CARTAGEMA DAS ÍNDIAS - JÓIA COLONIAL DO CARIBE


Centro histórico de Cartagena de Índias,
com suas casas coloridas e balcões floridos

Cartagena de Índias


Cartagena das Índias é o lado light do Caribe. Esqueça o agito de Cancún e das outras ilhas da região, com hotéis imensos e comércio completamente direcionado para o turismo, Cartagena é o oposto disso tudo. Além da beleza natural e do clima prazeroso o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. Lá está localizada a casa do escritor Gabriel García Márquez, Gabo para a população local, conta com uma boa infra-estrutura hoteleira, praias tranquilas para passar os feriados, é reconhecida pela qualidade das esmeraldas que vende e, o mais importante, é território neutro nas guerrilhas que podem afugentar qualquer estrangeiro.

A cidade está dividida entre o lado histórico e o moderno. Se você for a Cartagena, não pense duas vezes, fique no bairro histórico. Mesmo estando um pouco afastado da praia, o bairro ganha um charme extra por estar todo cercado por uma muralha de 8 km, construída na época da colonização para espantar inimigos interessados no rico comércio local. É possível caminhar pela muralha e, sem dúvida, obter os melhores cenários para fotos. De cima da muralha se vê de um lado todo o mar do Caribe e a parte moderna da cidade, do outro, está o bairro histórico e suas casinhas coloridas, tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores.

Outra diversão imperdível na Colômbia são as discotecas de rumba, salsa e outros ritmos caribenhos. Depois dos cubanos, os colombianos são famosos por suas rumbas e salsas. Veja abaixo os melhores locais para dançar em Cartagena.

 
Discreta no passado, Cartagena das Índias, cidade colombiana de estilo colonial preservado, se exibe em frente ao mar do Caribe

Durante anos, Cartagena das Índias esteve escondida atrás de altas muralhas de pedras. Era a época dos constantes ataques piratas e sobravam motivos para proteger o que fora o porto mais importante de toda as Américas, já que sua posição estratégica guardava o desejado tesouro espanhol.

Atualmente, a invasão é de turistas que chegam de todas as partes do mundo não só para escutar a história que cada uma daquelas paredes tem para contar, mas para ver o mais famoso cartão-postal do destino: o mar do Caribe. Na dúvida, fique com os dois.

O centro de Cartagena, um dos destinos turísticos mais visitados na Colômbia, é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco, e guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados do continente. Tão bem cuidado que já foi cenário para que Marlon Brando rodasse ali o filme ?Queimada? e, anualmente, é sede do mais antigo festival latino americano dedicado à sétima arte, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena, iniciado em 1960.

Parece mesmo coisa de cinema. Cinema épico, diga-se de passagem.

Ruas estreitas de paralelepípedos por onde passam até carruagens puxadas por cavalos, casarões coloniais com sacadas de madeira, becos iluminados por lampiões, e castelos e fortes com canhões apontados para o mar.

Tudo isso protegido pelas muralhas da cidade, um ambicioso projeto arquitetônico que começou a ser erguido ainda no século 16 para afastar aquela colônia espanhola, fundada em 1533, dos olhos cobiçosos dos invasores estrangeiros, como Francis Drake, o mais famoso dos piratas que passaram pela região.

Se o destino já fascina quem está do lado de dentro, o visitante chega a ficar sem palavras quando Cartagena se exibe com a variedade de praias e seus tons impensáveis de mar. Sim, Cartagena está em frente ao mar do Caribe e oferece todos os elementos necessários para reforçar os estereótipos sobre a região.

Com exceção das praias urbanas, dispensáveis para quem já conhece o litoral norte de São Paulo, o cenário será sempre bem parecido: areia fina e branca, água salgada com tonalidades improváveis do lado de cá do continente, cadeiras sob árvores a espera de turistas preguiçosos e todo o mar do Caribe à disposição.

Para quem procura as famosas imagens caribenhas, o Parque Nacional Natural Los Corales del Rosario y de San Bernardo é o lugar certo. Localizado a 45 km de Cartagena, em uma área de 120 mil hectares, o parque é considerado um dos mais importantes da Colômbia e inclui as paradisíacas ilhas dos arquipélagos do Rosário e de San Bernardo com atrativos naturais que incluem diferentes ecossistemas submarinos como os arrecifes de corais que ocupam 82,9% da região, bosques com manguezais e litorais rochosos e de areia.

Os olhos podem até se perder diante da construção de tons envelhecidos de castelos e fortificações do centro histórico de Cartagena, mas a mente vai longe tentando imaginar o que se esconde debaixo daquelas impressionantes águas caribenhas.
  

INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do país - web.presidencia.gov.co

Site de turismo do país - www.colombia.travel

Site da Prefeitura de Cartagena - www.cartagena.gov.co

Site de turismo em Cartagena - www.turismocartagenadeindias.com

Site dos parques nacionais da Colômbia - www.parquesnacionales.gov.co


Informações Turísticas


Corporación Turismo Cartagena de Indias - A instituição conta com diversos pontos de atendimento ao turista, como os que estão localizados no aeroporto da cidade, na Plaza de los Coches e na Plaza de la Aduana (Casa del Marqués del Premio Real), tel. 57 (5) 660-1583. De seg. a sáb., das 9h às 13h e das 15h às 19h; dom., das 9h às 17h.

DDI da Colômbia - 57

Código de acesso de Cartagena ? 5

Moeda ? Peso colombiano.

Fuso horário ? O país está duas horas a menos do horário de Brasília.

Horário comercial ? Os estabelecimentos do centro histórico costumam funcionar, de segunda a sábado, das 9h às 18h, porém alguns centros comerciais e órgãos públicos fecham das 12h às 14h.

Clima ? A temperatura média anual, em Cartagena, é de 30°. Os dias costumam ser quentes e abafados, com noites mais frescas. Protetor solar, roupas frescas e boné são itens indispensáveis. A temporada de inverno vai de maio a novembro e o verão de dezembro a abril.

Internet ? Hotéis e albergues com sinal WiFi ainda são a melhor e mais econômica opção para quem quiser ficar conectado por mais tempo. No entanto, as ruas do centro histórico costumam ter uma variada oferta de lan houses.

Gorjetas ? Os restaurantes mais turísticos costumam incluir nas contas os 10% da taxa de serviço, embora a maioria dos estabelecimentos deixe a escolha por conta do cliente. Os valores finais costumam vir acompanhados de IVA (Impuesto al Valor Agregado).

Documentos ? Não é necessária a solicitação prévia de visto para brasileiros que visitem a Colômbia por até 90 dias. RG e carteira de vacina contra febre amarela são os documentos exigidos para a entrada no país, de acordo com as novas leis.

Imigração ? A política de entrada de brasileiros na Colômbia é pouco clara e o período de permanência pode variar de 30 a 90 dias. Nas fronteiras terrestres, policiais poucos solícitos parecem carimbar o passaporte de acordo com o seu estado de ânimo ou com a cara do turista. Existem relatos de brasileiros que tiveram a sua entrada reduzida a apenas 30 dias e que, para renovação do visto, deveriam pagar uma taxa de R$ 70, aproximadamente. Se você pretende permanecer mais de 30 dias no país, seja firme (e educado) durante os trâmites na fronteira e tenha em mente o roteiro completo que você deve realizar em território colombiano para não causar 'suspeitas'.

Arte UOL

Fonte:http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/cartagena.jhtm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/colombia-cartagena.shtml

Cartagena de Índias: sempre colorida, bela e romântica

Cartagena de Indias
Cartagena de Índias

Não são os cartageneros que dizem, nem os colombianos. O mundo e um dos guias turísticos mais importantes dos Estados Unidos, Frommers, recomendam Cartagena de Índias como um dos 12 destinos do mundo para visitar no ano 2009, sendo o único lugar de América Latina dentro da lista difundida recentemente por esta influente publicação, muito considerada pelos turistas internacionais na hora de planejar suas férias.
Quem conhece esta cidade do Caribe colombiano sabe por que visitá-la. Com todo seu reconhecimento mundial e o prestígio turístico deste destino, nunca serão exageradas as boas referências sobre Cartagena e as motivações para conhecê-la, pois em cada viagem sempre haverá uma novidade e suficientes razões para voltar a esta cidade, patrimônio histórico da humanidade, segundo a Unesco.
A guia turística Frommers recomenda Cartagena como um dos 12 destinos do mundo para visitar em 2009
Ao longos dos anos várias personalidades de destaque mundial visitaram Cartagena e ficaram maravilhados com todo seu valor histórico, cultural, arquitetônico, comercial e natural. Bill Gates, João Paulo II, os reis de Espanha, Mel Gibson, Bill Clinton, Christopher Lambert, Miguel Bosé, entre muitos outros, vibraram com a magia que representa este lugar e que contagia a todos os viajantes.
Outras pessoas famosas, insatisfeitas em aproveitar da cidade heróica somente durante suas visitas, decidiram ter um lugar próprio no “corralito de piedra”, como também é chamada Cartagena. Gabriel García Márquez, Juanes, Shakira, John Leguízamo e Julio Iglesias são os felizardos por terem ali uma casa, um espaço reservado para chegar quando queiram e entregar-se à fascinação que provoca o destino “amurallado”.
Teatro Colón de Cartagena
Cartagena de Índias
São tantas as razões para conhecer e visitar Cartagena, que as autoridades turísticas decidiram classificá-las por cores para facilitar aos viajantes um percurso completo por todos os seus atrativos. Cartagena é café, azul, verde, rósea, violeta, laranja, branca, amarela e vermelha.
Café por seu centro histórico, suas muralhas e seus fortes; azul pelo céu brilhante e o mar que beija as praias; verde pelas reservas ecológicas dos arredores e o esplendor das ilhas do Rosário e de Barú; rósea pelos múltiplos eventos desenvolvidos durante o ano como o Festival de Música Clássica, o “Hay Festival”, as Festas de La Popa e de Nossa Senhora da Candelaria, os festivais do Jazz e do bolero, o Festival Internacional de Cinema e as Festas da Independência em novembro, quando a cidade também fica repleta das mulheres mais lindas de Colômbia.
Cartagena é violeta porque é um destino ideal para fazer várias compras, como das prendas dos famosos desenhistas, artesanatos e jóias na zona comercial de Bocagrande ou no Centro Histórico. O panorama multicolorido continua com a cor de laranja de sua saborosa gastronomia que combina os frutos do mar com a doçura das frutas tropicais e o tempero de várias regiões do mundo; branca e negra pela alegria que brota de noite em seus lugares de festas, em suas 16 praças, nas muralhas ou no interior das “chivas” turísticas que percorrem as ruas cartageneras.
Calle colonial de Cartagena
Cartagena de Índias
Amarela pelo Centro de Convenções e a ampla infra-estrutura que brindam hotéis para que a cidade seja sempre sede de eventos, congressos e encontros de empresários, chefes de estado e intelectuais que não poupam elogios para esta pérola do Caribe que recebe muito do mundo “macondiano” recriado por nosso Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez. E a cidade é vermelha pela paixão que brota dos apaixonados que eternizam seu vínculo nas igrejas e além das suas muralhas ou que escolhem Cartagena para provar e comprovar do seu mútuo amor.
Para 2009 existe a previsão da chegada de 143 cruzeiros, que levarão mais de 272 mil cruzeiros a Cartagena
Boa parte dos atrativos cartageneros é aproveitada pelos milhares de turistas e marinheiros que desembarcam dos cruzeiros que chegam à cidade e que em média ficam oito horas nos cais da Cidade Portuária. Durante a temporada de 2008, a chegada de grandes navios turísticos, com relação a 2007, se incrementou em mais de 80%, passando de 76 a 137 embarcações. Para a temporada de 2009 se tem prevista a chegada de 143 navios que levarão mais de 272 mil viajantes e quase 114 mil tripulantes a Cartagena.
E assim como desembarcam milhares de pessoas dos cruzeiros de navios internacionais, também é permanente o movimento no terminal de transportes terrestres e no Aeroporto Internacional Rafael Núñez, onde é comum, durante todo o ano, o crescente interesse de milhares de pessoas por conhecer em detalhe todos os motivos deste primeiro porto do maravilhoso mundo de Macondo, chamado Colômbia.

Principais planos para aproveitar de verdade em Cartagena:

  • Passar debaixo da Torre do Relógio e entrar ao Centro Histórico.
  • Visitar as 16 praças.
  • Entrar no Forte de San Felipe de Barajas.
  • Subir ao Mosteiro da Popa.
  • Visitar Barú e as Ilhas do Rosário.
  • Dar um passeio de carro.
  • Comer as frituras cartageneras como a arepa´e uevo e as carimañolas.
  • Visitar as igrejas, especialmente a Catedral Santo Domingo e San Pedro Claver e escutar os detalhes de suas histórias.
  • Conhecer o Palácio da Inquisição.
  • Ir às festas da Rua do Arsenal.
  • Ingressar no museu do Ouro, nos Fortes, da Esmeralda e a Casa Rafael Núñez.
  • Fazer compras.



Cartagena de Indias, na Colômbia, une história colonial ao mar do 


Caribe



Construções seculares e praias de mar cristalino são atrações.
Cidade é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.


Vista de Cartagena, na Colômbia, com a Catedral de São Pedro Claver no centro (Foto: Luis Acosta/AFP)s

Vista de Cartagena, na Colômbia, com a Catedral de São Pedro Claver no centro (Foto: Luis Acosta/AFP)


Curtir as praias do Caribe e a história colonial ao mesmo tempo é possível em Cartagena de Índias, uma das cidades mais visitadas da Colômbia.
Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade atrai casais e turistas de todas as idades em busca do clima romântico de suas ruas de pedra com casas e varandas em estilo colonial, das boas opções gastronômicas e de lazer, dos passeios para ilhas paradisíacas e do clima cálido o ano todo, com temperatura média de 30°C.
Turistas ao lado de canhões do castelo de San Felipe, em Cartagena (Foto: Luis Acosta/AFP)Turistas ao lado de canhões do castelo de
San Felipe (Foto: Luis Acosta/AFP)
Fundada em 1533 pelo espanhol Dom Pedro de Heredia, Cartagena já foi o porto mais importante da América.
Muralhas e fortificações construídas no passado para proteger a cidade dos constantes ataques de piratas contra as riquezas da Coroa Espanhola permanecem de pé e podem ser visitadas durante o passeio.
Entre seus monumentos mais conhecidos, está o Castelo San Felipe de Barajas, uma fortaleza militar construída em 1536 que já foi a maior do continente americano e fica no alto de uma colina.
Também famosos são a Igreja e Convento de San Pedro Clave, santo conhecido como “o apóstolo dos escravos” por ter dedicado sua vida à defesa dos negros que chegaram à região no período colonial; o Palácio da Inquisição, no qual é possível visitar antigas prisões e câmaras de tortura da época em que funcionava como Tribunal do Santo Ofício; e as muitas e agradáveis praças que reúnem moradores e turistas.
Para quem busca vida noturna, a cidade murada também tem bares e discotecas, muitas delas de música latina. A cidade ainda é ponto de parada de diversos navios de cruzeiro.
Para chegar às ilhas, é possível contratar passeios de barco ou de lancha, que duram cerca de uma hora.
Cartagena fica a mais de 1.000 km de Bogotá, e a melhor forma de chegar até lá saindo do Brasil é de avião.
Fonte:http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/08/cartagena-de-indias-na-colombia-une-historia-colonial-ao-mar-do-caribe.html
Pessoas caminham em Cartagena; ruas e casas coloniais atraem turistas (Foto: Luis Acosta/AFP)Pessoas caminham em Cartagena; ruas e casas coloniais atraem turistas (Foto: Luis Acosta/AFP)
Castelo de São Felipe em Cartagena de Índias (Foto: Luis Acosta/AFP)Castelo de São Felipe em Cartagena de Índias (Foto: Luis Acosta/AFP)
Cartagena vista de um dos muitos cruzeiros que atracam em seu litoral (Foto: Luis Acosta/AFP)Cartagena vista de um dos muitos cruzeiros que atracam em seu litoral (Foto: Luis Acosta/AFP)
Balcão de uma das casas coloniais de Cartagena de Indias (Foto: Luis Acosta/AFP)Balcão de uma das casas coloniais de Cartagena de Indias (Foto: Luis Acosta/AFP)

Comentários