espírito que hoje anima um cachorro, pode, em algum momento já ter reencarnado ou estar programado para reencarnar em outros grupos de espécies ou raças. Porém há regras.
Segundo obras de Allan Kardec, o espírito não retroage em sua caminhada, vai rumo à evolução. Um animal doméstico provavelmente não reencarnará em ambiente selvagem, uma vez que ele já conquistou alguns tipos de "conhecimentos" que os diferenciam dos que vivem naquele ambiente.  Para o animal doméstico, a própria convivência com o ser humano já é uma grande experiência. 
Sabendo, segundo as obras que nos são permitidas, que os animais não estão no Planeta Terra para passar por provas ou expiações, nossa responsabilidade por eles aumenta. Dar muito afeto e cuidado para aqueles que nos são próximos os ajudará na sua caminhada evolutiva, exercitando sensações que lhes serão úteis em estágios de encarnações futuras. O caminho contrário também é verdadeiro: os animais, além de ajudarem os humanos em questões físicas (comprovadamente em recuperação de movimentos e fala, por exemplo), ajudam no crescimento evolutivo espiritual e moral do ser humano.
Finalizaremos este assunto semana que vem: “ Alma Animal (Parte IV)”

Referências Bibliográficas

Kuhl, E. Animais Nossos Irmãos. Editora Petit, pp. 101 – 102, 1995.
Espiritismo. Os animais na espiritualidade. Editora Eclipse, ano 4, nº 7, pp. 19 - 23, 2010.

Fonte:http://animaiseoespiritismo.blogspot.com.br/2010/11/alma-animal-parte-i.html


Sobre a Alma dos Animais-
Entrevista com Celso Martins

01.Como os animais vivem no mundo espiritual? (índice)

Resposta: No mundo espiritual, conforme li em André Luiz, os animais vivem com os espíritos (humanos desencarnados) do mesmo modo que aqui nós vivemos com os bichos (aves, animais domésticos, etc.).


02.Sabemos que os animais tem alma e no livro "A Próxima Dimensão" quando a personagem está andando na cidade Nosso Lar com André Luiz observa um casal de passarinho no ninho com ovinhos, assim indaga para André se é possível os animais reproduzirem no meio espiritual? André não quis comentar a questão dizendo ser complexo. O senhor acha isto possível? 
(índice) 

Resposta: Não conheço o livro “A Próxima Dimensão”. Assim, não posso dizer nada mas posso afirmar que, o nascimento de um pássaro a partir de um ovo, só mesmo aqui no mundo material.


03.Um animal doméstico pode reencarnar em um lar em que já viveu? 
(índice) 

Resposta: Por quê não? Pode, sim!

04.Os animais entram no processo evolutivo? Ou seja, todos os espíritos que hoje são humanos, já foram animais um dia? 
(índice) 

Resposta: Sim, todos os espíritos que agora animam corpos humanos, num passado distante, animaram animais, onde adquiriram atributos que hoje se apresentam nos seres humanos. Nisto é que consiste a evolução anímica.

05.Como e onde se dá a transição do reino animal para o hominal? 
(índice) 

Resposta: Como se dá eu não sei. Porém, ocorre no mundo espiritual com o burilamento do seu perispírito.


06.Partindo do pressuposto que animais não têm carma, qual a necessidade de seu sofrimento? 
(índice) 

Resposta: A dor é uma circunstância a que se submete o animal para que, mais tarde, habitando o corpo humano e aí ao errar acabe sofrendo para reequilibrar-se diante de sua consciência moral, não tenha um impacto muito intenso diante do contato com a dor. Eu penso assim. Emmanuel tem uma mensagem que ensina que o sofrimento do animal serve para despertar a sua consciência. Mas o assunto, a meu ver, continua em aberto, comportando outras ponderações.


07.Sabemos que no mundo espiritual a alimentação seria bem mais "leve", totalmente despojada de carne. Não seria bom se começássemos a nos exercitar no vegetarianismo? 
(índice) 

Resposta: Sim, seria bom, desde que o vegetariano ingira verduras, cereais, frutas, mel, derivados do leite a fim de não vir a ter doenças carenciais por falta da ingestão de proteínas da carne, do ferro, do fígado do boi, etc., etc. Todavia – nunca esquecer a frase de Jesus – não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, porém tudo aquilo que dela sai – palavras que expressam sentimentos da alma.

08.Os animais amam? Pergunto isso porque tenho a impressão de que a minha gatinha me ama pelo fato de ser tão carinhosa, de me aguardar ansiosamente quando saio, de sentir a minha falta, de estar ao meu lado em momentos em que preciso de companhia e por diversos acontecimentos que me fazem crer nisso. 
(índice) 

Resposta: É mais do que claro que nos amam!


09.Os animais são médiuns? Outro dia o meu gato estava olhando fixamente para uma parede branca como se estivesse vendo alguém. Ficou com o pêlo todo erisado e paralisado por alguns minutos, exatamente no momento em que eu mentalizava o meu mentor espiritual pedindo a ele que me fortalecesse na realização de um trabalho. 
(índice) 

Resposta: Não. Os animais podem ter uma percepção extra-sensorial mas isto não chega a ser mediunidade, não. Kardec tem no Livro dos Médiuns uma explicação bem clara sobre este assunto.


10.Que referências (livros, artigos) podemos encontrar acerca de pesquisas, e pesquisadores, em torno do princípio vital que animam as entidades que chamamos animais (mas que também devem incluir formas simples, como bactérias e vírus)? 
(índice) 

Resposta: Ainda não li nem soube da existência sobre o estudo do princípio inteligente nos micróbios. Talvez haja livros mas são do meu total desconhecimento. Se você descobrir, avise-me porque quero aprender.

11.O que é espírito-grupo, alma-grupo? E, em quais animais eles se encontram? 
(índice) 

Resposta: Nada sei sobre espírito ou alma-grupo. Não me lembro ter lido algo acerca disto. Se você tiver algum material, envie-me que eu lhe agradecerei.

12.Após o desencarne de um animal de estimação, nunca mais teremos notícias dele, ou seja, não saberemos se está bem ou não na sua caminhada evolutiva, se já passou para o reino hominal? E poderemos reencontrá-lo após o nosso desencarne? 
(índice) 

Resposta: Nada posso afirmar. Uma coisa é mais do que certa – debaixo da proteção de Deus este animalzinho estará sempre bem em sua marcha evolutiva. Deus é amor e Justiça.


13.Na questão 600 do Livro dos Espíritos, os Espíritos esclarecem que o princípio inteligente ainda vinculado à fase animal da evolução, após a desencarnação, é classificado pelos dirigentes espirituais e aproveitado quase imediatamente, sem entrar em relação com outras criaturas. Não é um espírito errante. No entanto, dentre outros autores espirituais, André Luiz nos dá notícia da existência de animais no mundo espiritual. Como explicar esse fato? Seriam esses animais plasmados pelos espíritos, como as plantas o são, segundo descrição de alguns autores daquele plano?
(índice) 
Resposta: Kardec não podia dizer tudo de uma só vez. Até porque o mundo não entenderia, como não entende até hoje temas mais simples. A meu ver, André Luiz apenas ampliou e aprofundou os assuntos quando a humanidade teve mais elementos na psicologia animal para entender a matéria.

14.As almas de animais nos mundos superiores são tão evoluídos quanto os homens, aqui, da terra?
(índice)

Resposta: Tão evoluídos como os homens na Terra creio que não. Kardec diz que os animais de lá são mais evoluídos dos que os animais daqui.

15.Os ditos elementais são almas de animais ou homens? 
(índice)

Resposta: A meu ver, os elementais (citados por Kardec quando se refere à ação dos espíritos sobre a natureza, como os ventos, os temporais, etc.) são entidades que estão passando gradativamente do reino animal para a espécie humana. Assim penso eu. Assim se explica por que Jesus acalmou a tempestade.


16.Como devemos interpretar o item 283, do capítulo XXV do Livro dos Médiuns - Das evocações - em que diz que não existem almas de animais no mundo espiritual? Devemos interpretá-lo, ou entendê-lo, como se estivessem falando dos níveis espirituais superiores ou que eles, os espíritos superiores não queriam falar sobre este assunto naquele momento, deixando para André Luiz revelar depois, optando pela negativa das almas de animais na espiritualidade, evitando, assim, polêmicas descabidas naquele tempo? 
(índice)

Resposta: Volto a dizer, Kardec não pôde à sua época dizer tudo... Por outro lado, mesmo hoje, o princípio inteligente dos animais não pode dar comunicações mediúnicas pois que não há um entrosamento fluídico entre o espírito humano e o espírito (vamos dizer assim!) dos animais.


17.A evolução dos animais é só corporal, biológica ou ocorre evolução no relacionamento que eles têm entre si? Em um número da revista Superinteressante, infelizmente não me lembro qual, diz que os macacos tiveram uma pequena evolução no seu relacionamento com os da mesma espécie, como nós
espíritas devemos ver isto? 
(índice)

Resposta: Não li a Revista citada, mas entendo que pequena ou grande a evolução sempre se dá, tanto dentro dos indivíduos da mesma espécie (veja o nosso caso, somos todos da mesma espécie) como dentro dos relacionamentos com outras espécies (decorrência mais ampla da Lei da Sociedade e também da Destruição, lá de O Livro dos Espíritos.


18.Os instintos nos animais são originários do seu corpo ou da sua alma? 
(índice)
Resposta: Os instintos (nossos também) nunca nascem da parte material. Todos eles partem da natureza espiritual dos animais e também dos seres humanos.


19."O animal da tua casa tem laços com a tua vida" - psicografia de Chico (Cartilha da Natureza). Ao ler esse poema, fiquei muito emocionada por sentir forte atração por minha cachorrinha, e acho que ela por mim. Observando a vida de outros animais passei a entender o laço de vidas passadas que podem ligar estes dois seres. Qual sua opinião?  Como o Espiritismo explica que na Bíblia, no Velho Testamento, em Números 22,v. 27 a 30, a jumenta de Balaão tenha falado a ele? Ela não foi médium do anjo do Senhor? 
(índice)

Resposta: Na Bíblia você encontra tudo. Até um homem engolido por uma baleia (cuja goela é bem pequena) e após três dias e três noites o homem saiu das entranhas da baleia sem o menor arranhão. A história da jumenta do Balaão, se o fato foi verídico, poderá ser um fenômeno de voz direta. Um espírito humano desencarnado, usando fluidos humanos de um médium (poderia ser este médium o próprio Balaão ou outro, longe ou perto, até mesmo inconsciente), falou ao Balaão. Nada de um animal ser médium de um anjo. Se não pode ser de um espírito ainda imperfeito - logo, bem mais perto do psiquismo animal – quanto mais de um anjo que é uma entidade espiritual bem mais elevada.

20.Um indivíduo que maltrata um animal de estimação poderá no futuro tê-lo como obsessor? 
(índice)

Resposta: Não. O princípio inteligente do animal não pode ser, no futuro, um obsessor de que o seviciou porque o animal não pode ter contato mediúnico com o homem e a obsessão não deixa de ser uma dolorosa, mas necessária forma de mediunidade.

21.Eu li casos em que animais (cães e, até, escorpiões) teriam cometido suicídio, isto realmente ocorre? Se sim, o que isto revela, na visão espírita? 
(índice)

Resposta: Sim, há relatos dignos de confiança de animais que se matam. Creio seja um caso de depressão e esta hoje em dia se sabe provém por problemas de substâncias do cérebro.O animal poderia estar com tais problemas neurológicos. Conheci um gato que tinha crises de epilepsia.

22.Os espíritos inferiores podem influenciar os animais para que cometam crimes, prejudiquem alguém? 
(índice)

Resposta: Não. No máximo meter medo ao homem a quem os espíritos inferiores querem atingir. Mas cometer crimes, acho que não.

23.Como o senhor explica a história de Maharaj Bharata e o veadinho, contada no Bhagavata-Purana, que faz parte dos Vedas. É uma história que os hindus consideram verdadeira sobre a metempsicose. Foi escrita por Vyasa, considerada a encarnação literária de Krishna. 
(índice)

Resposta: Não conheço o texto hindu. Mas vindo da Índia, deve ser coisa relativa à metempsicose, teoria que o Espiritismo não aceita. Alcançada a fase hominal, de modo nenhum ninguém regride para ser animal.

24.Houve casos de materializações de animais, em sessões específicas para este fenômeno? 
(índice)

Resposta: Sim, já houve e no meu livro “A Alma dos Animais” eu dou exemplo disto.

25.O uivo dos cães é uma premonição, como muitas acreditam que seja? 
(índice)

Resposta: Não creio.O cão uiva por sentir-se solitário. Pede o carinho dos seus donos.


Fonte:http://casadeemmanuel.org.br/entrevista_celso_martins.html

Os animais têm alma e são também
seres em evolução
 

Todos nós que convivemos com animais sempre nos sensibilizamos com suas demonstrações de companheirismo e afetividade. É comovedor o testemunho do Padre Germano ("Memórias do Padre Germano", de Amália Domingos Soler, FEB) a respeito de Sultão: "Pobre animal! Pesa-me dizê-lo, mas é a verdade: encontrei num cão o que nunca pude encontrar num homem. Quanta lealdade, cuidado, solicitude!".
Também nos surpreendemos com suas atitudes inteligentes. Em "A Gênese", cap. III, itens 11 a 13, de Kardec, lê-se: "... isso (a inteligência) é um atributo exclusivo da alma... O animal carniceiro é impelido pelo

instinto a nutrir-se de carne; porém, as precauções... sua previsão... são atos de inteligência".


Hoje, a Etologia, ciência do comportamento, criada por Konrad Lorenz, confirma plenamente esse enfoque kardequiano, demonstrando que os animais são seres inteligentes. Aliás, com capacidade muito além da que supúnhamos. Leia-se, a respeito, entre outros, "O Parente mais Próximo", de Roger Fouts, biólogo americano que durante mais de 30 anos trabalha com chimpanzés, ensinando-lhes a linguagem gestual dos surdos-mudos.

Voltemos a Kardec, "O Livro dos Espíritos", item 597: - "Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria? Resposta: Sim, e que sobrevive ao corpo".

 Muitos são os relatos a esse respeito que consegui inserir em meu livro A Questão Espiritual dos Animais, publicado pela FE - Folha Espírita. Este me foi transmitido pessoalmente pelo querido confrade Divaldo Pereira Franco: Divaldo chegou certa vez a Campo Grande, tendo sido recebido por D. Maria Edwiges, então presidente da Federação Espírita do Mato Grosso. Ao entrar em sua residência, pulou-lhe ao peito enorme cachorro. As pessoas que o acompanhavam, sem se aperceberem do que realmente estava acontecendo, indagam-no sobre sua inesperada reação. Divaldo responde: "Eu me assustei com o cachorro, mas está tudo bem!" Ouve deles em seguida: "Que cachorro, Divaldo, aqui não tem

cachorro nenhum!", ao que ele retruca: "Tem, sim, esse pastor aí!" Percebe então que D. Maria Edwiges se emociona ao comentar: "Divaldo, eu tive um pastor, mas ele morreu há meses!"


Outro caso que relato, encontra-se originalmente no livro "Testemunhos de Chico Xavier", de Suely Caldas Schubert, FEB, onde se lê o seguinte depoimento de Chico: "Em 1939, o meu irmão José deixou-me um desses amigos fiéis (um cão). Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro... Em 1945, depois de longa enfermidade, veio a falecer. Mas, no último instante, vi o Espírito de meu irmão aproximar-se e arrebatá-lo ao corpo inerte e, durante alguns meses, quando o José, em Espírito, vinha ter comigo, era sempre acompanhado por ele... A vida é uma luz que se alarga para todos..."

Motivada por tantas evidências, passei a buscar na literatura espírita, particularmente nas obras de Kardec, como na ciência acadêmica, informações que elucidassem tantas questões sobre a espiritualidade dos animais, e as "coincidências" que encontrei são surpreendentes! Por exemplo, hoje a ciência admite ser o sistema nervoso, em especial o cérebro, o "órgão" (do grego organon = meio, recurso, instrumento) de expressão da mente. Pois bem, André Luiz, em "No Mundo Maior", cap. 4, informa que: "O cérebro é o órgão sagrado de manifestação da mente, em trânsito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana". Também é impressionante a correlação que se pode fazer entre o "cérebro trino" de Mac Lean, autor clássico na ciência, com a configuração de nossa casa mental e sua relação com diferentes partes do cérebro, expressa por André Luiz no livro "No Mundo Maior", cap. 3 e 4.

Era a deixa que eu queria, pois como veterinária e espírita acabei encontrando um leito para dar fluxo às muitas idéias que pululam na mente de todos nós, sobre os animais. Muitos dos temas são ainda tratados como questão, isto é, como matéria em discussão, uma vez que existem muitas perguntas sem resposta definitiva. São eles: a filogenia do cérebro e da mente, o significado do sofrimento nos animais, a presença de figuras animais no plano espiritual (a questão da erraticidade, do desencarne e da reencarnação), a existência dos "espíritos da natureza", a abordagem ética e doutrinária do comer ou não comer carne e a validade do uso de animais na chamada zooterapia.

Defendo a tese de que os animais são seres em evolução, tanto orgânica quanto espiritual. São nossos companheiros de jornada, merecendo ser respeitados e, sobretudo, amados. Como diz o mentor Alexandre, em "Missionários da Luz", cap. 4, de André Luiz: "Abandonando as faixas de nosso primitivismo, devemos acordar a própria consciência para a responsabilidade coletiva. A missão do superior é a de amparar o inferior e educá-lo".

Que Jesus abençoe nossos esforços para entender a beleza de toda a criação, na qual não devemos nos colocar como destacados senhores, mas, sim, na condição de Espíritos ainda no aprendizado de primárias lições!
                           (
Irvênia Prada )




"Se os animais sentem prazer e dor, alegria e tristeza, é sinal de que eles são dotados de um princípio inteligente a que chamamos de alma, bem inferior, é claro, que a do homem na escala da evolução anímica. No tópico relativo à alma dos animais do livro “ Emmanuel”, psicografado por Chico Xavier, o benfeitor espiritual diz:

“Os animais têm a sua linguagem, os seus afetos, a sua inteligência rudimentar, com qualidades inumeráveis. São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo. O homem está para o animal simplesmente como um superior hierárquico. Nos irracionais desenvolvem-se igualmente as faculdades intelectuais. O sentimento de curiosidade é, na maioria deles, altamente avançado e muitas espécies nos demonstram as suas elevadas qualidades, exemplificando o amor conjugal, o sentimento da paternidade, o amparo ao próximo, as faculdades de imitação, o gosto da beleza”.

A nossa responsabilidade perante os nossos irmãos menores é muito grande, pois somos dotados de uma inteligência mais desenvolvida, que nos dá a consciência do futuro, a percepção das coisas extramaterias e o conhecimento de Deus, donde surge, por consequência, o senso moral. Porém todas essas conquistas não dão de forma alguma o direito de maltratar os animais. Ghandi, o líder indiano, afirmou: “A grandeza de uma nação e seu progresso moral, podem ser julgados pela forma como os animais são tratados”.

De acordo com a Lei 9605, é crime envenenar gatos ou qualquer outro animal; jogar água fervente; chicotear cavalos; manter cães presos em lajes ou qualquer outro animal sem água e sem alimento. Se alguém estiver cometendo tais crimes, ligue para a Suipa (tel. 3297-8750), para que a entidade notifique a delegacia policial.

Quando os animais são abatidos com crueldade, pelo prazer de destruí-los como nas touradas, tiro aos pombos, etc., ocorre o predomínio da bestialidade sobre a natureza espiritual, segundo a resposta da questão 735, de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec."

Texto por:

Gerson Simões Monteiro


Dúvidas comuns sobre a espiritualidade dos animais



Entrevista com Ricardo Luiz Capuano- Médico veterinário.

Procuramos através deste pequeno questionário esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação à espiritualidade dos animais, tendo como base as obras de Allan Kardec, Chico Xavier, Marcel Benedeti e outros grandes autores espíritas.

Cachorro Espiritual

Pergunta 1 – Os animais têm alma?
Resposta: Sim. Considerando que a inteligência é um dos atributos essenciais do espírito, tão importante que um se confunde com o outro, podendo até serem considerados a mesma coisa e como os animais agem demonstrando Inteligência Racional ou não Racional (na forma de instintos), eles possuem um principio independente da matéria que sobrevive ao corpo e pode ser considerado seu espírito e quando encarnado sua alma.
Justificativas:
 L. dos Espíritos – Pergunta 24 – A inteligência é um atributo essencial do espírito um e outro, porem, se confundem num principio comum, de sorte, que para vós, são a mesma coisa.”
L. dos Espíritos – Pergunta 73 – “O instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio”.
L. dos Espíritos – Pergunta 597 – “Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação. Haverá neles algum principio independente da matéria? – Há e que sobrevive ao corpo”.
Pergunta 2 – A alma dos animais difere da alma dos humanos?
Resposta: – Não, no sentido de sua origem. A alma dos humanos e dos animais só estão em fases evolutivas diferentes, onde as almas humanas tem uma aquisição muito maior.
Justificativas:
 L. dos Espíritos – Pergunta 540 – “Tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.”
L. dos Espíritos – Pergunta 606-A  “Então emanam de um único principio a inteligência do homem e dos animais? Sem duvida.”
Pergunta 3 – O que acontece com os animais ao desencarnarem?
Resposta: – Quando os animais desencarnam seu espírito é recebido por espíritos  incumbidos de tutelá-los no mundo espiritual. Ele é curado de suas enfermidades (muito mais rápido que os humanos) e é logo reconduzido para animar novos seres. Alguns animais, por suas características próprias e valores adquiridos servem ao homem também no mundo espiritual. Vemos, pois, cães, aves, e outros animais que são descritos nas obras espíritas, mas não são espíritos errantes, pois não possuem essa liberdade. Os espíritos dos animais no mundo espiritual ficam sob a tutela dos humanos, que se incumbem deles.
Justificativas:
 L. dos Espíritos – Pergunta 600 – “A alma do animal depois da morte é classificado pelos espíritos a quem incumbe essa tarefa e é utilizado quase imediatamente.”
L. dos Médiuns – Pergunta 283 – “Depois da morte do animal o principio inteligente que nele havia se acha em estado latente e é logo utilizado, por Espíritos incumbidos disso, para animar novos seres, em os quais continua a obra de sua elaboração, assim , no mundo dos espíritos não há errantes Espíritos de animais, porem unicamente Espíritos humanos.”
Nosso Lar – André Luiz – ”Aves de plumagens policromas cruzavam os ares e de quando em quando pousavam agrupadas nas torres muitas alvas…”
                “Os cães são auxiliares preciosos nas regiões escuras do Umbral”
                “Animais que mesmo de longe pareciam iguais aos muares terrestres”
Pergunta 4 – Se os animais reencarnam eles evoluem como nós humanos?
Resposta: Os animais evoluem, mas não como nós, eles evoluem pela “força das coisas”, ou seja, por situações que são alheias a sua vontade. Como ainda não têm um livre arbítrio desenvolvido igual aos humanos à maioria das situações de aprendizado são motivadas por forças externas a sua vontade.
Deste modo os animais não tem que expiar suas dívidas, apenas aprender com suas experiências. O termo por “força das coisas” refere-se às organizações de Espíritos superiores agindo sobre os animais, que não poderiam se conduzir por si mesmos.
Justificativas:
 L. dos Espíritos – Pergunta 602 – “Os animais progridem como o homem, por ato da própria vontade, ou pela força das coisas? – Pela força das coisas, razão por que não estão sujeitos à expiação.”
Revista Espírita março de 1864 – “Há uma lei geral que rege os seres da criação, animados ou inanimados; é a lei do progresso. Os espíritos estão submetidos a ela pela força das coisas.”
Programa “Alma Querida” – Adão Nonato- “Os animais evoluem dentre as espécies até se aproximarem do homem, é pelo contato com o ser humano, que os animais irão fazer sua evolução para humanizar-se.”
Pergunta 5: Os animais sentem dor? Possuem sentimentos?
Resposta: Sim e cada vez mais a ciência vem confirmando esses fatos que aquelas pessoas que convivem com os animais nunca tiveram dúvida.
Justificativas:
“Lato, logo existo” – O Estado de São Paulo – 217\2012 – “Ante evidências de que os animais têm consciência e sofrem é hora de o homem tratá-los com respeito”…,…“Com o respaldo de uma década e meia de estudos do fenômeno da consciência, do comportamento animal, da rede neural, da genética e da anatomia do cérebro, cada vez mais refinado por novas tecnologias de investigação, concluiu-se que as estruturas nervosas ativadas no cérebro de um bicho assemelha-se às de um humano quando também sente prazer, medo, dor e até piedade.”
Mandato de Amor – Chico Xavier  “Quem ignora que a vaca sofre imensamente a caminho do matadouro? Quem duvida que minutos antes do golpe fatal, os bovinos derramam lágrimas de angústia? “
Qual sua Dúvida para o tema “A Espiritualidade dos Animais” – Marcel Benedeti – “Os animais, assim como nós, possuem sistema nervoso que serve para fornecer informações sobre o meio ambiente em que está . . .A dor que é uma interpretação desse sistema corporal, serve para indicar a presença de perigo ou risco para sua sobrevivência”
Pergunta 6 – Por que os animais sofrem tanto?
                Resposta: Os animais sofrem, não para compensar ou resgatar seus erros, pois seu livre arbítrio é muito restrito, mas sofrem para que sua consciência se expanda e alcancem maior conhecimento.
Justificativas:
 Léon Denis – “Todos os seres têm de passar pelo sofrimento. Sua ação é benfazeja…,… O sofrimento é, de modo geral, como agente de desenvolvimento, condição de progresso.”
Qual sua Dúvida para o tema “A Espiritualidade dos Animais” – Marcel Benedeti – “À medida que os Espíritos na condição animal, por exemplo, expandem sua consciência pela dor, expandem também sua condição de desenvolver sentimentos relacionados ao amor ao próximo, tornando –os aptos a entrar em outra faixa evolutiva: a humanidade.”
 Emanuel – Chico Xavier – “Nem sempre o sofrimento está atrelado ao resgate do passado, mas toda a vivencia atrelada ao sofrimento leva ao aprendizado.”
Pergunta 7: Como os animais reencarnam com certa rapidez é possível que retornem para a mesma família?
Resposta: Sim, e até muito provável que durante o percurso de nossa vida carnal, que é bem mais longa que a da maioria dos animais de estimação, reencontremos amigos que desencarnaram e que se apresentam em novos corpos para continuarem seu aprendizado a nosso lado.
Justificativas:
Qual sua Dúvida para o tema “A Espiritualidade dos Animais” – Marcel Benedeti – “Os animais principalmente os domésticos, aprendem conosco, que somos, além de irmãos, seus professores. Durante o tempo em que permanecem conosco, passam por várias experiências, como encarnados, e quando já for o suficiente, provavelmente ele reencarnará em outra família e em outra localidade onde aprenderá coisas que não podemos oferecer. Mas em geral retornam varias vezes ao mesmo lar.”
 Emanuel – Chico Xavier – “Chico, pare e preste atenção neste cãozinho. É o Dom Pedrito que está voltando para você!”
A Questão Espiritual dos animais – Irvênia Prada – “A reencarnação pode favorecer o reencontro afetivo entre animais e homens para continuarem juntos o aprendizado de amor”
Pergunta 8: Se os animais evoluem, eles um dia se tornarão humanos?
Resposta: Sim, como já foi comentado, a evolução se dá do “Átomo ao Arcanjo”,  assim a alma passa por uma evolução constante, cada vez galgando um degrau mais elevado. Tudo depende do aprendizado e chegará uma hora que os animais adentrarão no reino hominal, assim como o homem evoluindo se tornará um dia um arcanjo.
Justificativas:
A Gênese – Allan Kardec “Todas as almas têm a mesma origem e são destinadas ao mesmo fim. A todos o Supremo Senhor proporciona os mesmos meios de progresso, a mesma luz, o mesmo amor.”
A Gênese – Allan Kardec – “A alma dos animais segue uma lei progressiva como a alma humana; e que o Princípio Inteligente de que são dotados (…) finalmente estes passarão um dia do reino animal para o reino hominal.”
Programa “Alma Querida” – Adão Nonato- “Os animais evoluem dentre as espécies até se aproximarem do homem, é pelo contato com o ser humano, que os animais irão fazer sua evolução para humanizar-se.”
Revista Espírita – Março de 1860 – “Pode (um animal) aperfeiçoar-se a ponto de se tornar um Espírito Humano? – Ele pode, mas depois de passar por muitas existências animais, seja no nosso planeta terrestre, seja em outros.”
___________________________________________________________________________________
“Nossos benfeitores espirituais nos esclarecem que é preciso que todos consideremos que os animais diversos, a nós rodearem a existência de seres humanos em evolução no planeta Terra, são nossos irmãos menores, desenvolvendo em si mesmo o próprio princípio inteligente.(…) Eles, os animais aspiram ser, num futuro distante, homens e mulheres inteligentes e livres. Assim sendo, nós podemos nos considerar como irmãos mais velhos e o mais experimentado dos animais. (…) Tudo isso se resume em graves responsabilidades para os seres humanos; a angústia, o medo e o ódio que provocamos nos animais lhe altera o equilíbrio natural de seus princípios espirituais, determinando ajustamentos em posteriores existências (…) A responsabilidade maior recairá sempre nos desvios de nós mesmos, que não soubemos guiar os animais no caminho do Amor e do Progresso, seguindo a Verdade de Deus” – Chico Xavier – Mandato de Amor.
    Autor: Ricardo Luiz Capuano- Médico veterinário- Apresentador do programa    “Nossos Irmãos Animais” e do quadro “Consciência Animal” na Radio Boa Nova – Colaborador da Mundo Maior Editora – E-mail: r.l.c@ig.com.br – Site:www.wix.com\vetsantoestavão\clinica


Comentários