QUAL A DIFERENÇA ENTRE COMETAS,METEOROS E METEORITOS ?

Asteróides ao redor da Terra
 
Há um monte de rochas flutuando na imensidão do espaço – rochas de vários tipos e tamanhos. Grande parte delas caem na Terra constantemente – cerca de 40 mil toneladas de rochas espaciais entram na atmosfera por ano.
 
E essas rochas estão subdividas em alguns tipos: são os famosos meteoros, asteróides, cometas e meteoróides.
Resumidamente, os cometas são feitos de gelo e rocha, enquanto asteróides não contêm gelo e podem conter até mesmo metal. Asteróides menores são chamados de meteoróides, que são então chamados de algo diferente quando entram em nossa atmosfera (dependendo de como isso acontece).
Asteróides são geralmente muito grandes, podendo variar seu tamanho de alguns metros até quilômetros de diâmetro. Sua característica mais importante, porém, é sua composição: minerais e metais.
Cometas, diferentemente dos asteróides, contêm gelo, bem como sais minerais, mas em geral não contêm metais. Os cometas também se distinguem pela sua coma (cauda), que se forma quando ele se aproxima da fonte de calor de uma estrela, como o Sol, e o gelo derrete, formando o vapor. Tanto os asteróides quanto os cometas geralmente seguem órbitas bastante rígidas em torno do Sol. [Cometas, os heróis e vilões da vida]
Asteróides menores do que alguns metros de diâmetro são chamados de meteoróides. Quando um asteróide entra na atmosfera da Terra e queima no céu, ele passa a ser chamado de meteoro (popularmente conhecido como estrela cadente). E quando ele  cai na superfície da Terra, ele passa a ser chamado de meteorito.
Muitos cientistas acreditam que a Terra começou como uma esfera inexpressiva de rocha, e que a maioria, se não todos os metais e até a água, foram depositados em nosso planeta por colisões de asteróides e cometas. Se assim for, então parece que a vida na Terra tornou-se possível pelos mesmos tipos de colisões que algum podem acabar com ela. [KnowledgeNuts]

Comentários