DESCONFIE DE QUEM DIZ QUE 'VIVE NA LUZ"

A “boneca viva” que agora diz que vai viver de luz (Foto: reprodução)

Desconfie de quem diz que 'vive de luz'

Então, parece que a tal da “Barbie” ucraniana, Valeria Lukyanova, está decidida a “viver de luz”, deixando de consumir alimentos. A suposta capacidade de sobreviver sem água ou comida é um superpoder que remonta a eras mitológicas. Diz-se que Abaris, o mestre de Pitágoras, tinha essa capacidade – mas também se diz que ele podia voar e ficar invisível, o que lança alguma dúvida sobre a história.
Hoje em dia, a capacidade de viver sem alimento é reivindicada por alguns gurus orientais, como o indiano Prahlad Jani, que alega não consumir nenhum tipo de comida há mais de 70 anos. Como diz o mágico James Randi, especialista em desmascarar falsos paranormais, esse é um tipo de alegação difícil de testar – afinal, quem é o investigador crítico que vai estar ao lado do guru às 4h30 da madrugada, para garantir que ele não deu uma escapadinha até a geladeira?
Existe uma implausibilidade fundamental nas alegações de pessoas como Jani. Comentando o caso do guru, o também indiano Sandal Endamaruku lembra que ”poucas coisas estão tão bem estabelecidas quanto a lei biológica de que nenhum animal é capaz de sobreviver sem o consumo regular de comida e água”. Mesmo plantas, que extraem energia da luz do sol, precisam de minerais e outras substâncias que vêm do solo. E seres humanos não estão equipados para fazer fotossíntese.
Isso não impede, no entanto, pessoas que subscrevem uma filosofia idealista radical de tentar. Essa é uma crença de que, na verdade, só existem pensamentos, sendo que a matéria, incluindo o corpo humano, não passa de ilusão. A principal promotora, no mundo ocidental, da ideia de que dá para viver apenas de ar e luz é a australiana Ellen Grave, que adotou o nome de Jasmuheen, autora do livro “Viver de Luz”.
Até 2012, havia pelo menos quatro mortes confirmadas – por fome e desnutrição – de discípulos ou leitores de Jasmuheen, embora ela negue responsabilidade pelo que é feito de seus “ensinamentos”. Seu livro “Viver de Luz” saiu no Brasil, com a seguinte advertência: “Nem a autora, nem o editor e/ou distribuidores podem ser responsabilizados ou processados por qualquer perda ou dano (...) que possa resultar das informações contidas neste livro”.
Li o tratado de Jasmuheen, que obtive numa feira de trocas (deixei no lugar uma velha edição de bolso de Eça de Queirós, o que me põe no prejuízo). Não passa de uma mixórdia de citações fora de contexto de autores que vão de Stephen Hawking a Deepak Chopra, diluídas num caldo insosso de misticismo que mistura teosofia, ufologia, hinduísmo e espiritualismo.
Embora alegue que, há vários anos, não precisa mais de comida para viver, Ellen falhou gloriosamente num teste realizado em 1999 pelo programa australiano de TV “60 Minutes”. Desafiada a comprovar, diante das câmeras, que era capaz de sobreviver sem alimento, Jasmuheen teve de interromper o teste depois de quatro dias, por conta de uma deterioração aguda de seu estado de saúde.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2014/04/desconfie-de-quem-diz-que-vive-de-luz.html

Comentários